Explorando a Criptografia com Matrizes Quadradas na Educação Profissional e Tecnológica

Um Estudo sobre Ensino e Aprendizagem de Matemática

Autores

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Ensino de Matemática, Criptografia, Matrizes quadradas, Determinantes

Resumo

Na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente entre estudantes que estão aprendendo matrizes e determinantes, um dos desafios enfrentados pelos educadores é implementar estratégias pedagógicas que tornem o ensino da Matemática mais relevante e estimulante. Este artigo propõe uma prática didática baseada na utilização da criptografia por meio de matrizes quadradas de ordem N, com o propósito de codificar e decodificar mensagens entre dois sujeitos, sem a interferência de terceiros. A proposta oferece uma aplicação prática dos conceitos de álgebra matricial, incentivando o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e das habilidades analíticas dos alunos. Ao relacionar o conteúdo matemático com o contexto digital e a segurança da informação, a atividade promove o engajamento dos estudantes e fortalece a aprendizagem. Espera-se que esta prática contribua para a discussão de metodologias inovadoras que aproximem a Matemática do cotidiano dos alunos na EPT.

 

Biografia do Autor

Vitor Gabriel da Silva Santos, Instituto Federal de Alagoas

Graduando em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de Alagoas. Foi discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), sendo certificado como Técnico em Informática. Bolsista do grupo de pesquisa vinculado ao CNPQ: GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins. Foi voluntário em projeto de pesquisa do grupo de pesquisa GENIAR. Bolsista do programa de Iniciação científica (PIBIC) do IFAL. 

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) revalidação MEC/UFAL; Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Rio Largo.  Professor e pesquisador permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL) . É professor (visitante) do programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação da Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC).  É consultor ad hoc de diversas revistas cientificas nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins e do grupo de pesquisa Núcleo de Extensão e Pesquisa Estatística. 

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Publicado

2025-08-01

Como Citar

da Silva Santos, V. G. ., & Pontes, E. A. S. (2025). Explorando a Criptografia com Matrizes Quadradas na Educação Profissional e Tecnológica: Um Estudo sobre Ensino e Aprendizagem de Matemática. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 167–178. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/412