A inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na educação infantil por meio de tecnologias assistivas:

uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17781502

Palavras-chave:

Autismo, Educação Infantil, Tecnologias Assistivas

Resumo

O presente artigo de revisão aborda a inclusão de crianças com transtorno do espectro autista  na Educação Infantil, com ênfase nas tecnologias assistivas como facilitadoras desse processo. O estudo constituiu-se de uma revisão da literatura, caracterizada por uma abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados na base do Google Scholar. Os resultados indicam que as tecnologias assistivas desempenham importante papel na facilitação da comunicação e na aprendizagem das crianças autistas, sendo necessário a preparação da comunidade escolar para integrar efetivamente essas ferramentas na promoção de um ambiente inclusivo. Além disso, foram identificadas as necessidades de formação continuada de professores e de desenvolvimento de políticas públicas que garantam igualdade de oportunidades para todos os alunos. Conclui-se que, apesar dos desafios, com a implementação adequada das tecnologias assistivas, pode ser possível não apenas superar barreiras de comunicação, mas também criar um ambiente educacional que valorize a diversidade e promova o desenvolvimento integral de crianças com Transtorno do Espectro Autista.

Biografia do Autor

Tharcila de Abreu Almeida, UniCarioca

Professora na Fundação Municipal de Educação de Niterói/RJ. Mestra em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca). Doutoranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca).

Maria Inês de Azevedo Ventura, UniCarioca

Professora na Fundação Municipal de Educação de Niterói. Mestra em Educação (UFRJ). Doutoranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca).

Fábio Coelho, UniCarioca

Psicólogo (Universidade Veiga de Almeida) Especialista em Transtornos do Espectro Autista (Uniara). Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca). Doutorando em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca).

Elisa Nacif Diniz, UniCarioca

Professora da Fundação Municipal de Educação de Niterói. Mestra em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca). Doutoranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca).

Gabriel Mello dos Santos Abreu Mól, UniCarioca

Professor no Programa de `Pós-Graduação Stricto Sensu Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca. Mestre em Metodologia e Técnicas de Computação no programa de Pós-graduação em Informática da UFRJ (PPGI).

Mariza Sueli Oliveira Sodré, UniCarioca

Professora do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca. Doutora em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ).

Ana Paula Legey de Siqueira, UniCarioca

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 (CNPq), JoVem Cientista do Nosso Estado (Faperj); Pós-doutora em Divulgação Científica (IEN/CNEN), Doutora em Ciências (IOC/FIOCRUZ), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca.

Antônio Carlos de Abreu Mól, UniCarioca

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq Nível 1 C; Cientista do Nosso Estado do Rio de Janeiro da Faperj, Doutor em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ, Pro Reitor de Ensino do IEN/CNEN; Diretor do Nupi/UniCarioca e Pesquisador do PPG Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca/RJ.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5ª ed., texto revisado). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2022.

ARAÚJO, Paulo Henrique; SANTOS, Verônica Andrade dos; BORGES, Isabella Carolina. O autismo e a inclusão na educação infantil: estudo e revisão. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 19775-19789, 2021.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Diário Oficial da União. Brasília, DF.

CARVALHO, Yuri Mariano. Do velho ao novo: a revisão de literatura como método de fazer ciência. Revista Thema, v. 16, n. 4, p. 913-928, 2019.

CHIOTE, Fernanda de Araújo Binatti. Inclusão da criança com autismo na Educação Infantil: trabalhando a mediação pedagógica. 4. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2023.

COSTA, Matheus Santos; COSTA, Vasti Ferreira Gonçalves; VIEIRA JUNIOR, Niltom. Uso do aplicativo SpeeCH como tecnologia assistiva para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA): um estudo de caso. Revista Educação Especial (Online), v. 36, 2023.

FIGUEIREDO, Ana Cláudia Magalhães Machado; SALES, Káthia Marise Borges. Interação social em estudantes com Transtorno do Espectro Autista-TEA: uma intervenção pedagógica de estimulação com o uso dos Exergames. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 16, n. 10, p. 19640-19651, 2023.

HUMMEL, Eromi Izabel; FERREIRA, Simone. Jogos digitais como recurso de tecnologia assistiva na alfabetização de alunos com transtorno do espectro autista. Human Factors in Design, v. 12, n. 24, p. 048-057, 2023.

MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.

MARTINI, Naiá Ariel Salvaterra et al. O uso de tecnologia assistiva na infância: a busca de caminhos para a participação de todos os alunos. Semina-Revista dos Pós-Graduandos em História da UPF, v. 23, n. 1, p. 220-246, 2024.

MONTENEGRO, Maria Augusta; CELERI, Eloisa Helena Rubello Valler; CASELLA, Erasmo Barbante. Transtorno do Espectro Autista - TEA: Manual Prático de Diagnóstico e Tratamento. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2018.

NEVES, Mônica Moura; BARROSO, Márcia Regina Castro. Tecnologias Assistivas: a utilização da comunicação aumentativa e alternativa em contextos escolares para alunos do espectro autista. Revista FSA, v. 21, n. 4, 2024.

RIBEIRO, Elberto Teles et al. O uso das tecnologias assistivas como uma ferramenta inclusiva na educação especial. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 8, p. 431-442, 2023.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Políticas de inclusão e equidade na educação. Paris: UNESCO, 2020.

VALIM, Rosa Lidice de M.; FARDIM, Carolina; JATOBÁ, Alessandro. Tecnologias assistivas para a promoção da comunicação com crianças com transtorno do espectro autista (TEA): preliminar de pesquisa. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, v. 12, n. 14, p. 150-159, 2023.

VIANNA, Gesika Amorim et al. Transtornos do espectro autista ao longo do desenvolvimento humano. Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 5, p. 19571-19580, 2023.

Downloads

Publicado

2025-12-01

Como Citar

Almeida, T. de A., Ventura, M. I. de A., Coelho, F., Diniz, E. N., Mól, G. M. dos S. A., Sodré, M. S. O., … Mól, A. C. de A. (2025). A inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na educação infantil por meio de tecnologias assistivas: : uma revisão de literatura. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13, 293–305. https://doi.org/10.5281/zenodo.17781502