Educação Ambiental na Escola
Sustentabilidade e Consumo Consciente no Ensino Fundamental II
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Sustentabilidade, Consumo Consciente, Ensino Fundamental IIResumo
Este artigo discute a importância da integração da Educação Ambiental no ambiente escolar, com ênfase em seu papel na promoção da sustentabilidade e do consumo consciente entre estudantes do Ensino Fundamental II. A educação, em seu caráter transformador, deve fomentar a articulação de conhecimentos, atitudes, habilidades, comportamentos e práticas que possam ser efetivamente aplicados e compartilhados com a sociedade. A proposta pedagógica desenvolvida baseou-se em atividades teóricas e práticas, incentivando o engajamento dos alunos na reflexão crítica e em ações concretas frente aos desafios ambientais contemporâneos. Essas atividades tiveram como objetivo ampliar o conhecimento científico, ao mesmo tempo em que promoveram a conscientização sobre a responsabilidade individual e coletiva na conservação dos recursos naturais. Os resultados observados indicaram que os estudantes foram capazes de analisar criticamente questões ecológicas atuais e incorporar hábitos mais sustentáveis e éticos em sua rotina diária. Este estudo busca contribuir para o desenvolvimento de uma cultura escolar ambientalmente consciente, pautada na cidadania ambiental, na transformação social e no protagonismo juvenil, aliando conhecimento científico, reflexão social e práticas sustentáveis em direção a uma sociedade mais justa e ambientalmente equilibrada.
DOI: 10.5281/zenodo.17037940
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