Matemática na prática

um olhar (auto)biográfico de uma pedagoga nos anos iniciais

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa narrativa, Anos iniciais, Prática pedagógica, Ensino de matemática

Resumo

Este artigo visa refletir, a partir de uma perspectiva (auto)biográfica, sobre as experiências de uma pedagoga lecionando matemática nos anos iniciais. Justifica-se pela necessidade de valorizar as narrativas docentes como fonte formativa, especialmente diante das fragilidades da formação inicial em matemática. Utiliza-se como metodologia a pesquisa narrativa, articulando memórias escolares, acadêmicas e práticas. O primeiro tópico aborda a pesquisa narrativa como método de investigação e formação, seguido de uma apresentação da trajetória profissional com reflexões sobre a prática docente em matemática. O último tópico reflete sobre a importância da formação continuada no ensino de matemática. Os resultados demonstram que o processo de formação continuada é desafiador para professores sem uma sólida base teórica, e que a formação continuada desempenha papel essencial na superação de dificuldades e no desenvolvimento de práticas pedagógicas mais significativas.

 

DOI: 10.5281/zenodo.16755632

 

Biografia do Autor

Edja Souza Barbosa, Secretaria Municipal de Educação de Teotônio Vilela, Alagoas, Brasil

Mestre em Ensino e Formação de Professores. Professora dos Anos Iniciais pela Secretaria Municipal de Educação de Teotônio Vilela-Alagoas (SEMED/Teotônio Vilela). Alagoas, Brasil.

Claudiene dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

 Doutoranda em Ciências da Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) vinculada à Universidade Aberta do Brasil (UAB). Alagoas, Brasil.

Referências

ABRAHÃO, M. H. M. B. (org.). A aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: Editora Sulina, 2008. Disponível em: https://books.google.com/books?id=-2msIEqLTjkC. Acesso em: 20 jul. 2025.

ANDRÉ, M.; MARTINS, F. de P. Reflexões sobre a formação de professores: um diálogo com Marli André. Revista Devir Educação, Lavras, v. 4, n. 1, p. 188-198, jan./jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Básica. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 21 jul. 2025.

BRETON, H. Investigação narrativa em ciências humanas e sociais. Tradução de Camila Aloisio Alves. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2023. 265 p. E-book.

BUENO, B. O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 11–30, jan./jun. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/fZLqw3P4fcfZNKzjNHnF3mJ/. Acesso em: 1 mai. 2025.

CURI, E. A formação do professor para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: algumas reflexões. REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 7, p. 1-18, nov. 2020. Disponível em: https://funes.uniandes.edu.co/wp-content/uploads/tainacan-items/32454/1206521/CuriEddaAforma25C325A725C325A3o.pdf. Acesso em: 27 abr. 2025.

DOS SANTOS SILVA, B. H. M. et al. Jogos matemáticos como ferramenta educacional lúdica no processo de ensino e aprendizagem da matemática na educação básica. Rebena – Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 246-254, 2022.

FERREIRA, L. N. Al; ALVES, A. R. M.; SILVA, S. C. S. da. As concepções pedagógicas de professoras que ensinam matemática no município de Santana do Cariri - CE. In: MOREIRA, M. M.; SILVA, A. G. F. G. da; ALVES, F. C. (orgs.). O ensino de matemática na educação contemporânea: o devir entre a teoria e a práxis. Iguatu, CE: Quipá Editora, 2021. p. 393-396.

FLEMING, N. D.; MILLS, C. Not another inventory, rather a catalyst for reflection. To Improve the Academy, v. 11, p. 137-155, 1992.

MATOS, R. S. dos S. M. Identidade e profissionalismo docente: uma revisão da abordagem narrativa. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 1, n. 1, p. 61-74, 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2521. Acesso em: 28 abr. 2025.

OLIVEIRA, L. D. G. de C. Pesquisa narrativa e educação: algumas considerações. In: Anais do VIII Congresso Internacional de Educação e Formação de Professores – CIEFOP, Teresina: Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2021. Disponível em: https://www.editorafilo.com. Acesso em: 1 jul. 2025.

PONTES, E. A. S. Mathematics teacher's continuing education in Professional and Technological Education: concepts and questions. 2024. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Edel-Pontes/publication/372348609_Mathematics_teacher's_continuing_education_in_Professional_and_Technological_Education_concepts_and_questions.pdf. Acesso em: 1 maio 2025.

PROUST, M. Em busca do tempo perdido. [S.l.]: InfoLivros.org, [2023?]. Disponível em: https://www.infolivros.org/livro/em-busca-do-tempo-perdido-marcel-proust/. Acesso em: 21 jul. 2025.

SCHRAMME, D. S. Dificuldades dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental ao ministrar aulas de matemática. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2024. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/handle/1884/90297. Acesso em: 1 mai. 2025.

SOARES, M. V. S.; SOUZA, E. A. de; SOUSA FILHO, R. L. de. A formação matemática de professores dos anos iniciais: movimentos iniciais de uma pesquisa. In: Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, 9., 10 e 11 out. 2024, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros (MG). Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/713/236. Acesso em: 27 abr. 2025.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

VENTURA, L.; CRUZ, D. M. Metodologia de narrativas autobiográficas na formação de educadores. Revista Diálogo Educacional, v. 19, n. 60, p. 426-446, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-416X2019000100426&script=sci_arttext. Acesso em: 29 abr. 2025.

Downloads

Publicado

2025-08-06

Como Citar

Barbosa, E. S. ., & dos Santos, . C. . (2025). Matemática na prática: um olhar (auto)biográfico de uma pedagoga nos anos iniciais. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 248–262. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/418