A Saúde Mental de Estudantes e Professores no Ambiente Escolar Pós-Pandemia
Palavras-chave:
Saúde Mental, Educação Pós-Pandemia, Acolhimento Escolar, Bem-Estar Psíquico, Práticas Pedagógicas HumanizadasResumo
O presente artigo analisa os impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental de estudantes e professores, com ênfase nas vivências escolares durante e após o isolamento social. A crise sanitária provocou alterações profundas na rotina educacional, evidenciando fragilidades emocionais que afetam diretamente os processos de ensino e aprendizagem. Com base em uma abordagem qualitativa e bibliográfica, o estudo discute os principais efeitos do contexto pandêmico sobre a saúde psíquica da comunidade escolar, bem como as estratégias adotadas pelas instituições de ensino para promover o acolhimento e o bem-estar no retorno às aulas presenciais. A análise evidencia que, para além de práticas pedagógicas tradicionais, é necessário construir ambientes escolares que favoreçam o cuidado, a escuta e o fortalecimento dos vínculos humanos. O artigo também destaca o papel das políticas públicas, dos programas intersetoriais e das diretrizes curriculares na consolidação de ações voltadas à saúde emocional no espaço educativo. Conclui-se que promover o bem-estar mental no ambiente escolar exige mudanças estruturais, formação continuada dos profissionais e uma nova cultura institucional pautada na empatia, na valorização da vida e na construção de relações mais humanas e acolhedoras.
Referências
ARAÚJO, M. C.; SILVA, T. R. Saúde mental e práticas escolares: desafios no acolhimento de estudantes em sofrimento. Revista Educação & Humanidades, v. 12, n. 1, p. 77–91, 2024. Dis-ponível em: https://revistaeducahuman.com. Acesso em: 15 mar. 2025.
BARROS, V. R.; LIMA, D. S. Cultura do cuidado e educação emocional: a escola como espaço de reconstrução afetiva. Revista Brasileira de Educação Emocional, v. 5, n. 1, p. 15–28, 2021. Disponível em: https://educemocional.org. Acesso em: 18 mar. 2025.
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. A. P. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 17. ed. São Paulo: Saraiva, 2021.
CARVALHO, É; LIMA, T. Cultura escolar e saúde mental: caminhos para o acolhimento no pós-pandemia. Revista Psicologia & Educação, v. 23, n. 1, p. 34–47, 2024. Disponível em: https://revistapsicoedu.org.br. Acesso em: 25 mar. 2025.
CAMPOS, M. H.; DUARTE, R. T. Cuidar de quem cuida: escuta e valorização docente no contexto escolar. Revista Formação Docente, v. 14, n. 2, p. 50–64, 2022. Disponível em: https://formacaodocente.org. Acesso em: 19 mar. 2025.
COSTA, R; ALMEIDA, J. Os impactos da pandemia na saúde mental dos professores da edu-cação básica. Revista Educação em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 55–68, 2023. Disponível em: https://educacaoemperspectiva.ufmg.br. Acesso em: 10 mar. 2025.
CUNHA, H. L.; RIBEIRO, C. A. Educação e pandemia: desafios emocionais no retorno às aulas presenciais. Revista Educação e Sociedade em Foco, v. 15, n. 2, p. 101–115, 2024. Disponível em: https://revistaedusocfoco.org. Acesso em: 16 mar. 2025.
GOMES, A. S.; PEREIRA, M. D. Saúde mental no pós-pandemia: o papel da escola na recons-trução dos vínculos. Revista Educação & Psicologia, v. 20, n. 1, p. 25–38, 2022. Disponível em: https://revistaeducpsico.com. Acesso em: 12 mar. 2025.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
JESUS, L. P.; FERREIRA, R. S. Burnout e saúde mental docente: uma análise do sofrimento psíquico na educação básica. Revista Psicologia & Ensino, v. 30, n. 3, p. 45–58, 2023. Dis-ponível em: https://revistapsicoensino.org. Acesso em: 12 mar. 2025.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
LIMA, R. A.; ANDRADE, F. C. Pandemia, isolamento e saúde emocional: efeitos da crise sani-tária nas escolas. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v. 25, n. 1, p. 55–68, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee. Acesso em: 10 mar. 2025.
