As perspectivas do uso de metodologias ativas na educação técnica e profissional no novo ensino médio

Autores

  • Welton Paulo Siqueira Must University
  • Marcio Rodrigues da Cunha Reis Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Luiz Eduardo Bento Ribeiro Instituto Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17867472

Palavras-chave:

Metodologia ativas, Aprendizagem, Ensino Médio

Resumo

A proposta deste artigo foi abordar a necessidade de implementação e difusão de metodologias ativas de ensino no contexto do ensino médio, e o objetivo geral foi de compreender o papel da metodologia ativa no processo de ensino e aprendizagem de discentes nos itinerários formativos de educação técnica do novo ensino médio. A metodologia utilizada foi de pesquisa descritiva e a fundamentação teórica foi embasada em livros, artigos, periódicos e outros materiais que abordem sobre as metodologias ativas, mediações pedagógicas, didática e as tecnologias da informação e comunicação na educação. Os resultados encontrados discorrem sobre a importância da utilização destas metodologias como estratégias de ensino, que busquem a autonomia dos discentes e proporcionem um ensino que seja mediado pelo professor, tornando a aprendizagem mais eficaz, principalmente no ensino médio, por meios dos itinerários formativos. Por meio desta pesquisa, foi possível compreender o conceito e aplicação de metodologias ativas, mas sem perder a importância da didática na prática de ensino. Foi possível entender também a necessidade de praticar e engajar os professores ao uso dessas metodologias para tornar esse ensino mais atrativo e que atenda as necessidades dos discentes.

Biografia do Autor

Welton Paulo Siqueira, Must University

Possui Graduações em Pedagogia (2017) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2016) e em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Salgado de Oliveira (2006). Pós Graduação em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2010), Neuropsicopedagogia pelo Instituto Wallon (2021), Docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica pelo IFG (2023) e MBA em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Centro Oeste por meio do Instituto 360 Educacional em 2024 e Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Marcio Rodrigues da Cunha Reis, Universidade Federal de Goiás - UFG

Possui doutorado (2020) e mestrado (2014) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduação (2011) em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente é Líder e Pesquisador do Grupo de Estudos em Ciência e Tecnologia (GCITE) e Pesquisador do Laboratório de Modelagem de Sistemas (LMS) da Universidade Federal de Goiás - UFG, onde desenvolve trabalhos na área de Computação Evolutiva e Modelagem de Sistemas como Professor efetivo do curso de Automação Industrial do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás. Desenvolve também atividades de pesquisa com foco em inteligência artificial aplicada ao suporte em diagnósticos de exames que utilizam imagens médicas.

Luiz Eduardo Bento Ribeiro, Instituto Federal de Goiás

Possui Pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás, Doutorado (2016) e Mestrado (2012) em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Automação pela Universidade Federal de Goiás (2008). Atua como professor no Instituto Federal de Goiás campus Senador Canedo. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Instrumentação Eletrônica, Microfabricação, MEMS, Microfluídica e Sistemas Embarcados.

Referências

ANDRADE, L.G.S.B.; FERRETE, R.B. Metodologias ativas e a educação profissional e tecnológica: invertendo a sala de aula em vista de uma aprendizagem significativa. Sergipe: EPT Revista, v. 3, N. 2, 2019.

ALBUQUERQUE, José Gicelmo Melo; GASPEROTO, Hélder Henrique Jacovetti; SILVA, Francisco Augusto. Contribuição das Metodologias Ativas na aprendizagem dos alunos do Ensino Médio. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 9, p. 551-561, 2024.

BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. ePUB.

BARBOSA, E.F. MOURA, D.G. Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Rio de Janeiro: SENAC, v. 39, n. 2, 2013.

CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

CASTAMAN, A.S.; TOMMASINI, A. Aprendizagem baseada em problemas: experiências na Educação Profissional e Tecnológica. Fortaleza: Revista Labor. V. 1 nº 24, 2020.

COSTA, M.A. COUTINHO, E.H.L. Metodologias ativas e currículo integrado: a travessia para as práticas pedagógicas motivadoras na educação profissional técnica de nível médio. Rio de Janeiro, SENAC, v. 45, n. 3, 2019.

DELISLE, Robert. Como realizar a Aprendizagem Baseada em Problemas. Porto: ASA, 2000.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GIORDANO, C.V.; SANTOS, F. A.; LIMA, F. G. F. Avaliação da Aplicação Efetiva da Gamificação na Educação Profissional e Tecnológica: Casos selecionados. Erechim: Revista Perspectiva. v. 45, n. 172, 2021.

INOCENTE, L. TOMMASINI, A. CASTAMAN, A. S. Metodologias ativas na educação profissional e tecnológica. Revista Redin, V. 7 nº 1, 2018.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

LIBÂNEO, J. C., SUANNO, M. V.R., LIMONTA, S. V. (Orgs.). Concepções e Práticas em um mundo em mudança: diferentes olhares para a didática. Goiânia: Ed. PUC Goiás, 2011.

LOPES, A. C. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Brasília: Revista Retratos da Escola, v. 13, n. 25, 2019.

LOVATO, F.L. MICHELOTTI, A. SILVA, C.B. LORETO, E, L, S. Metodologias Ativas de Aprendizagem: uma Breve Revisão. Canoas: Revista Acta Scientiae, V. 20 n. 2, 2018.

MORAN, J. M.; MASSETTO, Marcos T.; BEHRES, Marilda A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Cortez, 2002.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Matemática e formação integral na Educação Profissional e Tecnológica: o papel do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Revista Alagoana de Ensino de Matemática, v. 1, p. 4-16, 2025.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Ensinar e aprender Matemática na Educação Profissional e Tecnológica: a construção de um sincronismo didático. REVISTA DELOS, v. 18, n. 73, p. e7102-e7102, 2025.

SILVA, M. R., Krawczyk, N. R., Calçada, G. E. C. Juventudes, novo ensino médio e itinerários formativos: o que propõem os currículos das redes estaduais. São Paulo: Revista Educação e Pesquisa, nº 49, 2023.

TEIXEIRA, R. F. B. Educação no Século XXI - Volume 28 – Gestão e Políticas Públicas. Belo Horizonte: Poisson, 2019.

ZACARIOTTO, W. A. Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação. São Paulo: 2012.

Downloads

Publicado

2025-12-09

Como Citar

Siqueira, W. P., Reis, M. R. da C., & Ribeiro, L. E. B. (2025). As perspectivas do uso de metodologias ativas na educação técnica e profissional no novo ensino médio. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13, 369–383. https://doi.org/10.5281/zenodo.17867472