A inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na educação infantil por meio de tecnologias assistivas:
uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17781502Palavras-chave:
Autismo, Educação Infantil, Tecnologias AssistivasResumo
O presente artigo de revisão aborda a inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na Educação Infantil, com ênfase nas tecnologias assistivas como facilitadoras desse processo. O estudo constituiu-se de uma revisão da literatura, caracterizada por uma abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados na base do Google Scholar. Os resultados indicam que as tecnologias assistivas desempenham importante papel na facilitação da comunicação e na aprendizagem das crianças autistas, sendo necessário a preparação da comunidade escolar para integrar efetivamente essas ferramentas na promoção de um ambiente inclusivo. Além disso, foram identificadas as necessidades de formação continuada de professores e de desenvolvimento de políticas públicas que garantam igualdade de oportunidades para todos os alunos. Conclui-se que, apesar dos desafios, com a implementação adequada das tecnologias assistivas, pode ser possível não apenas superar barreiras de comunicação, mas também criar um ambiente educacional que valorize a diversidade e promova o desenvolvimento integral de crianças com Transtorno do Espectro Autista.
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