A Educação Profissional e Tecnológica na sala de aula de Língua Espanhola
desafios e realidade
Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, IFAL, Língua Espanhola, Cartilha, Subsídio docenteResumo
O passar dos anos trouxe mudanças no ensino da Língua Espanhola (LE). Atualmente o ensino da LE no Institutos Federais de Alagoas (IFAL) é proporcionado a partir de uma grade curricular que permite ao estudante o acesso simultâneo à formação geral formação geral e específica/técnica. O objetivo geral dessa pesquisa foi propor subsídios para os docentes de Língua Espanhola mediados por uma práxis dialógica entre a LE e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Essa investigação de cunho qualitativo adotou o método da pesquisa-ação colaborativa e se dividiu em quatro etapas: (i) estudo direcionado ao bolsista; (ii) pesquisa diagnóstica; (iii) análise dos dados; (iv) elaboração de material visual. Foram identificadas necessidades específicas quanto à aquisição e aplicação dos conceitos de omnilateralidade, educação integral e formação integral. Para reduzir as dificuldades apontadas pela análise dos dados, foi desenvolvida uma cartilha como subsídio para dirimir as necessidades e carências dos docentes que trabalham com LE e EPT no IFAL. Concluiu-se que os professores de língua estrangeira, embora qualificados, precisam de formação continuada para aplicar conceitos-chave na prática do ensino médio integrado, como no IFAL.
DOI: 10.5281/zenodo.16685996
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