A arte como ferramenta de transformação social nas escolas municipais de Santana, Amapá, Brasil

Autores

  • Evanda Machado de Oliveira Figueira Faculdad Interamericana de Ciências Sociais - FICS

Palavras-chave:

Arte, Transformação Social, Educação

Resumo

O objetivo geral foi analisar como a arte pode ser utilizada como instrumento de transformação social nas escolas municipais de Santana, Amapá, considerando seu impacto na formação cidadã, no desenvolvimento emocional e na inclusão dos estudantes. A presente pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, de natureza descritiva e com abordagem qualitativa. Quanto aos resultados, foram investigadas as práticas pedagógicas relacionadas à arte desenvolvidas nas escolas municipais de Santana e seus efeitos na participação e no engajamento dos alunos, como a arte contribui para o fortalecimento de valores sociais, culturais e éticos no ambiente escolar, e também, os desafios e as potencialidades enfrentados por professores e gestores na implementação de projetos artísticos com foco na transformação social. E, concluiu-se que a arte, quando intencionalmente incorporada ao projeto pedagógico das escolas municipais de Santana, tem o poder de transformar o ambiente educacional e social. Através dela, é possível promover o protagonismo estudantil, a inclusão e a formação de cidadãos críticos e sensíveis às questões sociais.

 

 

DOI: 10.5281/zenodo.16905920

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Publicado

2025-08-19

Como Citar

Figueira, E. M. de O. (2025). A arte como ferramenta de transformação social nas escolas municipais de Santana, Amapá, Brasil. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 376–387. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/431