Aprendizagem matemática mediada por atividades lúdicas ou materiais concretos para alunos com Transtorno do Espectro Autista

Autores

Palavras-chave:

Recursos Adaptados, Ensino de Matemática, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

O presente trabalho traz reflexões significativas para que haja a inclusão e construção de conhecimentos para as crianças autistas através de estratégias de ensino, pois para o ensino da matemática não há um único caminho. Vários são os recursos e propostas que o professor pode considerar na sua prática, embasando-os na sua experiência e no conhecimento que os discentes demonstram no decorrer das atividades. Portanto, o objetivo é direcionar os professores para incluir os autistas no processo de aprendizagem mediado por jogos ou materiais concretos. A investigação foi conduzida e fundamentada na pesquisa qualitativa, por meio de revisão bibliográfica e análise documental, utilizando artigos acadêmicos, relatórios institucionais e documentos oficiais sobre o processo de aprendizagem de alunos com TEA – Transtorno do Espectro Autista. Os resultados apontam que o uso de recursos visuais, materiais concretos, atividades lúdicas e tecnologias assistivas contribuem significativamente para a compreensão dos conceitos matemáticos. A capacitação docente e a construção de um ambiente escolar inclusivo são fundamentais para o sucesso dessas estratégias.

 

DOI: 10.5281/zenodo.16905760

Biografia do Autor

Wilaminni Suzan Feijo dos Santos Sampaio, Instituto Federal de Alagoas

Especialista em Linguagens e Práticas Sociais pelo Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió.

Claudiene dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Doutoranda em Ciências da Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) vinculada à Universidade Aberta do Brasil (UAB). Alagoas, Brasil.   

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Publicado

2025-08-19

Como Citar

Sampaio, W. S. F. dos S., & Santos, C. dos. (2025). Aprendizagem matemática mediada por atividades lúdicas ou materiais concretos para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 359–375. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/430