Concepções de professoras sobre o papel do intérprete na escolarização de estudantes surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17794776

Palavras-chave:

Intérprete, Pessoa surda, Escola, Concepção

Resumo

O presente estudo, recorte de uma pesquisa mais ampla, objetiva investigar as concepções de professoras do ensino fundamental sobre o papel do intérprete de LIBRAS na escolarização de estudantes surdos. A metodologia é de abordagem qualitativa e de natureza interpretativa e exploratória. A estratégia utilizada é um estudo de caso, realizado em uma escola estadual de ensino do estado de Rondônia. As participantes foram seis professoras do ensino fundamental, que atuavam de forma direta ou indireta com estudantes surdos. O instrumento de coleta foi a entrevista semiestruturada e, para análise, a técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Os resultados apontaram para dois modos de interpretação: o primeiro entende que o intérprete de LIBRAS deve fazer a mediação pedagógica nas interações entre docente-estudante na sala de aula e o segundo interpretam que o intérprete deve participar das atividades pedagógicas-administrativas na escola. Portanto, constatou-se que as concepções se distanciam das normativas vigentes, uma vez que, se observa a falta de compreensão do papel do intérprete de LIBRAS e da responsabilidade que os (as) professores (as) possuem na escolarização dos estudantes surdos na escola.

Biografia do Autor

Elisângela de Carvalho Franco, Instituto Federal de Rondônia

Doutora em Ciências da Educação (UNLP-FaHCE/AR). Mestra em Teologia com ênfase em Educação e Religião (EST/RS). Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior em Língua Portuguesa (FIAR/RO) e Educação Empreendedora (PUC-Rio). Especialista em Atendimento Educacional Especializado para Alunos Surdos (UFMG/MG). Licenciada em Pedagogia. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia, Tecnologias (GET/ IFRO). Orientadora Educacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

María Alejandra Domínguez, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCPBA)

Doctora en Ciencias de la Educación (UNLP-FaHCE/AR). Licenciada en Educación Matemática. Profesora de Matemática y Física en la Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCPBA). Investigadora Adjunta en CONICET. Docente e investigadora de UNCPBA, Cs. Exactas, Depto. de Formación Docente, ECienTec. Prof. Adjunta en Didáctica de la Física y materias. Categoría III en el Programa de Incentivos. Directora de tesis de doctorado en Ciencias de la Educación en la Universidad Nacional de La Plata (UNLP-FaHCE).

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Publicado

2025-12-02

Como Citar

Franco, E. de C., & Domínguez, M. A. (2025). Concepções de professoras sobre o papel do intérprete na escolarização de estudantes surdos. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13, 330–347. https://doi.org/10.5281/zenodo.17794776