Semeando o Futuro nos Anos Iniciais

Educação Ambiental através do plantio de mudas no Município de São Fidélis-RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17781927

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Básica, Cultivo de mudas, Ensino de Ciências

Resumo

Uma inserção eficaz da Educação Ambiental (EA) no ambiente escolar é fundamental diante da urgência crescente dos problemas ambientais contemporâneos. Diante disso, metodologias diversificadas, como o plantio de mudas e projetos práticos relacionados à conservação e sustentabilidade podem reforçar a EA nas escolas de ensino fundamental e médio. O presente trabalho teve como objetivo principal estimular a consciência ambiental em alunos do Ensino Fundamental I através do plantio de mudas, o projeto “Semeando o Futuro”. Para isso foram realizadas as seguintes ações: seleção da escola; estabelecimento de parcerias com organizações locais de conservação e uma universidade; treinamento de professores da escola selecionada em educação ambiental e técnicas de jardinagem. Os alunos participaram diretamente no plantio de mudas nativas, com uso de adubo obtido de compostagem, e houve um aumento no engajamento dos mesmos com as aulas de ciências e atividades ao ar livre. Os resultados sugerem que o projeto não apenas melhorou o conhecimento ambiental dos alunos, mas também teve um impacto positivo em seu comportamento, provocando ações sustentáveis em suas residências.

Biografia do Autor

Gutembergue dos Santos Alves, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Rio de Janeiro, Brasil. 

Leandro de Oliveira Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutor em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Rio de Janeiro, Brasil. 

Deise Ferreira Fernandes Paes, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Mestra em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Rio de Janeiro, Brasil. 

Referências

ANDRADE, Daniel Fonseca de. Decolonialidade, biocentrismo e educação ambiental. Educação & Realidade, v. 49, p. e133170, 2024.

ANDRADE, Josefa D’Ângela do Nascimento Lima. Educação ambiental nas séries iniciais (2º ao 5º) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Estadual da Paraíba, 2014.

BRANDAO, Flávia Sasso et al. Educação ambiental inclusiva: barreiras para alunos surdos na discussão da conservação e preservação da natureza. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 19, n. 7, p. 533-544, 2024.

COELHO, Naura Letícia Nascimento et al. Gamificação na educação contemporânea: estratégia de engajamento e personalização do ensino. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 3, n. 1, p. 1-14, 2025.

CORSINO, P. Políticas e práticas escolares. In: Ministério da Educação. Salto para o Futuro: Anos Iniciais do Ensino Fundamental. MEC, 2009, p. 36-48.

DA ROSA COSTA, Daniela. O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: concepções e práticas de professores da rede estadual de ensino no município de Gaspar (SC). 2011. Dissertação de Mestrado. Universidade Regional de Blumenau (Brazil). .

DE JESUS, Ariadinny Santos; DE AZEVEDO, Gilson Xavier. Educação ambiental nos anos iniciais. REEDUC - Revista de Estudos em Educação (2675-4681), v. 10, n. 1, p. 227-254, 2024.

DIAS, Genebaldo Freire; SALGADO, Sebastião. Educação ambiental, princípios e práticas. Editora Gaia, 2023.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Editora Gaia, 9ª ed., 2004.

DOS SANTOS, Antonio Nacílio Sousa et al. Educação inclusiva e direito – políticas públicas como responsabilidade do estado para estudantes com transtorno do espectro autista. ARACÊ, v. 7, n. 2, p. 9392-9425, 2025.

DOS SANTOS, Maria José Costa; DE ALMEIDA NETO, Carlos Alves. Teoria da Objetivação: reflexões sobre o engajamento nas aulas de matemática para uma aprendizagem colaborativa. REMATEC, v. 16, n. 39, p. 101-118, 2021.

FAZENDA, I. C. A. A aquisição de uma formação interdisciplinar de professores. In: FAZENDA, I. C. A. et al. Didática e interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 2017.

FIGUEIREDO, Led Daianna Fernandes de; SILVA, Nair Chase da; PRADO, Marta Lenise do. Estilos de aprendizagem de enfermeiros que atuam na atenção primária à luz de David Kolb. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 75, p. e20210986, 2022. 5.

FREITAS, E. F.; RIBEIRO, K. C. C. Educação e percepção ambiental para a conservação do meio ambiente na cidade de Manaus: uma análise dos processos educacionais no Centro Municipal de Educação Infantil Eliakin Rufino. Revista Eletrônica Aboré, Edição 03, nov. 2007.

