Plano municipal de educação e seus desafios do município de Manacapuru-AM/Brasil, no período de 2022-2023

Autores

  • Paula Francinette Sá Mota Universidad de La Integración de Las Américas - UNIDA
  • Maria Selma da Silva Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Neliany Castro de Menezes Universidad de La Integración de Las Américas - UNIDA
  • Idjane Sueleyde das Neves Marinho Universidad de La Integración de Las Américas - UNIDA

Palavras-chave:

PME, Educação, Gestão

Resumo

O presente estudo explana sobre o Plano Municipal de Educação e seus Desafios do Município de Manacapuru-AM/Brasil, no Período 2022-2023”. O mesmo consiste em estratégias e políticas educacionais que contemplam o propósito de avaliação e monitoramento constante, à luz da Constituição Federal e da Lei Orgânica do Município. Além disso, é um documento que representa de forma organizada o processo participativo, bem como ser um instrumento democrático em sua conceituação, objetivos e metodologia operacional. Teve como objetivo geral: Identificar os desafios da gestão para atingir as metas do Plano Municipal de Educação. A pesquisa adotou uma metodologia exploratória descritiva com enfoque qualitativo como procedimento técnico operacionalizada por meio de questionários aplicados nas instituições e departamentos de ensino. Os principais resultados mostram que se o Plano Municipal de Educação foi executado de forma plausível, com o apoio do poder público, com isso os valores educacionais esperados serão maiores pois as atividades direcionadas devem ser desenvolvidas dentro do prazo estipulado para alcance das metas.

 

DOI: 10.5281/zenodo.17088246

 

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Publicado

2025-09-09

Como Citar

Mota, P. F. S., Silva, M. S. da, Menezes, N. C. de, & Marinho, I. S. das N. (2025). Plano municipal de educação e seus desafios do município de Manacapuru-AM/Brasil, no período de 2022-2023. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 544–558. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/443