Gestão democrática na escola

construindo juntos o futuro da educação

Autores

  • Aldilene Cordeiro Pena Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Arlêne Barbosa Tavares Ferreira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Rizete Griffit do Valle Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Maria Emília Lima da Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Doroselma Nunes dos Santos Universidad Del Sol - UNADES
  • Jeorge Crelson Soares Avinte Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Gestão escolar, Participação comunitária, Projeto político-pedagógico, Democracia na educação, Colaboração

Resumo

Este artigo aborda a gestão democrática na escola como um processo coletivo que valoriza a participação ativa de professores, alunos, famílias e comunidade. A partir de uma revisão teórica, são exploradas as formas como o diálogo aberto, a transparência e a colaboração podem transformar a rotina escolar, promovendo um ambiente mais acolhedor e eficiente. Destaca-se a importância do projeto político-pedagógico construído em conjunto, assim como o papel fundamental dos conselhos escolares e das assembleias para garantir que as decisões reflitam as necessidades reais do território. O texto também apresenta os principais desafios para envolver todos os atores da escola, como a falta de interesse ou dificuldades de comunicação, e sugere estratégias para superá-los. Conclui-se que a gestão democrática não é apenas um ideal, mas uma prática possível que fortalece o sentido de pertencimento e o compromisso com uma educação de qualidade para todos.

 

DOI: 10.5281/zenodo.16952340

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Publicado

2025-08-26

Como Citar

Pena, A. C., Ferreira, A. B. T., Valle, R. G. do, Silva, M. E. L. da, Santos, D. N. dos, Avinte, J. C. S., & Pinto, J. C. (2025). Gestão democrática na escola: construindo juntos o futuro da educação. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 461–468. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/434