Filmes como estratégia didática para o ensino de genética no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17525561

Palavras-chave:

Ensino de genética, Filmes, Metodologias ativas

Resumo

Investigamos o uso de filmes como ferramenta didática no ensino de genética para turmas do 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública. Com abordagem qualitativa e análise de discurso, a metodologia consistiu na utilização e análise crítica de filmes com temáticas genéticas, como Jurassic Park, Splice, Morbius, entre outros. Os alunos foram organizados em grupos, orientados por roteiro analítico que abordava aspectos conceituais, éticos e científicos. A fundamentação teórica envolveu o conceito de metodologias ativas e a intersecção entre cultura pop e ensino. Os resultados apontam que a atividade favoreceu o desenvolvimento do senso crítico, a apropriação de conceitos genéticos e a reflexão sobre dilemas bioéticos. Observou-se que os estudantes foram capazes de identificar exageros científicos, fazer relações com a realidade e discutir questões como eugenia, clonagem e manipulação genética. Houve melhora no engajamento, na expressão oral e no pensamento crítico dos discentes, que também reconheceram a aplicabilidade dos filmes em contextos como o ENEM. A proposta se revelou eficaz na articulação entre ciência, ética e cotidiano.

Biografia do Autor

josiele Alves Pereira, Universidade Federal de Goiás

Professora da rede estadual de ensino de Goiás, especialista em metodologia do ensino de biologia e química pela Uninter/Facinter, Mestra em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espirito Santo e Doutora em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Pereira, josiele A. (2025). Filmes como estratégia didática para o ensino de genética no ensino médio. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13, 248–260. https://doi.org/10.5281/zenodo.17525561