O uso da sequência didática como estratégia metodológica para o ensino de função do 1° grau
Palavras-chave:
Metodologia de ensino, Funções afins, Sequências didáticasResumo
O presente trabalho defende a importância das sequências didáticas como metodologia eficaz para o ensino e aprendizagem de funções afins (funções do 1º grau). Argumenta-se que a estrutura organizada de planejamento, aplicação e avaliação das sequências didáticas otimiza o estudo do tema, considerando diferentes níveis de complexidade e a interligação dos conhecimentos matemáticos. No âmbito específico da matemática, e notadamente nas funções afins – ferramenta essencial com aplicações em ciências exatas e economia – a pesquisa busca mitigar as dificuldades comuns enfrentadas pelos estudantes. Argumenta-se que a sequência didática oferece um arcabouço pedagógico robusto para potencializar a compreensão desse tema crucial. O estudo de natureza qualitativa aborda a temática das sequências didáticas no estudo de funções afins de forma criteriosa e analítica. A pesquisa se baseia em definições de sequência didática de diferentes autores e é fundamentada em artigos de relevância acadêmica para a definição de função afim. Estudos de Pessoa (2024), Cardoso (2024), Zabala (1998) e Oliveira (2013), dentre outros, são essenciais para a conceituação de sequência didática.
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