Currículo e Diversidade Cultural

Caminhos para uma Educação Antirracista e Plural

Autores

  • Elson Max Fernandes da Fonseca Universidad de La Integración de Las Américas - UNIDA
  • Janete Ferreira Padilha FACEF
  • Boaventura da Silva Leite Filho Universidad Del Sol - UNADES
  • Maria Goreth José Inácio Soares Universidad Del Sol - UNADES
  • Maria Regina de Oliveira  Testa Universidad Del Sol - UNADES
  • Janaina Mendes da Silva Universidad Del Sol - UNADES
  • Neudson Rosa Gonçalves Universidad Del Sol - UNADES
  • Marisa Ribeiro de Moura Universidad Del Sol - UNADES

Palavras-chave:

Currículo, Diversidade Cultural, Educação Antirracista, Políticas Educacionais, Formação Docente

Resumo

Este artigo analisa criticamente a relação entre currículo escolar e diversidade cultural, destacando os desafios e as possibilidades para a construção de uma educação antirracista no Brasil. Partindo do pressuposto de que o currículo não é neutro, mas sim um espaço de disputa simbólica e política, discute-se a importância da valorização de identidades culturais historicamente marginalizadas. A pesquisa fundamenta-se em uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa e caráter exploratório, com ênfase em produções acadêmicas publicadas nos últimos dez anos. Os resultados apontam que, embora haja avanços legais e teóricos, persistem barreiras estruturais como o racismo institucional, a insuficiência da formação docente e a resistência à implementação de práticas pedagógicas plurais. Conclui-se que a transformação do currículo em um instrumento de equidade exige um compromisso político contínuo, ações formativas integradas e políticas públicas efetivas voltadas à promoção da diversidade.

 

DOI: 10.5281/zenodo.16923776

 

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Publicado

2025-08-21

Como Citar

Fonseca, E. M. F. da, Padilha, J. F., Leite Filho, B. da S., Soares, M. G. J. I., Testa, M. R. de O., Silva, J. M. da, … Moura, M. R. de. (2025). Currículo e Diversidade Cultural: Caminhos para uma Educação Antirracista e Plural. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 452–460. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/433