O uso da sequência didática como estratégia metodológica para o ensino de função do 1° grau

Autores

Palavras-chave:

Metodologia de ensino, Funções afins, Sequências didáticas

Resumo

O presente trabalho defende a importância das sequências didáticas como metodologia eficaz para o ensino e aprendizagem de funções afins (funções do 1º grau). Argumenta-se que a estrutura organizada de planejamento, aplicação e avaliação das sequências didáticas otimiza o estudo do tema, considerando diferentes níveis de complexidade e a interligação dos conhecimentos matemáticos. No âmbito específico da matemática, e notadamente nas funções afins – ferramenta essencial com aplicações em ciências exatas e economia – a pesquisa busca mitigar as dificuldades comuns enfrentadas pelos estudantes. Argumenta-se que a sequência didática oferece um arcabouço pedagógico robusto para potencializar a compreensão desse tema crucial. O estudo de natureza qualitativa aborda a temática das sequências didáticas no estudo de funções afins de forma criteriosa e analítica. A pesquisa se baseia em definições de sequência didática de diferentes autores e é fundamentada em artigos de relevância acadêmica para a definição de função afim. Estudos de Pessoa (2024), Cardoso (2024), Zabala (1998) e Oliveira (2013), dentre outros, são essenciais para a conceituação de sequência didática.

 

Biografia do Autor

José Adriano Ribeiro da Silva, Rede Estadual de Educação do  Estado de Alagoas

Professor de matemática da Rede Estadual de Educação do  Estado de Alagoas. Especialista em Educação Especial e Inclusiva e Neuro psicopedagogia Institucional e Clínica/ Faveni. Especialista Educação Especial, Graduação em Matemática/ Ufal, Graduado em pedagogia Faveni, Cursando Letras libras, Centro universitário Unica. 

Claudiene dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Doutoranda em Ciências da Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) vinculada à Universidade Aberta do Brasil (UAB). Alagoas, Brasil. 

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Publicado

2025-08-21

Como Citar

Silva, J. A. R. da, & Santos, C. dos. (2025). O uso da sequência didática como estratégia metodológica para o ensino de função do 1° grau. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 441–451. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/432