Gestão democrática na educação

a importância da participação da comunidade escolar

Autores

  • Aldilene Cordeiro Pena Faculdade Interamericana de Ciências Sociais - FICS
  • Edinair Tavares Brazão Faculdade Interamericana de Ciências Sociais - FICS
  • Belcivaldo Pimentel de Matos Faculdade Interamericana de Ciências Sociais - FICS
  • Sandra Maria Martins Cardoso Casimiro Faculdade Interamericana de Ciências Sociais - FICS
  • Rizete Griffit do Valle Faculdade Interamericana de Ciências Sociais - FICS
  • Claudio Peres Neto Faculdade Interamericana de Ciências Sociais - FICS
  • Jacyguara Costa Pinto Faculdade Interamericana de Ciências Sociais - FICS

Palavras-chave:

Gestão democrática, Participação comunitária, Educação pública, Projeto político-pedagógico, Gestão escolar

Resumo

O presente artigo discute a gestão democrática no contexto da educação pública brasileira, com ênfase na participação da comunidade escolar como elemento estruturante de uma escola mais inclusiva, transparente e comprometida com a cidadania. A pesquisa tem como base uma abordagem teórico-bibliográfica, com autores consagrados da área educacional, como Paro, Freire, Libâneo, Veiga e Lück, que sustentam a importância do diálogo, da escuta ativa e da corresponsabilidade na construção de ambientes escolares mais democráticos. Ao analisar os fundamentos legais e os desafios práticos da gestão participativa, o texto evidencia que o envolvimento de professores, estudantes, famílias e lideranças locais fortalece os vínculos sociais e melhora a qualidade da aprendizagem. O projeto político-pedagógico (PPP), os conselhos escolares e os espaços coletivos de decisão são destacados como instrumentos fundamentais nesse processo. Também se reconhecem os obstáculos ainda enfrentados para a efetivação dessa gestão, como a falta de formação dos profissionais, o esvaziamento dos espaços colegiados e as resistências culturais. Conclui-se que a consolidação da gestão democrática exige não apenas políticas públicas adequadas, mas também mudanças de postura, formação contínua e valorização da escuta. A escola, quando aberta ao diálogo com a comunidade, transforma-se em um espaço de emancipação e pertencimento.

 

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Publicado

2025-08-19

Como Citar

Pena, A. C., Brazão, E. T., Matos, B. P. de, Casimiro, S. M. M. C., Valle, R. G. do, Peres Neto, C., & Pinto, J. C. (2025). Gestão democrática na educação: a importância da participação da comunidade escolar. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 350–358. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/429