O teletrabalho como catalisador de comprometimento institucional
Análise da motivação e engajamento dos TAEs no PGD do IFAL
Palavras-chave:
Teletrabalho; Programa de Gestão e Desempenho; Motivação; Comprometimento Institucional; Ifal; Gestão Pública; EngajamentoResumo
Este artigo analisa a terceira dimensão da pesquisa sobre os impactos do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), com foco na motivação e no comprometimento dos servidores técnico-administrativos com a missão institucional no contexto do teletrabalho. A partir da análise de indicadores como percepção de reconhecimento, compreensão dos objetivos estratégicos, participação institucional e relações interpessoais, foram selecionados os dados mais expressivos da pesquisa para representação gráfica. Fundamentado em autores como Chiavenato (2014), Seligman (2011), Zanelli et al. (2021) e Vergara (2016), o estudo aponta que o PGD tem fortalecido o engajamento institucional, especialmente entre aqueles servidores que se envolvem ativamente com os valores e objetivos do Ifal. Ao mesmo tempo, evidencia-se que o sucesso do teletrabalho depende da corresponsabilidade dos servidores, exigindo proatividade, alinhamento institucional e participação efetiva. O artigo defende que o PGD deve beneficiar tanto a instituição quanto o servidor, e que a permanência nesse modelo requer identificação com sua lógica e propósito. Por fim, propõe estratégias de gestão humanizada que estimulem o pertencimento e consolidem o comprometimento institucional em ambientes digitais.
DOI: 10.5281/zenodo.16544697
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