A influência dos jogos matemáticos no aprendizado de jovens e adultos no Brasil

Autores

Palavras-chave:

EJA, Matemática, Ensino, Educação

Resumo

A educação é um direito de todos os brasileiros, assim como rege a Constituição Federativa Brasileira de 1988, assim jovens, adultos e idosos também estão inclusos nesse direito. Desta maneira, a presente investigação propõe analisar a forma que a condução com jogos matemáticos pelo professor pode influenciar na construção da aprendizagem de conteúdos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tal finalidade foram realizadas pesquisas de artigos científicos na plataforma Scielo, como também em livros de autores renomados, como Grando (2004), Freire (2018), Santos (2014), dentre outros. Cabe salientar que este trabalho se trata de uma pesquisa qualitativa e de caráter bibliográfico, que tem por objetivo principal investigar como os jogos matemáticos podem influenciar na construção da aprendizagem de conteúdos de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para fundamentar o trabalho, foram utilizadas legislações que visam a educação como um direito de todos os cidadãos, o Decreto nº 12.048, de 05 de junho de 2024 e livros e artigos voltados para o uso de jogos matemáticos em sala de aula.

 

DOI: 10.5281/zenodo.16795721

Biografia do Autor

Edlainy Aparecida Souza Santos, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Discente da Especialização em Ensino de Ciências e Matemática UAB/UNEAL. Professora da Escola de Educação Básica Espaço Educar e da EJA da SEMED - Penedo. Alagoas, Brasil. 

Claudiene dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Doutoranda em Ciências da Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) vinculada à Universidade Aberta do Brasil (UAB). Alagoas, Brasil. 

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Publicado

2025-08-11

Como Citar

Santos, E. A. S. ., & Santos, C. dos . (2025). A influência dos jogos matemáticos no aprendizado de jovens e adultos no Brasil. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 276–285. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/420