Semeando o Futuro nos Anos Iniciais
Educação Ambiental através do plantio de mudas no Município de São Fidélis-RJ
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17781927Palavras-chave:
Educação Ambiental, Educação Básica, Cultivo de mudas, Ensino de CiênciasResumo
Uma inserção eficaz da Educação Ambiental (EA) no ambiente escolar é fundamental diante da urgência crescente dos problemas ambientais contemporâneos. Diante disso, metodologias diversificadas, como o plantio de mudas e projetos práticos relacionados à conservação e sustentabilidade podem reforçar a EA nas escolas de ensino fundamental e médio. O presente trabalho teve como objetivo principal estimular a consciência ambiental em alunos do Ensino Fundamental I através do plantio de mudas, o projeto “Semeando o Futuro”. Para isso foram realizadas as seguintes ações: seleção da escola; estabelecimento de parcerias com organizações locais de conservação e uma universidade; treinamento de professores da escola selecionada em educação ambiental e técnicas de jardinagem. Os alunos participaram diretamente no plantio de mudas nativas, com uso de adubo obtido de compostagem, e houve um aumento no engajamento dos mesmos com as aulas de ciências e atividades ao ar livre. Os resultados sugerem que o projeto não apenas melhorou o conhecimento ambiental dos alunos, mas também teve um impacto positivo em seu comportamento, provocando ações sustentáveis em suas residências.
Referências
ANDRADE, Daniel Fonseca de. Decolonialidade, biocentrismo e educação ambiental. Educação & Realidade, v. 49, p. e133170, 2024.
ANDRADE, Josefa D’Ângela do Nascimento Lima. Educação ambiental nas séries iniciais (2º ao 5º) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Estadual da Paraíba, 2014.
BRANDAO, Flávia Sasso et al. Educação ambiental inclusiva: barreiras para alunos surdos na discussão da conservação e preservação da natureza. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 19, n. 7, p. 533-544, 2024.
COELHO, Naura Letícia Nascimento et al. Gamificação na educação contemporânea: estratégia de engajamento e personalização do ensino. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 3, n. 1, p. 1-14, 2025.
CORSINO, P. Políticas e práticas escolares. In: Ministério da Educação. Salto para o Futuro: Anos Iniciais do Ensino Fundamental. MEC, 2009, p. 36-48.
DA ROSA COSTA, Daniela. O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: concepções e práticas de professores da rede estadual de ensino no município de Gaspar (SC). 2011. Dissertação de Mestrado. Universidade Regional de Blumenau (Brazil). .
DE JESUS, Ariadinny Santos; DE AZEVEDO, Gilson Xavier. Educação ambiental nos anos iniciais. REEDUC - Revista de Estudos em Educação (2675-4681), v. 10, n. 1, p. 227-254, 2024.
DIAS, Genebaldo Freire; SALGADO, Sebastião. Educação ambiental, princípios e práticas. Editora Gaia, 2023.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Editora Gaia, 9ª ed., 2004.
DOS SANTOS, Antonio Nacílio Sousa et al. Educação inclusiva e direito – políticas públicas como responsabilidade do estado para estudantes com transtorno do espectro autista. ARACÊ, v. 7, n. 2, p. 9392-9425, 2025.
DOS SANTOS, Maria José Costa; DE ALMEIDA NETO, Carlos Alves. Teoria da Objetivação: reflexões sobre o engajamento nas aulas de matemática para uma aprendizagem colaborativa. REMATEC, v. 16, n. 39, p. 101-118, 2021.
FAZENDA, I. C. A. A aquisição de uma formação interdisciplinar de professores. In: FAZENDA, I. C. A. et al. Didática e interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 2017.
FIGUEIREDO, Led Daianna Fernandes de; SILVA, Nair Chase da; PRADO, Marta Lenise do. Estilos de aprendizagem de enfermeiros que atuam na atenção primária à luz de David Kolb. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 75, p. e20210986, 2022. 5.
FREITAS, E. F.; RIBEIRO, K. C. C. Educação e percepção ambiental para a conservação do meio ambiente na cidade de Manaus: uma análise dos processos educacionais no Centro Municipal de Educação Infantil Eliakin Rufino. Revista Eletrônica Aboré, Edição 03, nov. 2007.
