Uso da Modelagem Matemática no Ensino da Função Afim
Relato de Experiências com Alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo
Palavras-chave:
Função Afim, Modelagem Matemática, Ensino Médio, Educação Matemática, Práticas DocentesResumo
Este artigo tem como objetivo explorar o uso da modelagem matemática no ensino de função afim para uma turma de ensino médio em uma instituição de ensino estadual em Maceió-AL. A pesquisa busca abordar tanto a parte teórica sobre a função, como a relação estabelecida na didática ministrada, quanto a sua aplicação prática de forma objetiva, utilizando o exemplo da conta de água, um fato cotidiano. A contextualização permitiu que os alunos compreendessem melhor as variáveis relacionadas ao crescimento constante. Observou-se que os estudantes reconhecem a relevância do conteúdo por meio das práticas docentes, reforçando a importância de transformar as dinâmicas em sala de aula para aumentar o engajamento. O estudo evidenciou que metodologias de ensino, com ou sem o uso de tecnologias digitais, tornam a atividade mais participativa e atraente para os alunos, esclarecendo a importância do conteúdo. Espera-se que este estudo contribua para mudanças significativas na educação, servindo de referência para outros pesquisadores.
DOI: 10.5281/zenodo.17369922
Referências
ALAGOAS. Referencial Curricular do Estado de Alagoas - ReCAL, etapa Ensino Mé-dio. Secretaria Estadual de Educação; Maceió, 2022.
AUSUBEL, D. P. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002. 389 p.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem Matemática como método de Ensino Aprendizagem de Matemática em cursos de 1º e 2º grau. Rio Claro, 1990. Dissertação (Mestrado em Edu-cação Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - UNESP.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BURAK, D. Modelagem matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Cam-pinas, 1992.
BURAK, D. Modelagem matemática e a sala de aula. EPMEM, 2004. Disponível em: http://dionisioburak.com.br/TRABALHOShtml. Acesso em: 09 de agosto de 2023.
COSTA, Clayton Pereira; DA SILVA, Maria Simone Correia; SANTOS, Miqueias Santana. Modelagem Matemática e GeoGebra: uma possibilidade do ensino de Geometria para o ensino fundamental-anos finais. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 9, p. 111-121, 2024.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Por que se ensina Matemática. Brasília: SBEM, 2013.
DO NASCIMENTO, Arlyson Alves et al. Aprendizagem Matemática por Meio de Atividades Lúdicas: Experiências e Impactos em Sala de Aula. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 12, p. 141-155, 2025.
DOS SANTOS OLIVEIRA, Fernando. A Importância da Modelagem Matemática no Ensino das Escolas Públicas de Alagoas. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 206-217, 2022.
DUVAL, Raymond; MORETTI, Trad Méricles Thadeu. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento: Registres de représentation sémiotique et fonction-nement cognitif de la pensée. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 2, p. 266-297, 2012.
JÚNIOR, João Fernando Costa et al. Os novos papéis do professor na educação contemporâ-nea. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 124-149, 2023.
JUVANELLI, Caio et al. Ações docentes e discentes em atividades de Modelagem Matemática no Ensino Superior. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 9, p. 533-550, 2024.
LEITE, Kátia da Costa. Modelagem Matemática na Educação do Campo: Tecendo No-vos Caminhos. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, área de concentração em Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática, UNICENTRO-PR: Guarapuava, 2019.
PIRES, Rogério Fernando; COSTA, Cássia Silva; BOIAGO, Carlos Eduardo Petronilho. Mo-delagem matemática para o estudo de função afim: uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. Intermaths, v. 1, n. 1, p. 77-100, 2020.
SILVA, C. K.; GROENWALD, O. L. O. VIII Encontro Nacional de Educação Matemáti-ca (ENEM). Anais do VIII ENEM – Minicurso. Recife - PE. 2004. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/pdf/02/MC23993901053.pdf. Acesso em: 08 nov. 2023.