LOPES, Andressa Pereira; PONTES, Édel Alexandre Silva. Burnout Syndrome: a comparative study between teachers of state and private school systems. Psicologia Escolar e Educacio-nal, v. 13, p. 275-281, 2009.
MENDES, F. R.; ROCHA, E. S. Educação e saúde mental: caminhos para uma escola acolhedora. Curitiba: CRV, 2022.
MENDES, E. C.; ARAÚJO, F. M. Práticas escolares e saúde mental: caminhos para o bem-estar socioemocional. Revista Educação em Debate, v. 13, n. 2, p. 45–59, 2024. Disponível em: https://revistaedudebate.com. Acesso em: 19 mar. 2025.
NASCIMENTO, J. A.; BRITO, F. S. Práticas pedagógicas humanizadas: educação com afeto e escuta no ambiente escolar. Revista Pedagogia Crítica, v. 8, n. 1, p. 33–46, 2021. Disponível em: https://revpedcritic.org. Acesso em: 16 mar. 2025.
OLIVEIRA, A. J.; MATOS, R. T. Educação e saúde mental: reflexões sobre o papel da escola. Revista Práxis Educacional, v. 20, n. 3, p. 88–102, 2023. Disponível em: https://revistapraxisedu.org. Acesso em: 16 mar. 2025.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Saúde mental: fortalecendo nossa res-posta. Genebra: OMS, 2022. Disponível em: https://www.who.int/mental_health. Acesso em: 10 mar. 2025.
PEREIRA, L; ROCHA, F. Ansiedade e isolamento: saúde mental de crianças e adolescentes em tempos de pandemia. Cadernos de Psicologia Escolar, v. 27, n. 2, p. 89–104, 2022. Dis-ponível em: https://revistasusp.org/cadpsico. Acesso em: 15 mar. 2025.
RAMOS, C. P.; FIGUEIREDO, H. L. A intersetorialidade como estratégia de cuidado em saú-de mental nas escolas. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, v. 6, n. 1, p. 75–89, 2022. Disponível em: https://revistarebito.org. Acesso em: 17 mar. 2025.
REIS, V. G.; MOURA, J. M. Docência e sofrimento psíquico: experiências de professores du-rante a pandemia da Covid-19. Cadernos de Formação Docente, v. 9, n. 3, p. 87–99, 2023. Disponível em: https://cadernosformacaodocente.org. Acesso em: 14 mar. 2025.
ROCHA, M. F.; MENDONÇA, A. R. Rodas de conversa e criatividade: estratégias para o aco-lhimento emocional na escola. Revista Educação em Movimento, v. 20, n. 3, p. 92–107, 2024. Disponível em: https://revistaedumov.org. Acesso em: 17 mar. 2025.
SANTOS, A; OLIVEIRA, B. Saúde mental no ambiente escolar: um desafio pós-pandêmico. Revista Brasileira de Educação, v. 29, e029044, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu. Acesso em: 12 mar. 2025.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
SILVA, C; MENDES, R. Educação em tempos de pandemia: impactos emocionais e estratégias de enfrentamento. Revista Educação & Sociedade, v. 42, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edsoc. Acesso em: 9 mar. 2025.
SILVA, M. P.; LOPES, T. E. Efeitos da pandemia na saúde mental de estudantes da educação básica: uma revisão integrativa. Revista Interdisciplinar de Educação, v. 18, n. 2, p. 121–137, 2022. Disponível em: https://revistaintereduca.com. Acesso em: 13 mar. 2025.
SILVA, V. L.; BARRETO, E. C. O papel do acolhimento na promoção da saúde emocional de estudantes. Revista Psicologia e Educação, v. 19, n. 2, p. 77–89, 2023. Disponível em: https://revistapsicoedu.org. Acesso em: 18 mar. 2025.
TAVARES, R. J.; CUNHA, S. B. Educação e subjetividade: por uma escuta ética no processo de ensinar e aprender. Revista Ensino e Humanização, v. 10, n. 1, p. 25–39, 2022. Disponí-vel em: https://revistaensinohuman.org. Acesso em: 15 mar. 2025.
TEIXEIRA, G. M.; VASCONCELOS, L. B. Acolhimento e escuta na prática docente: dimen-sões subjetivas do cotidiano escolar. Revista Psicopedagogia em Foco, v. 11, n. 2, p. 33–47, 2022. Disponível em: https://psicopedagogiafoco.com. Acesso em: 18 mar. 2025.