HARTEMANN, Gabby Omoni. Escavando a violência colonial: arqueologia griótica e engajamento comunitário na Guiana. Cadernos do LEPAARQ (UFPEL), v. 19, n. 37, p. 142-191, 2022. .

KOLB, D. A. Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1984.

LACERDA, Cecília Rosa; GUERREIRO, Marlene Gomes. Aprendizagem significativa: estudo sobre a visão dos professores no Ensino Superior. Revista Internacional de Educação Superior, v. 9, p. e023036-e023036, 2023.

LIMA, Luciana Karla Pará; MACHADO, Ana Lúcia Soares. Implementação de um viveiro de plantas para fins pedagógicos: uma abordagem interdisciplinar no desenvolvimento ambiental. Caderno Pedagógico, v. 20, n. 4, p. 537-554, 2023.

MACHADO, Luís Antônio Licks Missel et al. Teorias Educacionais Subsidiadoras E Subsidiárias Ao Computer Supported Collaborative Learning. Revista da FUNDARTE, v. 61, n. 61, p. e1461-e1461, 2024.

MELO, Raimunda Alves; DE SOUSA BARRETO, João Pedro; DE SOUSA, Flávia Vieira. Abordagem da educação ambiental no ensino fundamental: concepções e ações dos docentes de Assunção do Piauí. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, v. 5, n. 3, p. 01-21, 2022.

MIWA, Marcela; VENTURA, Carla. (Des)engajamento social na modernidade líquida: sobre participação social em saúde. Saúde em Debate, v. 44, p. 1246-1254, 2021.

NOGUEIRA, Christiano. Contribuições para a Educação Ambiental crítica. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 3, p. 156-171, 2023.

OLIVEIRA, Daniela Ponciano et al. Compromisso Ético na atuação da Psicologia nas Políticas Públicas de Inclusão e Saúde. Perspectivas Multidisciplinares em Saúde: Práticas Integrativas entre Brasil e Portugal. 1ed. Recife: Editora Omnis Scientia, v. 1, p. 614-624, 2024.

PAIVA, H. N.; GONÇALVES, W. Árvores para o Ambiente Urbano. Viçosa - MG: Aprenda Fácil, 2002.

RODRIGUES, Paula Sales et al. Perspectivas de estudantes e egressos sobre a aprendizagem baseada em problemas na formação de enfermeiros. Ciência & Saúde Coletiva, v. 29, n. 08, p. e06042024, 2024.

ROMA, Talita Nazareth de et al. Plantio de árvores como instrumento de sensibilização ambiental em escola municipal de Inconfidentes/MG. Revista Educação Ambiental em Ação, v. 71, jan./mar. 2020.

SANTOS, Uallace Carlos Leal; BORGES, Thelma Pontes; CANÇADO, Airton Cardoso. Contribuições teóricas à gestão social: pensando com Piaget e Kohlberg. Gestão & Planejamento-G&P, v. 24, 2023.

SCHÄFER, A. Fundamentos ecológicos para a educação ambiental. Caxias do Sul: EDUCS, 2009.

SEGURA, D. S. B. Educação ambiental nos projetos transversais. In: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: MEC; MMA; UNESCO, 2007.

SILVA, Francisco Matheus Bezerra et al. Sala temática no Dezembro Vermelho: estratégias inovadoras para desmitificar o HIV/AIDS com engajamento lúdico e promoção de cuidados. Revista Expressão Católica, v. 13, n. Especial, p. 79-84, 2024.

SILVEIRA, Dieison Prestes da; LORENZETTI, Leonir. Estado da arte sobre a educação ambiental crítica no Encontro Pesquisa em Educação Ambiental. Praxis & Saber, v. 12, n. 28, p. 88-102, 2021.

TRINDADE, Nathália Rigui et al. Construção de intervenções a partir da aprendizagem experiencial para promover a educação para a sustentabilidade no ensino da gestão. Cadernos EBAPE. BR, v. 20, p. 89-104, 2022.

VERDERIO, Leonardo Álisson Pompermayer. O desenvolvimento da Educação Ambiental na Educação Infantil: importância e possibilidades. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 16, n. 1, p. 130-147, 2021.

Downloads

Publicado

2025-12-01

Como Citar

Alves, G. dos S., Silva, L. de O., & Paes, D. F. F. (2025). Semeando o Futuro nos Anos Iniciais: Educação Ambiental através do plantio de mudas no Município de São Fidélis-RJ. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13, 306–329. https://doi.org/10.5281/zenodo.17781927