Recursos didáticos digitais para auxiliar a recuperação de estudantes reprovados na disciplina de Física I

Autores

  • Robenilson Ferreira dos Santos Instituto Federal de Alagoas
  • Cleonir Coelho Simões Instituto Federal de Minas Gerais
  • Jorge da Conceição dos Santos Instituto Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17872729

Palavras-chave:

Ensino Médio, Tecnologias Digitais, Ensino de Física

Resumo

A produção de materiais didáticos é fundamental para o bom êxito do processo de ensino-aprendizagem e constitui uma das principais tarefas da profissão Docente. Este trabalho teve o objetivo de contribuir para a aprendizagem de estudantes em situação de reprovação escolar na disciplina de Física I. Para tanto, foi realizado um levantamento das  principais razões que levam os estudantes à reprovação escolar, apontadas pelas produções acadêmicas que abordam o tema. Dentre as várias questões, foi verificado que diversos  alunos apontaram as dificuldades em matemática básica e a dinamicidade diminuta das aulas. Logo, neste trabalho, foi proposto a utilização de algumas tecnologias digitais como proposta de recursos didáticos possíveis de serem utilizados nas aulas, além de propostas de  atividades dinâmicas com a utilização do google forms e da plataforma wordwall.

Biografia do Autor

Robenilson Ferreira dos Santos , Instituto Federal de Alagoas

Doutor em Física Atômica e Molecular, pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Ensino e Tecnologias Educacionais, pelo Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista, IFMG- SJE. Licenciado em Física pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Foi estudante de Iniciação científica - CNPq de Agosto de 2009 até Fevereiro de 2011 atuando na área de Física Atômica e Molecular, em especial no plano de trabalho intitulado: Estudo do processo de inversão espacial em moléculas tetra-atômicas " e também no plano de trabalho intitulado "Superfícies bidimensionais de energia potencial e níveis de energia das moléculas NH3 e NF3 ". Foi Coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFAL- Campus Piranhas no período de 2019 à 2021 e tem experiência no Ensino de Física e na área de formação de professores. Desenvolveu diversos projetos de ensino e extensão na área de ensino de física e também participou do PIBID-CAPES no período de 11/2020 à 04/2022, como professor supervisor, PRP-CAPES-11/2022 à 04/2024, como Preceptor. Atualmente se dedica a Física Atômica e Molecular, Programação, Ensino de Física e atua diretamente na formação de professores na área de Física.

Cleonir Coelho Simões , Instituto Federal de Minas Gerais

Professor de Física - IFMG - São João Evangelista. Licenciado em Física pela UFV - MG. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC - MG. Doutor em Ensino de Ciência e Matemática pela UNICSUL - SP

Jorge da Conceição dos Santos, Instituto Federal de Alagoas

Licenciando em Física pelo Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas.

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Publicado

2025-12-09

Como Citar

Santos , R. F. dos, Simões , C. C., & Santos, J. da C. dos. (2025). Recursos didáticos digitais para auxiliar a recuperação de estudantes reprovados na disciplina de Física I. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13, 384–391. https://doi.org/10.5281/zenodo.17872729