Estratégias de prevenção à indisciplina que são implementadas com os alunos do Ensino Médio, da Escola Estadual Tiradentes, de Macapá/AP no ano de 2023

Autores

  • Diana Socorro Leal Barreto Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Palavras-chave:

indisciplina escolar, Estratégias de prevenção, Comunidade escolar

Resumo

A indisciplina escolar é uma questão complexa que precisa ser compreendida em suas causas, efeitos no ambiente educacional e estratégias de prevenção e intervenção. Os fatores que contribuem para a indisciplina podem estar relacionados à falta de envolvimento dos pais, dificuldades de aprendizagem, problemas socioemocionais e influências culturais. Seus impactos não apenas afetam o desempenho acadêmico dos alunos, mas também comprometem o clima da sala de aula, a motivação dos colegas e a qualidade do ensino. A pesquisa evidenciou a necessidade de tratar a indisciplina não apenas como um problema individual, mas como uma preocupação coletiva que atinge toda a comunidade escolar. Nesse sentido, o objetivo geral foi identificar estratégias de prevenção à indisciplina implementadas com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Tiradentes, em Macapá/AP, no ano de 2023. A investigação adotou abordagem quantitativa, de caráter descritivo e desenho não experimental. Utilizou-se um questionário tricotômico com questões fechadas aplicado a 15 professores, 83 estudantes, duas pedagogas e um diretor. O estudo trabalhou com amostragem intencional, envolvendo uma população representativa selecionada. Conclui-se que a criação de estratégias proativas, que busquem não apenas corrigir comportamentos inadequados, mas também fomentar uma cultura de respeito e responsabilidade, contribui significativamente para a prevenção da indisciplina em sala de aula.

 

DOI: 10.5281/zenodo.17039392

Referências

BOYNTON, Mark. BOYNTON, Christine. Prevenção e resolução de problemas disciplinares: guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL/CF. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm > Acesso em: 20 nov. 2023.

BRASIL/LDB. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei 9.94/1996. – 2. Ed. – Rio de Janeiro: Lamparina, 2023.

FRANÇA, Sonia A. Moreira. A indisciplina como matéria do trabalho ético e político. In: AQUINO, Júlio Groppa. (Org.) Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 18 ed. São Paulo: Summus, 2016. p. 139-148.

FREIXO, Manuel João Vaz. Metodologia científica: fundamentos, métodos e técnicas. Lisboa. Instituto Piaget, 2009.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MACHADO, Mércia Freire Rocha Cordeiro. MATOS, Elizete Lúcia Moreira. O planejamento e o uso dos recursos didáticos tecnológicos no apoio às aulas expositivas. In: FERREIRA, Jacques de Lima. (Org). Formação de professores: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. p. 148-170.

PARRAT-DAYAN, Silvia. Como enfrentar a indisciplina na escola. 2. ed., 4ª Reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade.18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. Disponível em:<http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/1428/minayo 2001.pdf>. Acessado em 20.08.2023.

PASSOS, Laurizete Ferragut. A indisciplina e o cotidiano escolar: novas abordagens, novos significados. In: AQUINO, Júlio Groppa. (Org.) Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. ed. São Paulo: Summus, 2016. p. 117-127.

SAMPIERI, Roberto Hernández. Metodologia dela investigación. Mc graw – Hill interamericana de S.A. México, 1997.

SOARES, Kátia Cristina Dambiski. SOARES, Marcos Aurélio Silva. Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica. Curitiba: InterSaberes, 2017. (Séries Fundamentos da Educação).

WINNICOTT, D. W. Privação e delinquência (4a ed.). São Paulo: Martins Fontes, 2005.

WINTER, Edna Magali. FURTADO, Waléria. Didática e os Caminhos da docência.

Curitiba: InterSaberes, 2017.

Downloads

Publicado

2025-09-02

Como Citar

Barreto, D. S. L. (2025). Estratégias de prevenção à indisciplina que são implementadas com os alunos do Ensino Médio, da Escola Estadual Tiradentes, de Macapá/AP no ano de 2023. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 508–523. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/442