A Saúde Mental de Estudantes e Professores no Ambiente Escolar Pós-Pandemia

Autores

  • Elson Max Fernandes da Fonseca Universidad de La Integración de Las Américas - UNIDA
  • Janete Ferreira Padilha FACEF
  • Priscila Ferreira da Silva FACEF
  • Noeli Silvina dos Santos Caioni Emil Brunner World University, USA
  • Maria Eunice da Silva Instituto de Ensino Superior de São Paulo
  • Hangelli Célia Guimarães de Siqueira Universidade Estadual de Goiás
  • Luana Arruda Linhares Fagundes Universidade Paulista
  • Alessandra Ribeiro Gomes Instituto Federal Goiano, Campus Urutaí
  • Letícia Lima do Nascimento Faculdade Única Pró Minas

Palavras-chave:

Saúde Mental, Educação Pós-Pandemia, Acolhimento Escolar, Bem-Estar Psíquico, Práticas Pedagógicas Humanizadas

Resumo

O presente artigo analisa os impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental de estudantes e professores, com ênfase nas vivências escolares durante e após o isolamento social. A crise sanitária provocou alterações profundas na rotina educacional, evidenciando fragilidades emocionais que afetam diretamente os processos de ensino e aprendizagem. Com base em uma abordagem qualitativa e bibliográfica, o estudo discute os principais efeitos do contexto pandêmico sobre a saúde psíquica da comunidade escolar, bem como as estratégias adotadas pelas instituições de ensino para promover o acolhimento e o bem-estar no retorno às aulas presenciais. A análise evidencia que, para além de práticas pedagógicas tradicionais, é necessário construir ambientes escolares que favoreçam o cuidado, a escuta e o fortalecimento dos vínculos humanos. O artigo também destaca o papel das políticas públicas, dos programas intersetoriais e das diretrizes curriculares na consolidação de ações voltadas à saúde emocional no espaço educativo. Conclui-se que promover o bem-estar mental no ambiente escolar exige mudanças estruturais, formação continuada dos profissionais e uma nova cultura institucional pautada na empatia, na valorização da vida e na construção de relações mais humanas e acolhedoras.

 

Referências

ARAÚJO, M. C.; SILVA, T. R. Saúde mental e práticas escolares: desafios no acolhimento de estudantes em sofrimento. Revista Educação & Humanidades, v. 12, n. 1, p. 77–91, 2024. Dis-ponível em: https://revistaeducahuman.com. Acesso em: 15 mar. 2025.

BARROS, V. R.; LIMA, D. S. Cultura do cuidado e educação emocional: a escola como espaço de reconstrução afetiva. Revista Brasileira de Educação Emocional, v. 5, n. 1, p. 15–28, 2021. Disponível em: https://educemocional.org. Acesso em: 18 mar. 2025.

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. A. P. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 17. ed. São Paulo: Saraiva, 2021.

CARVALHO, É; LIMA, T. Cultura escolar e saúde mental: caminhos para o acolhimento no pós-pandemia. Revista Psicologia & Educação, v. 23, n. 1, p. 34–47, 2024. Disponível em: https://revistapsicoedu.org.br. Acesso em: 25 mar. 2025.

CAMPOS, M. H.; DUARTE, R. T. Cuidar de quem cuida: escuta e valorização docente no contexto escolar. Revista Formação Docente, v. 14, n. 2, p. 50–64, 2022. Disponível em: https://formacaodocente.org. Acesso em: 19 mar. 2025.

COSTA, R; ALMEIDA, J. Os impactos da pandemia na saúde mental dos professores da edu-cação básica. Revista Educação em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 55–68, 2023. Disponível em: https://educacaoemperspectiva.ufmg.br. Acesso em: 10 mar. 2025.

CUNHA, H. L.; RIBEIRO, C. A. Educação e pandemia: desafios emocionais no retorno às aulas presenciais. Revista Educação e Sociedade em Foco, v. 15, n. 2, p. 101–115, 2024. Disponível em: https://revistaedusocfoco.org. Acesso em: 16 mar. 2025.

GOMES, A. S.; PEREIRA, M. D. Saúde mental no pós-pandemia: o papel da escola na recons-trução dos vínculos. Revista Educação & Psicologia, v. 20, n. 1, p. 25–38, 2022. Disponível em: https://revistaeducpsico.com. Acesso em: 12 mar. 2025.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

JESUS, L. P.; FERREIRA, R. S. Burnout e saúde mental docente: uma análise do sofrimento psíquico na educação básica. Revista Psicologia & Ensino, v. 30, n. 3, p. 45–58, 2023. Dis-ponível em: https://revistapsicoensino.org. Acesso em: 12 mar. 2025.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

LIMA, R. A.; ANDRADE, F. C. Pandemia, isolamento e saúde emocional: efeitos da crise sani-tária nas escolas. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v. 25, n. 1, p. 55–68, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee. Acesso em: 10 mar. 2025.

