Identidade docente, avaliação e formação

perspectivas de professoras de Ciências da Natureza

Autores

Palavras-chave:

Professores, Identidade docente, Avaliação, Formação inicial e continuada, Análise discursiva

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender as percepções de duas professoras de Ciências da Natureza, atuantes na Educação Básica em escolas públicas do estado de São Paulo, a respeito dos processos de avaliação escolar e da formação docente inicial e continuada. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados, cujas inferências foram orientadas pelos pressupostos da análise discursiva de base greimasiana. O estudo propõe uma reflexão sobre a construção da identidade docente em articulação com as práticas avaliativas e os percursos formativos vivenciados pelas participantes, considerando as influências institucionais, sociais e subjetivas que atravessam o exercício profissional docente.

 

DOI: 10.5281/zenodo.17409328

Biografia do Autor

José Henrique Barrili Arantes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), graduado em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Assis (SP). Ex-membro bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo Programa Residência Pedagógica (PRP) no Núcleo de Biologia.

Kaique Barral Domingues, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), graduado em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Assis (SP). Ex-membro bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo Programa Residência Pedagógica (PRP) no Núcleo de Biologia.

Cristiane Carolina Tisêo Piccini, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Unicesumar. Graduada em Letras-Licenciatura com habilitação em Língua Portuguesa e Japonesa pela Universidade Estadual Paulista, campus Assis (UNESP FCL). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), 2020-2022 no projeto de extensão: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Atualmente, atua como professora de língua japonesa pelo Núcleo de Estudos em Cultura Japonesa (NECJ) na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Mariana Montanhini da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Mestra e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Marília (SP), graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Espanhola (2005) e Inglesa (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Assis (SP), graduanda em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagens, Ensino e Narrativas de Professores, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desde 2007. 

Raquel Lazzari Leite Barbosa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquisa Filho - UNESP

Professora Doutora e Livre Docente, em Didática, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquisa Filho (UNESP). Professora adjunta na Faculdade de Ciências e Letras (UNESP), campus de Assis (SP), e Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP), campus de Marília (SP). Coordenadora do Grupo de estudos e pesquisas sobre linguagem, ensino e narrativa de professores (GEPLENP). 

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Publicado

2025-10-21

Como Citar

Barrili Arantes, J. H., Domingues, K. B., Piccini, C. C. T., Silva, M. M. da, & Barbosa, R. L. L. (2025). Identidade docente, avaliação e formação: perspectivas de professoras de Ciências da Natureza. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13, 207–226. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/406