Raízes e Transformações

A jornada da educação escolar indígena no Brasil

Autores

  • Benedita Zenira Américo de Souza Leite Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Edinair Tavares Brazão Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • José Wellington Ferreira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Povos Indígenas, Interculturalidade, Políticas Educacionais

Resumo

Este artigo analisa a trajetória da educação escolar indígena no Brasil, com foco nos processos históricos de resistência cultural, nas conquistas legais e nos desafios atuais. A partir de uma abordagem bibliográfica, a pesquisa foi desenvolvida com base em materiais disponíveis em plataformas acadêmicas como Google Acadêmico e SciELO Library, utilizando obras de autores que discutem criticamente a educação escolar indígena. À luz de marcos normativos como a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), evidencia-se o reconhecimento da escola indígena como espaço intercultural, bilíngue e específico. Apesar dos avanços, persistem entraves relacionados à formação de professores indígenas, à produção de materiais didáticos adequados e à valorização dos saberes tradicionais. Ressalta-se o papel da autogestão educacional pelas próprias comunidades como estratégia de fortalecimento identitário e afirmação da autonomia. Infere-se, portanto, que a educação escolar indígena transcende o caráter de uma simples política educacional, configurando-se como um processo político e cultural fundamental para a construção de uma sociedade plural, democrática e inclusiva.

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Publicado

2025-08-31

Como Citar

Leite, B. Z. A. de S., Brazão, E. T., & Ferreira, J. W. (2025). Raízes e Transformações: A jornada da educação escolar indígena no Brasil . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 469–486. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/436