Possibilidades de metodologias ativas no ensino em saúde associados à expressão de “Sequências Didáticas”
Palavras-chave:
Metodologias ativas. Sequências didáticas. Ensino em saúdeResumo
Este artigo explora as possibilidades de desenvolvimento de metodologias ativas no ensino em saúde, associadas à expressão de sequências didáticas. O objetivo do estudo é evidenciar a eficácia dessas metodologias na formação de profissionais de saúde, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica, crítica e reflexiva. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa de literatura, abrangendo publicações de 2018 a 2024, com o intuito de sintetizar as evidências sobre o impacto das metodologias ativas e das sequências didáticas no desempenho acadêmico. Os resultados mostraram que a aplicação de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a Sala de Aula Invertida, melhora significativamente o desempenho acadêmico dos alunos e promove o desenvolvimento de habilidades críticas. O estudo ressalta a importância das metodologias ativas e das sequências didáticas na formação de profissionais de saúde competentes e preparados para os desafios do cenário contemporâneo.
DOI: 10.5281/zenodo.17397245
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