LOPES, Andressa Pereira; PONTES, Édel Alexandre Silva. Burnout Syndrome: a comparative study between teachers of state and private school systems. Psicologia Escolar e Educacio-nal, v. 13, p. 275-281, 2009.

MENDES, F. R.; ROCHA, E. S. Educação e saúde mental: caminhos para uma escola acolhedora. Curitiba: CRV, 2022.

MENDES, E. C.; ARAÚJO, F. M. Práticas escolares e saúde mental: caminhos para o bem-estar socioemocional. Revista Educação em Debate, v. 13, n. 2, p. 45–59, 2024. Disponível em: https://revistaedudebate.com. Acesso em: 19 mar. 2025.

NASCIMENTO, J. A.; BRITO, F. S. Práticas pedagógicas humanizadas: educação com afeto e escuta no ambiente escolar. Revista Pedagogia Crítica, v. 8, n. 1, p. 33–46, 2021. Disponível em: https://revpedcritic.org. Acesso em: 16 mar. 2025.

OLIVEIRA, A. J.; MATOS, R. T. Educação e saúde mental: reflexões sobre o papel da escola. Revista Práxis Educacional, v. 20, n. 3, p. 88–102, 2023. Disponível em: https://revistapraxisedu.org. Acesso em: 16 mar. 2025.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Saúde mental: fortalecendo nossa res-posta. Genebra: OMS, 2022. Disponível em: https://www.who.int/mental_health. Acesso em: 10 mar. 2025.

PEREIRA, L; ROCHA, F. Ansiedade e isolamento: saúde mental de crianças e adolescentes em tempos de pandemia. Cadernos de Psicologia Escolar, v. 27, n. 2, p. 89–104, 2022. Dis-ponível em: https://revistasusp.org/cadpsico. Acesso em: 15 mar. 2025.

RAMOS, C. P.; FIGUEIREDO, H. L. A intersetorialidade como estratégia de cuidado em saú-de mental nas escolas. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, v. 6, n. 1, p. 75–89, 2022. Disponível em: https://revistarebito.org. Acesso em: 17 mar. 2025.

REIS, V. G.; MOURA, J. M. Docência e sofrimento psíquico: experiências de professores du-rante a pandemia da Covid-19. Cadernos de Formação Docente, v. 9, n. 3, p. 87–99, 2023. Disponível em: https://cadernosformacaodocente.org. Acesso em: 14 mar. 2025.

ROCHA, M. F.; MENDONÇA, A. R. Rodas de conversa e criatividade: estratégias para o aco-lhimento emocional na escola. Revista Educação em Movimento, v. 20, n. 3, p. 92–107, 2024. Disponível em: https://revistaedumov.org. Acesso em: 17 mar. 2025.

SANTOS, A; OLIVEIRA, B. Saúde mental no ambiente escolar: um desafio pós-pandêmico. Revista Brasileira de Educação, v. 29, e029044, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu. Acesso em: 12 mar. 2025.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

SILVA, C; MENDES, R. Educação em tempos de pandemia: impactos emocionais e estratégias de enfrentamento. Revista Educação & Sociedade, v. 42, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edsoc. Acesso em: 9 mar. 2025.

SILVA, M. P.; LOPES, T. E. Efeitos da pandemia na saúde mental de estudantes da educação básica: uma revisão integrativa. Revista Interdisciplinar de Educação, v. 18, n. 2, p. 121–137, 2022. Disponível em: https://revistaintereduca.com. Acesso em: 13 mar. 2025.

SILVA, V. L.; BARRETO, E. C. O papel do acolhimento na promoção da saúde emocional de estudantes. Revista Psicologia e Educação, v. 19, n. 2, p. 77–89, 2023. Disponível em: https://revistapsicoedu.org. Acesso em: 18 mar. 2025.

TAVARES, R. J.; CUNHA, S. B. Educação e subjetividade: por uma escuta ética no processo de ensinar e aprender. Revista Ensino e Humanização, v. 10, n. 1, p. 25–39, 2022. Disponí-vel em: https://revistaensinohuman.org. Acesso em: 15 mar. 2025.

TEIXEIRA, G. M.; VASCONCELOS, L. B. Acolhimento e escuta na prática docente: dimen-sões subjetivas do cotidiano escolar. Revista Psicopedagogia em Foco, v. 11, n. 2, p. 33–47, 2022. Disponível em: https://psicopedagogiafoco.com. Acesso em: 18 mar. 2025.

Downloads

Publicado

2025-07-16

Como Citar

Fonseca, E. M. F. da, Padilha, J. F. ., Silva, P. F. da ., Caioni, N. S. dos S. ., Silva, M. E. da ., Siqueira, H. C. G. de ., Fagundes, L. A. L. ., Gomes, A. R., & Nascimento, L. L. do . (2025). A Saúde Mental de Estudantes e Professores no Ambiente Escolar Pós-Pandemia. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 130–140. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/399