Explorando a Criptografia com Matrizes Quadradas na Educação Profissional e Tecnológica
Um Estudo sobre Ensino e Aprendizagem de Matemática
Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Ensino de Matemática, Criptografia, Matrizes quadradas, DeterminantesResumo
Na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente entre estudantes que estão aprendendo matrizes e determinantes, um dos desafios enfrentados pelos educadores é implementar estratégias pedagógicas que tornem o ensino da Matemática mais relevante e estimulante. Este artigo propõe uma prática didática baseada na utilização da criptografia por meio de matrizes quadradas de ordem N, com o propósito de codificar e decodificar mensagens entre dois sujeitos, sem a interferência de terceiros. A proposta oferece uma aplicação prática dos conceitos de álgebra matricial, incentivando o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e das habilidades analíticas dos alunos. Ao relacionar o conteúdo matemático com o contexto digital e a segurança da informação, a atividade promove o engajamento dos estudantes e fortalece a aprendizagem. Espera-se que esta prática contribua para a discussão de metodologias inovadoras que aproximem a Matemática do cotidiano dos alunos na EPT.
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