O uso de suplementos e os seus efeitos na saúde dos praticantes de musculação das academias do município de Ribeira do Pombal, Bahia, Brasil

Autores

Palavras-chave:

Suplementos, Musculação, Saúde, Drogas

Resumo

O presente estudo teve por objetivo avaliar o uso de suplementos e seus efeitos sociais nas academias de musculação do Município de Ribeira do Pombal. Nesse estudo participaram 12 pessoas, com idade entre 22 e 33 anos. O estudo aponta para a necessidade de trabalhos educativos junto a praticantes de musculação assim como seus instrutores, no que diz respeito o uso de suplementos alimentares. Foi observado que 25% dos pesquisados, não faz uso de suplementos, 75% responderam conhecer os efeitos dessas substâncias, já 83,33% responderam que já usaram suplementos. Esses produtos só podem ser indicados para ser consumidos por profissionais como, médicos e nutricionistas e, o curioso e preocupante é que apenas 8,33% das pessoas entrevistadas procuraram um nutricionista para receber orientação adequada. Diante desse contexto podemos observar que a maioria das pessoas não buscam orientações adequadas por que julgam conhecer os efeitos das substâncias existentes dentro dos suplementos, enquanto isso milhares de pessoas estão ingerindo drogas ao invés de suplementos quando não estão ingerindo uma substância para um determinado fim e na verdade alcançaram outro objetivo, e isso ocorre devido o desconhecimento da população.  Cabe ao profissional de Educação Física orientar quanto a atividade física assim como na prescrição de exercícios. Jamais podemos invadir áreas que não nos competem enquanto profissionais de Educação Física.  

 

DOI: 10.5281/zenodo.16884464

Referências

BACURAU, Reury Frank. Nutrição e Suplementação Esportiva. 6ª ed. São Paulo: phorte,2009.

DÁTTILO, Murilo et al. Suplementação de ribose e seu potencial efeito ergogênico no rendimento físico. Lecturas: Educación física y deportes, n. 114, p. 41, 2007.

PERES, Rodolfo Anthero de Noronha; NETO, Waldemar Marque Guimarães. Guerra Metabólica: Manual de sobrevivência. Londrina: Mediograf, 2ª ed. 2005.

RIBEIRO, Nuno Cobra. A semente da vitória: 7ª ed. Senac, São Paulo, 2001.

SAMPAIO, Elvira de Souza de. Biologia Aplicada a Educação Física. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 1997.

DE MORAES, Milton Rocha et al. Suplementação de monoidrato de creatina: efeitos sobre a composição corporal, lactacidemia e desempenho de nadadores jovens. Motriz Revista de Educação Física, p. 15-24, 2004.

http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/issue/view/632,

Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd114/suplementacao-de-ribose.htm,

Disponível em: http://esportenews.esporte.ws/efrtuto/cadastroautor.swf.

Disponível em: http://revistadeeducacaofisica.com.br/artigos/2005/ARTIGO7.pdf:

Downloads

Publicado

2025-08-15

Como Citar

Caetano, A. S., & Caetano, J. D. (2025). O uso de suplementos e os seus efeitos na saúde dos praticantes de musculação das academias do município de Ribeira do Pombal, Bahia, Brasil . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 309–319. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/425