Uso da Modelagem Matemática no Ensino da Função Afim

Relato de Experiências com Alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo

Autores

Palavras-chave:

Função Afim, Modelagem Matemática, Ensino Médio, Educação Matemática, Práticas Docentes

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar o uso da modelagem matemática no ensino de função afim para uma turma de ensino médio em uma instituição de ensino estadual em Maceió-AL. A pesquisa busca abordar tanto a parte teórica sobre a função, como a relação estabelecida na didática ministrada, quanto a sua aplicação prática de forma objetiva, utilizando o exemplo da conta de água, um fato cotidiano. A contextualização permitiu que os alunos compreendessem melhor as variáveis relacionadas ao crescimento constante. Observou-se que os estudantes reconhecem a relevância do conteúdo por meio das práticas docentes, reforçando a importância de transformar as dinâmicas em sala de aula para aumentar o engajamento. O estudo evidenciou que metodologias de ensino, com ou sem o uso de tecnologias digitais, tornam a atividade mais participativa e atraente para os alunos, esclarecendo a importância do conteúdo. Espera-se que este estudo contribua para mudanças significativas na educação, servindo de referência para outros pesquisadores.

 

DOI: 10.5281/zenodo.17369922

Biografia do Autor

Arlyson Alves do Nascimento, Instituto Federal de Alagoas

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2006), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2009) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Atualmente é professor doutor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL, campus Maceió. É membro dos Grupos de Pesquisa: Formação de Professores: Políticas e Práticas - FORPROPP, Computação e Codificação Quântica e Análise Matemática e Aplicações. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomatemática e Matemática Bioinspirada, Teoria dos Reticulados, Morfologia Matemática e Processamento Digital de Imagens e Sinais.

Douglas Lopes do Nascimento, Instituto Federal de Alagoas

Possui graduação em Matemática pelo Instituto Federal de Alagoas (2018), Especialista em Ensino de Matemática pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2019), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2024). Fui PRECEPTOR pelo Instituto Federal de Alagoas - IFAL no Núcleo de Matemática através do Programa Residência Pedagógica - PRP (11/2022 à 04/2024). Atualmente é professor de matemática - Secretaria de Estado da Educação. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, deficiência visual, educação matemática, metodologias de ensino e material didático manipulável. 

Raíssa Mendes Martins, Instituto Federal de Alagoas

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Instituição Federal de Alagoas - Campus Maceió (2023). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática

Ana Caroline Oliveira da Silva, Instituto Federal de Alagoas

Graduanda em Matemática pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Campus Maceió. Participou como bolsista do Projeto de Ensino "Vídeo-resolução de questões como apoio à aprendizagem em sala de aula" (2023) e atualmente desenvolve pesquisa como bolsista PIBIC/FAPEAL no projeto "Aprendizagem de Análise Combinatória através de atividades desenvolvidas com o software GeoGebra" e como voluntária no projeto PIBIC "Explorando a Interação entre Teoria dos Conjuntos e Morfologia Matemática Binária na Análise de Imagens". Possui artigos publicados na Revista REBENA (2025), capítulo de livro em Novas Perspectivas na Educação Contemporânea: Reflexões e Caminhos (2025) e resumo expandido publicado no III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Inovação em Educação (2024). Tem interesse nas áreas de Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Jogos Matemáticos, Visualização Matemática e Formação Docente. 

Referências

ALAGOAS. Referencial Curricular do Estado de Alagoas - ReCAL, etapa Ensino Mé-dio. Secretaria Estadual de Educação; Maceió, 2022.

AUSUBEL, D. P. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002. 389 p.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem Matemática como método de Ensino Aprendizagem de Matemática em cursos de 1º e 2º grau. Rio Claro, 1990. Dissertação (Mestrado em Edu-cação Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - UNESP.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BURAK, D. Modelagem matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Cam-pinas, 1992.

BURAK, D. Modelagem matemática e a sala de aula. EPMEM, 2004. Disponível em: http://dionisioburak.com.br/TRABALHOShtml. Acesso em: 09 de agosto de 2023.

COSTA, Clayton Pereira; DA SILVA, Maria Simone Correia; SANTOS, Miqueias Santana. Modelagem Matemática e GeoGebra: uma possibilidade do ensino de Geometria para o ensino fundamental-anos finais. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 9, p. 111-121, 2024.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Por que se ensina Matemática. Brasília: SBEM, 2013.

DO NASCIMENTO, Arlyson Alves et al. Aprendizagem Matemática por Meio de Atividades Lúdicas: Experiências e Impactos em Sala de Aula. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 12, p. 141-155, 2025.

DOS SANTOS OLIVEIRA, Fernando. A Importância da Modelagem Matemática no Ensino das Escolas Públicas de Alagoas. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 206-217, 2022.

DUVAL, Raymond; MORETTI, Trad Méricles Thadeu. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento: Registres de représentation sémiotique et fonction-nement cognitif de la pensée. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 2, p. 266-297, 2012.

JÚNIOR, João Fernando Costa et al. Os novos papéis do professor na educação contemporâ-nea. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 124-149, 2023.

JUVANELLI, Caio et al. Ações docentes e discentes em atividades de Modelagem Matemática no Ensino Superior. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 9, p. 533-550, 2024.

LEITE, Kátia da Costa. Modelagem Matemática na Educação do Campo: Tecendo No-vos Caminhos. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, área de concentração em Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática, UNICENTRO-PR: Guarapuava, 2019.

PIRES, Rogério Fernando; COSTA, Cássia Silva; BOIAGO, Carlos Eduardo Petronilho. Mo-delagem matemática para o estudo de função afim: uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. Intermaths, v. 1, n. 1, p. 77-100, 2020.

SILVA, C. K.; GROENWALD, O. L. O. VIII Encontro Nacional de Educação Matemáti-ca (ENEM). Anais do VIII ENEM – Minicurso. Recife - PE. 2004. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/pdf/02/MC23993901053.pdf. Acesso em: 08 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2025-10-16

Como Citar

Alves do Nascimento, A., Nascimento, D. L. do, Martins, R. M., & Silva, A. C. O. da. (2025). Uso da Modelagem Matemática no Ensino da Função Afim: Relato de Experiências com Alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13, 117–128. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/417