HARTEMANN, Gabby Omoni. Escavando a violência colonial: arqueologia griótica e engajamento comunitário na Guiana. Cadernos do LEPAARQ (UFPEL), v. 19, n. 37, p. 142-191, 2022. .
KOLB, D. A. Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1984.
LACERDA, Cecília Rosa; GUERREIRO, Marlene Gomes. Aprendizagem significativa: estudo sobre a visão dos professores no Ensino Superior. Revista Internacional de Educação Superior, v. 9, p. e023036-e023036, 2023.
LIMA, Luciana Karla Pará; MACHADO, Ana Lúcia Soares. Implementação de um viveiro de plantas para fins pedagógicos: uma abordagem interdisciplinar no desenvolvimento ambiental. Caderno Pedagógico, v. 20, n. 4, p. 537-554, 2023.
MACHADO, Luís Antônio Licks Missel et al. Teorias Educacionais Subsidiadoras E Subsidiárias Ao Computer Supported Collaborative Learning. Revista da FUNDARTE, v. 61, n. 61, p. e1461-e1461, 2024.
MELO, Raimunda Alves; DE SOUSA BARRETO, João Pedro; DE SOUSA, Flávia Vieira. Abordagem da educação ambiental no ensino fundamental: concepções e ações dos docentes de Assunção do Piauí. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, v. 5, n. 3, p. 01-21, 2022.
MIWA, Marcela; VENTURA, Carla. (Des)engajamento social na modernidade líquida: sobre participação social em saúde. Saúde em Debate, v. 44, p. 1246-1254, 2021.
NOGUEIRA, Christiano. Contribuições para a Educação Ambiental crítica. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 3, p. 156-171, 2023.
OLIVEIRA, Daniela Ponciano et al. Compromisso Ético na atuação da Psicologia nas Políticas Públicas de Inclusão e Saúde. Perspectivas Multidisciplinares em Saúde: Práticas Integrativas entre Brasil e Portugal. 1ed. Recife: Editora Omnis Scientia, v. 1, p. 614-624, 2024.
PAIVA, H. N.; GONÇALVES, W. Árvores para o Ambiente Urbano. Viçosa - MG: Aprenda Fácil, 2002.
RODRIGUES, Paula Sales et al. Perspectivas de estudantes e egressos sobre a aprendizagem baseada em problemas na formação de enfermeiros. Ciência & Saúde Coletiva, v. 29, n. 08, p. e06042024, 2024.
ROMA, Talita Nazareth de et al. Plantio de árvores como instrumento de sensibilização ambiental em escola municipal de Inconfidentes/MG. Revista Educação Ambiental em Ação, v. 71, jan./mar. 2020.
SANTOS, Uallace Carlos Leal; BORGES, Thelma Pontes; CANÇADO, Airton Cardoso. Contribuições teóricas à gestão social: pensando com Piaget e Kohlberg. Gestão & Planejamento-G&P, v. 24, 2023.
SCHÄFER, A. Fundamentos ecológicos para a educação ambiental. Caxias do Sul: EDUCS, 2009.
SEGURA, D. S. B. Educação ambiental nos projetos transversais. In: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: MEC; MMA; UNESCO, 2007.
SILVA, Francisco Matheus Bezerra et al. Sala temática no Dezembro Vermelho: estratégias inovadoras para desmitificar o HIV/AIDS com engajamento lúdico e promoção de cuidados. Revista Expressão Católica, v. 13, n. Especial, p. 79-84, 2024.
SILVEIRA, Dieison Prestes da; LORENZETTI, Leonir. Estado da arte sobre a educação ambiental crítica no Encontro Pesquisa em Educação Ambiental. Praxis & Saber, v. 12, n. 28, p. 88-102, 2021.
TRINDADE, Nathália Rigui et al. Construção de intervenções a partir da aprendizagem experiencial para promover a educação para a sustentabilidade no ensino da gestão. Cadernos EBAPE. BR, v. 20, p. 89-104, 2022.
VERDERIO, Leonardo Álisson Pompermayer. O desenvolvimento da Educação Ambiental na Educação Infantil: importância e possibilidades. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 16, n. 1, p. 130-147, 2021.