A abordagem da matemática no curso de pedagogia

a convergência dos saberes curriculares propostos no PPC com a prática da sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Formação Docente, Pedagogia, Prática Educativa

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender como ocorre a abordagem da Matemática no curso de Pedagogia, investigando a convergência entre os saberes propostos pelas ementas e as habilidades indicadas pela Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa, de natureza qualitativa, fundamenta-se em uma abordagem bibliográfica e documental, considerando obras atuais e diretrizes oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação, 2019) e autores como Fiorentini e Lorenzato (2021), Smole et al. (2022), Tardif (2014), dentre outros. O estudo parte da constatação de que muitos cursos de Pedagogia ainda tratam a matemática de forma fragmentada e desvinculada da prática docente, o que dificulta a construção de uma identidade profissional segura no ensino da disciplina. Como resultados esperados, prevê-se identificar lacunas na articulação entre conteúdos matemáticos e metodologias de ensino, bem como apontar caminhos para uma formação mais integrada, contextualizada e reflexiva. Espera-se, ainda, contribuir para a melhoria das práticas formativas nos cursos de Pedagogia, valorizando a interdisciplinaridade e a construção crítica do conhecimento matemático na formação docente.

 

DOI: 10.5281/zenodo.16884617

Biografia do Autor

Silvio de Albuquerque Costa, Escola Estadual do Estado de Alagoas Prof. Rosalvo Lobo

Especialista em Formação de Professores em Ciências da Natureza: Física e Matemática (UFAL). Professor dos anos finais do ensino fundamental (Escola de Ensino Fundamental Prof. Medea Cavalcanti de Albuquerque) e professor do ensino médio (Escola Estadual Prof. Rosalvo Lobo). Alagoas, Brasil. 

Claudiene dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Doutoranda em Ciências da Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Alagoas, Brasil. 

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

Costa, S. de A., & Santos, C. dos. (2025). A abordagem da matemática no curso de pedagogia: a convergência dos saberes curriculares propostos no PPC com a prática da sala de aula. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 320–335. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/426