Inteligência artificial generativa no ensino de química

revisão exploratória sobre aplicações, desafios e perspectivas

Autores

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Ensino de Química, Tecnologias Educacionais, Educação, Personalização da Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão exploratória sobre o uso da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no ensino de Química, com foco no Ensino Médio. A pesquisa analisou artigos publicados entre 2019 e 2025 nas plataformas SciELO, CAPES e BDTD. O estudo mostra que as IAGs, como o ChatGPT, vêm sendo utilizadas como ferramentas de apoio à personalização da aprendizagem, criação de materiais didáticos e desenvolvimento de habilidades de escrita e revisão. Entre os benefícios observados estão o aumento do engajamento dos estudantes, o acesso rápido à informação e a adaptação do conteúdo conforme as necessidades individuais. No entanto, os desafios também são destacados, como a necessidade de formação docente, a validação crítica das informações e o cuidado com questões éticas, como o plágio. Os resultados reforçam que o papel do professor é essencial para orientar o uso dessas ferramentas de forma crítica e pedagógica. O artigo conclui que a IA, se bem utilizada, pode ser uma aliada poderosa no processo educativo, promovendo um ensino mais dinâmico, acessível e significativo.

 

DOI: 10.5281/zenodo.17408165

Biografia do Autor

Kelen Regina Araujo, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Formada em Ciências Naturais e Matemática, com habilitação em Química pela UFMT (2010), atua como professora efetiva da rede pública estadual de Mato Grosso desde o mesmo ano. Possui especializações em Educação de Jovens e Adultos (2017) e em Ensino de Química pelo IFMT (2019). Atualmente (2025) é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFMT), onde desenvolve pesquisa sobre o uso de inteligência artificial na criação de histórias em quadrinhos voltadas ao ensino de Química.

Patrícia Rosinke , Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Licenciada em Ciências Naturais – Química, Doutora em Educação em Ciências e Matemática, pela REAMEC, professora da Universidade Federal de Mato Grosso câmpus Sinop, desenvolve projetos no ensino de Ciências e Química, voltados para a alfabetização científica e formação de professores de Ciências. Atuando nos estágios, nas práticas de ensino e na didática e metodologia para o ensino de Ciências e Química.

Lee Yun Sheng, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Licenciado e Bacharel em Matemática pela USP, Doutor em Engenharia Mecânica pela mesma instituição, o professor Lee Yun Sheng atua na Universidade Federal de Mato Grosso, câmpus de Sinop, desde 2008. Desenvolve projetos interdisciplinares nas áreas de Educação Matemática, Modelagem Matemática e Biomatemática, com ênfase na aplicação da Matemática ao ensino e à pesquisa.

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Publicado

2025-10-21

Como Citar

Araujo, K. R., Rosinke , P., & Yun Sheng, L. (2025). Inteligência artificial generativa no ensino de química: revisão exploratória sobre aplicações, desafios e perspectivas. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13, 196–206. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/409