Pensamento crítico
uma análise crítica dos fundamentos, estratégias e aplicações no ensino
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17525287Palavras-chave:
Pensamento Crítico, Ensino, EducaçãoResumo
O pensamento crítico tem sido utilizado como uma ferramenta essencial para potencializar as habilidades de aprendizagem do aluno contemporâneo, pois se baseia na ideia de desenvolver habilidades questionadoras no sentido de aprimorar seu processo de ensino e aprendizagem tornando-se uma ferramenta valiosa para educação. O presente artigo teve como objetivo analisar algumas teorias e conceitos sobre o pensamento crítico baseado em evidências científicas publicadas nas bases de dados ERIC, Pubmed e Scielo e investigar de que forma o Pensamento Crítico (PC) pode possibilitar uma melhor atuação dos docentes e assim desenvolver uma melhor capacidade do pensamento crítico nos estudantes de todos os níveis de ensino. Após as análises pode-se concluir que o PC é uma ferramenta que envolve muitos processos mentais, dentre eles os pensamentos reflexivo, criativo e metacognitivo. Desta forma é essencial que o docente atue como mediador através de diferentes estímulos e metodologias para que possa tornar o estudante protagonista de sua própria aprendizagem. Sendo assim o PC na Educação se torna uma ferramenta essencial para todos os níveis de ensino, ao formar pensadores mais críticos, criativos e reflexivos, trazendo proposições através de ideias inovadoras e análise de conteúdos visto de outra perspectiva.
DOI: 10.5281/zenodo.17525287
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