Pensamento crítico

uma análise crítica dos fundamentos, estratégias e aplicações no ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17525287

Palavras-chave:

Pensamento Crítico, Ensino, Educação

Resumo

O pensamento crítico tem sido utilizado como uma ferramenta essencial para potencializar as habilidades de aprendizagem do aluno contemporâneo, pois se baseia na ideia de desenvolver habilidades questionadoras no sentido de aprimorar seu processo de ensino e aprendizagem tornando-se uma ferramenta valiosa para educação. O presente artigo teve como objetivo analisar algumas teorias e conceitos sobre o pensamento crítico baseado em evidências científicas publicadas nas bases de dados ERIC, Pubmed e Scielo e investigar de que forma o Pensamento Crítico (PC) pode possibilitar uma melhor atuação dos docentes e assim desenvolver uma melhor capacidade do pensamento crítico nos estudantes de todos os níveis de ensino. Após as análises pode-se concluir que o PC é uma ferramenta que envolve muitos processos mentais, dentre eles os pensamentos reflexivo, criativo e metacognitivo. Desta forma é essencial que o docente atue como mediador através de diferentes estímulos e metodologias para que possa tornar o estudante protagonista de sua própria aprendizagem. Sendo assim o PC na Educação se torna uma ferramenta essencial para todos os níveis de ensino, ao formar pensadores mais críticos, criativos e reflexivos, trazendo proposições através de ideias inovadoras e análise de conteúdos visto de outra perspectiva.

 

DOI: 10.5281/zenodo.17525287

Biografia do Autor

Cleide do Nascimento Monteiro Borges Lima Filha, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Educação Física (UFPE), Mestre em Ciências da Educação e suas multidisciplinaridade - Ensino da Saúde (UGF); Especialista em Fisiologia do Exercício - Prescrição do exercício (UGF); Especialista em Docência no ensino superior pela Faculdade do Norte do Paraná (FACNORTE); Especialista em Gestão e Tecnologias Educacionais para a prática docente em Saúde (UNIVASF). Técnica em Desporto no Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte do Centro Acadêmico de Vitória (CAV/UFPE) e Professora de Educação Física Escolar na Escola Municipal Joaquim do Rego Cavalcanti no município de Ipojuca; Área de atuação: Saúde, Educação, Educação Física Escolar e Qualidade de vida

André Novais Morais, Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Graduação em Fisioterapia pela Faculdade Maurício de Nassau - Recife (2010) e graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Reabilitação Neuromuscular, e em Educação Física na área de Saúde e Educação. Possui especialização em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família e Mestrado em Ciência da Educação e Multidisciplinaridade.

Airam Batista Simões, Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física e Pós-Graduação Lato Sensu em Física Moderna para o Ensino Médio pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Mestre em Ciências da Educação e Multidisciplinaridades pela Universidadade Gama Filho/RJ. Atualmente é servidor público/estatutário no cargo de Professor de Física pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, e servidor público/estatutário no cargo de Professor de Ciências pelo município do Ipojuca-PE.

Ricardo Felipe Ramos Correia, Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Mestre em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de Ipojuca e e da Secretaria de Educação de Pernambuco. Possuindo experiência na área Matemática com foco em Educação/Matemática Financeira.

Referências

BERG, C., PHILIPP, R., TAFF, S. D. Scoping Review of Critical Thinking Literature in Healthcare Education. Occupational therapy in health care, V. 37, n. 1, p. 18-39, 2023

CARBOGIM, F. DA C.; OLIVEIRA, L. B. DE; MENDONÇA, É. T. DE; MARQUES, D. A.; FRIEDRICH, D. B. DE C.; PUSCHEL, V. A. DE A. Ensino das Habilidades do pensamento crítico por meio de Problem Based Learning. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 26, n. 4, p. e1180017, 2017.

CARVALHO, D.P. DE S.R.P.; VITOR, A. F. COGO, A. L. P., SANTOS, V. E. P., FERREIRA, M. A. Theory of communicative action: a basis for the development of critical thinking. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 10, n. 6, p. 1343-1346, nov. 2017.

CASIRAGHI, B.; ARAGÃO, J.C., S. Metodologias orientadas para problemas a partir das etapas do pensamento crítico. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, p. e 190902, 2019.

CHER, G. G., SILVEIRA, M. P. da., PASSOS, M. M. Indicadores de mobilização de capacidades do pensamento crítico em estudantes do Ensino Médio. Ciência & Educação (Bauru), v. 29, p. e 23022. 2023.

