Concepções de professoras sobre o papel do intérprete na escolarização de estudantes surdos
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17794776Palavras-chave:
Intérprete, Pessoa surda, Escola, ConcepçãoResumo
O presente estudo, recorte de uma pesquisa mais ampla, objetiva investigar as concepções de professoras do ensino fundamental sobre o papel do intérprete de LIBRAS na escolarização de estudantes surdos. A metodologia é de abordagem qualitativa e de natureza interpretativa e exploratória. A estratégia utilizada é um estudo de caso, realizado em uma escola estadual de ensino do estado de Rondônia. As participantes foram seis professoras do ensino fundamental, que atuavam de forma direta ou indireta com estudantes surdos. O instrumento de coleta foi a entrevista semiestruturada e, para análise, a técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Os resultados apontaram para dois modos de interpretação: o primeiro entende que o intérprete de LIBRAS deve fazer a mediação pedagógica nas interações entre docente-estudante na sala de aula e o segundo interpretam que o intérprete deve participar das atividades pedagógicas-administrativas na escola. Portanto, constatou-se que as concepções se distanciam das normativas vigentes, uma vez que, se observa a falta de compreensão do papel do intérprete de LIBRAS e da responsabilidade que os (as) professores (as) possuem na escolarização dos estudantes surdos na escola.
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