Possibilidades de metodologias ativas no ensino em saúde associados à expressão de “Sequências Didáticas”

Autores

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Sequências didáticas. Ensino em saúde

Resumo

Este artigo explora as possibilidades de desenvolvimento de metodologias ativas no ensino em saúde, associadas à expressão de sequências didáticas. O objetivo do estudo é evidenciar a eficácia dessas metodologias na formação de profissionais de saúde, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica, crítica e reflexiva. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa de literatura, abrangendo publicações de 2018 a 2024, com o intuito de sintetizar as evidências sobre o impacto das metodologias ativas e das sequências didáticas no desempenho acadêmico. Os resultados mostraram que a aplicação de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a Sala de Aula Invertida, melhora significativamente o desempenho acadêmico dos alunos e promove o desenvolvimento de habilidades críticas. O estudo ressalta a importância das metodologias ativas e das sequências didáticas na formação de profissionais de saúde competentes e preparados para os desafios do cenário contemporâneo.

 

DOI: 10.5281/zenodo.17397245

Biografia do Autor

Everton Luís Freitas Wanzeler, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Ensino em Saúde na Amazônia pelo PPGESA/UEPA (2025). Enfermeiro graduado pela Universidade da Amazônia (2020). Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência, Trauma e Unidade de Terapia Intensiva (ICTQ, 2022), Sistematização da Assistência de Enfermagem SAE (ICTQ, 2021), Gestão da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente (ICTQ, 2022), e Docência do Ensino Superior com ênfase em Sistemas de Saúde (FAVENI-ES, 2020), MBA em Perícia, Auditoria e Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (FAVENI-ES, 2021). Atuou como enfermeiro assistencial no Hospital de Campanha Hangar, Centro de Atenção Psicossocial de Benevides-PA. Também desempenhou papel técnico na Gerência de Formação e Desenvolvimento da Diretoria de Gestão de Trabalho, Educação em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (GFD/CES/DGTES/SESPA), Enfermeiro de Educação Permanente CIIR/INDSH/SESPA. Enfermeiro da qualidade no Hospital Regional Público de Castanhal. Gerente da Unidade de Pronto Atendimento do Jaderlândia, em Ananindeua- PA. Docente e coordenador dos cursos de Enfermagem da Universidade da Amazônia (UNAMA, 2022 e 2024) e da Faculdade Para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia
(FADESA, 2023). Coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal
de Saúde de Ananindeua-PA. Enfermeiro auditor no sistema Hapvida Notredame Belém-
PA,.

Vera Regina da Cunha Menezes Palácios, Universidade do Estado do Pará

Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (BAIP) pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Biologia Parasitária na Amazônia (Universidade do Estado do Pará / Instituto Evandro Chagas). Especialização médica em Dermatologia (Universidade do Rio de Janeiro). Especialização em Medicina do Trabalho (Universidade Camiliana - Rio de Janeiro). Especialização em Saúde Pública (Saúde Coletiva) (UEPA). Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde- UEPA ( 2016- 2021). Docente Adjunta do curso de medicina da Universidade do Estado do Pará ; Pró-reitora de Extensão da UEPA (até maio de 2025). Médica Sanitarista (Prefeitura Municipal de Belém - aposentada). Especialização em auditoria médica. Médica do Corpo Clínico da Urgência da UNIMED Belém (UE-BR - aposentada). Dermatologista ( CLÍNICA DIAMEDICAL - COMSULTÓRIO PRIVADO). Docente efetiva do Programa de pós-graduação profissional "Ensino e Saúde na Amazônia" - ESA/UEPA. Docente efetiva do Programa de pós-graduação acadêmico em" Biologia Parasitária na Amazônia "- BPA, (UEPA e Instituto Evandro Chagas) Coordenadora do NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO DE MEDICINA ( NUPEM ) CCBS / UEPA - 2025. Médica do Programa "SAÚDE DIGITAL - UEPA ". Graduada em Música Clássica, com habilitação em Piano pela Fundação Carlos Gomes-PA.

Robson José de Souza Domingues , Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1989), Mestrado em Ciências Biológicas Anatomia Botucatu pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e Doutorado em Ciências Biológicas Anatomia Botucatu pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professor de Morfofuncional da Universidade do Estado do Pará, professor Titular do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará; professor-Orientador do Mestrado e Doutorado Ensino em saúde na Amazônia - da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Morfologia e Educação, Professor-Orientador do Mestrado Ensino de Cirurgia e Pesquisa Experimental, com ênfase em Morfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia, morfologia, Educação e Ensino na área da Saúde. Líder do grupo de pesquisa morfofisiologia aplicada a saúde. Membro da Revista Journal of Health Education (IJHE).

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Publicado

2025-10-20

Como Citar

Wanzeler, E. L. F., Palácios, V. R. da C. M., & Domingues , R. J. de S. (2025). Possibilidades de metodologias ativas no ensino em saúde associados à expressão de “Sequências Didáticas” . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13, 151–168. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/400