ENNIS, R. H. Critical thinking assessment. Theory into Practice. v. 32, n. 3, p. 179-186, 1993

FACIONE P.A, FACIONE, N.C., GIANCARIO C. The disposition toward critical thinking: its character, measurement and relationship to critical thinking skills. J Informal Logic, v. 20, n. 1, p.61-84, 2000.

FACIONE, P.A. Critical Thinking: A Statement of Expert Consensus for Purposes of Educational Assessment and Instruction. American Philosophical Association, Millbrae, CA, 1990.

GAMA, T. V.; SANTOS, A. R. dos; QUEIROZ, S. L. Estudo de caso e aprendizagem cooperativa: contribuições para o desenvolvimento do pensamento crítico na educação básica. Experiências em Ensino de Ciências, v. 15, n. 2, p. 1-21, 2020.

GUZZO, G. B.; LIMA, V. M. R. O desenvolvimento do pensamento crítico na educação: uma meta possível? Educação Unisinos, v. 22, n. 4, p. 334-343, outubro/dezembro, 2018.

HO, Y. R., CHEN, B. Y., LI, C. M. Thinking more wisely: using the Socratic method to develop critical thinking skills amongst healthcare students. BMC Medical Education, v. 23, n.173, 2023.

JÚNIOR JESUS, O. A. de; SILVA, C. D. da; ARAÚJO, M. S.S S. de; BARBOZA, F. V. A. O “Novo” Ensino Médio e o desenvolvimento do pensamento crítico nas trajetórias escolares de estudantes e professores/as – Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 8193, 2023

KAHNEMAN, D. Rápido e devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro, Objetiva, 610 p. 2012.

LIPMAN, M. O pensar na educação. 4ª ed., Petrópolis, Vozes, 402 p. 2008.

MARQUES, O. Pensar bem: um estudo comparativo sobre o conceito de pensamento em Matthew Lipman e Edgar Morin. Cadernos de Pós-Graduação - educação, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 145-150, 2006

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro / Edgar Morin; tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2. ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF : UNESCO, 2000.

OYLER, D. R.; ROMANELLI, F. The Fact of Ignorance Revisiting the Socratic Method as a Tool for Teaching Critical Thinking. American Journal of Pharmaceutical Education, v. 78, n. 7, p. 144. Set, 2014.

PASTÉN, L.E. Pensamento metacognitivo, crítico e criativo em contextos educativos: Conceptualização e sugestões didáticas. Psicologia Escolar e Educacional,v. 25, p. e220278, 2021.

PAUL, R. ; ELDER, L. The Miniature Guide to Critical Thinking Concepts and Tools. Dillon Beach: Foundation for Critical Thinking Press, 2010.

PERSKY, A. M., MEDINA, M. S., & CASTLEBERRY, A. N. Developing Critical Thinking Skills in Pharmacy Students. American journal of pharmaceutical education, v. 83, n. 2, p. 7033, 2019.

RAINBOLT, G. Pensamento crítico. Fundamento. V. 1, n. 1, set-dez, 2010

REFFHAUG, M. B. A., ANDERSSON-BAKKEN, E., JEGSTAD, K. M. Supporting primary students’ critical thinking in whole-class conversations about sustainability issues. Environmental Education Research, v. 30, n. 10, p. 1840-1855, 2024.

RICHARDS, J. B., HAYES, M. M., SCHWARTZSTEIN, R. M. Teaching Clinical Reasoning and Critical Thinking: From Cognitive Theory to Practical Application. CHEST, v. 158, n. 4, p. 1617 – 1628, outubro, 2020

RIEGEL, F.; CRPSSETTI, M. D. G. O. Theoretical frameworks and instruments for evaluation of critical thinking in nursing and education. Revista gaúcha de enfermagem, v. 39, p.e20170097, 2018

SIEGEL, H. Educating reason: Rationality, critical thinking and education. Nova York, Routledge, 191p. 1988.

SIEGEL, H. Rationality redeemed? Further dialogues on an educational ideal. Nova York, Routledge, 243 p. 1997.

TELES, N. Histórias que estimulam o pensar. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem. v. 8, p. 201-308, 2024.

Downloads

Publicado

2025-11-04

Como Citar

Lima Filha, C. do N. M. B., Morais, A. N., Simões, A. B., & Correia, R. F. R. (2025). Pensamento crítico: uma análise crítica dos fundamentos, estratégias e aplicações no ensino. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13. https://doi.org/10.5281/zenodo.17525287