Gestão democrática na escola
construindo juntos o futuro da educação
Palavras-chave:
Gestão escolar, Participação comunitária, Projeto político-pedagógico, Democracia na educação, ColaboraçãoResumo
Este artigo aborda a gestão democrática na escola como um processo coletivo que valoriza a participação ativa de professores, alunos, famílias e comunidade. A partir de uma revisão teórica, são exploradas as formas como o diálogo aberto, a transparência e a colaboração podem transformar a rotina escolar, promovendo um ambiente mais acolhedor e eficiente. Destaca-se a importância do projeto político-pedagógico construído em conjunto, assim como o papel fundamental dos conselhos escolares e das assembleias para garantir que as decisões reflitam as necessidades reais do território. O texto também apresenta os principais desafios para envolver todos os atores da escola, como a falta de interesse ou dificuldades de comunicação, e sugere estratégias para superá-los. Conclui-se que a gestão democrática não é apenas um ideal, mas uma prática possível que fortalece o sentido de pertencimento e o compromisso com uma educação de qualidade para todos.
DOI: 10.5281/zenodo.16952340
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