As perspectivas do uso de metodologias ativas na educação técnica e profissional no novo ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17867472Palavras-chave:
Metodologia ativas, Aprendizagem, Ensino MédioResumo
A proposta deste artigo foi abordar a necessidade de implementação e difusão de metodologias ativas de ensino no contexto do ensino médio, e o objetivo geral foi de compreender o papel da metodologia ativa no processo de ensino e aprendizagem de discentes nos itinerários formativos de educação técnica do novo ensino médio. A metodologia utilizada foi de pesquisa descritiva e a fundamentação teórica foi embasada em livros, artigos, periódicos e outros materiais que abordem sobre as metodologias ativas, mediações pedagógicas, didática e as tecnologias da informação e comunicação na educação. Os resultados encontrados discorrem sobre a importância da utilização destas metodologias como estratégias de ensino, que busquem a autonomia dos discentes e proporcionem um ensino que seja mediado pelo professor, tornando a aprendizagem mais eficaz, principalmente no ensino médio, por meios dos itinerários formativos. Por meio desta pesquisa, foi possível compreender o conceito e aplicação de metodologias ativas, mas sem perder a importância da didática na prática de ensino. Foi possível entender também a necessidade de praticar e engajar os professores ao uso dessas metodologias para tornar esse ensino mais atrativo e que atenda as necessidades dos discentes.
Referências
ANDRADE, L.G.S.B.; FERRETE, R.B. Metodologias ativas e a educação profissional e tecnológica: invertendo a sala de aula em vista de uma aprendizagem significativa. Sergipe: EPT Revista, v. 3, N. 2, 2019.
ALBUQUERQUE, José Gicelmo Melo; GASPEROTO, Hélder Henrique Jacovetti; SILVA, Francisco Augusto. Contribuição das Metodologias Ativas na aprendizagem dos alunos do Ensino Médio. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 9, p. 551-561, 2024.
BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. ePUB.
BARBOSA, E.F. MOURA, D.G. Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Rio de Janeiro: SENAC, v. 39, n. 2, 2013.
CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
CASTAMAN, A.S.; TOMMASINI, A. Aprendizagem baseada em problemas: experiências na Educação Profissional e Tecnológica. Fortaleza: Revista Labor. V. 1 nº 24, 2020.
COSTA, M.A. COUTINHO, E.H.L. Metodologias ativas e currículo integrado: a travessia para as práticas pedagógicas motivadoras na educação profissional técnica de nível médio. Rio de Janeiro, SENAC, v. 45, n. 3, 2019.
DELISLE, Robert. Como realizar a Aprendizagem Baseada em Problemas. Porto: ASA, 2000.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GIORDANO, C.V.; SANTOS, F. A.; LIMA, F. G. F. Avaliação da Aplicação Efetiva da Gamificação na Educação Profissional e Tecnológica: Casos selecionados. Erechim: Revista Perspectiva. v. 45, n. 172, 2021.
INOCENTE, L. TOMMASINI, A. CASTAMAN, A. S. Metodologias ativas na educação profissional e tecnológica. Revista Redin, V. 7 nº 1, 2018.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
LIBÂNEO, J. C., SUANNO, M. V.R., LIMONTA, S. V. (Orgs.). Concepções e Práticas em um mundo em mudança: diferentes olhares para a didática. Goiânia: Ed. PUC Goiás, 2011.
LOPES, A. C. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Brasília: Revista Retratos da Escola, v. 13, n. 25, 2019.
LOVATO, F.L. MICHELOTTI, A. SILVA, C.B. LORETO, E, L, S. Metodologias Ativas de Aprendizagem: uma Breve Revisão. Canoas: Revista Acta Scientiae, V. 20 n. 2, 2018.
MORAN, J. M.; MASSETTO, Marcos T.; BEHRES, Marilda A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Cortez, 2002.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Matemática e formação integral na Educação Profissional e Tecnológica: o papel do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Revista Alagoana de Ensino de Matemática, v. 1, p. 4-16, 2025.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Ensinar e aprender Matemática na Educação Profissional e Tecnológica: a construção de um sincronismo didático. REVISTA DELOS, v. 18, n. 73, p. e7102-e7102, 2025.
SILVA, M. R., Krawczyk, N. R., Calçada, G. E. C. Juventudes, novo ensino médio e itinerários formativos: o que propõem os currículos das redes estaduais. São Paulo: Revista Educação e Pesquisa, nº 49, 2023.
TEIXEIRA, R. F. B. Educação no Século XXI - Volume 28 – Gestão e Políticas Públicas. Belo Horizonte: Poisson, 2019.
ZACARIOTTO, W. A. Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação. São Paulo: 2012.