A importância da coordenação pedagógica e a formação continuada do professor
Palavras-chave:
Coordenação pedagógica, Formação continuada, Gestão democrática, Projeto Político-Pedagógico (PPP), Desenvolvimento profissional docente, Educação básicaResumo
Este artigo analisa o papel do coordenador pedagógico na gestão escolar e sua relação com a formação continuada de professores, tendo como horizonte a efetivação da gestão democrática e a melhoria da aprendizagem na educação básica. Parte-se da questão: em que medida a coordenação pedagógica, articulada a processos formativos permanentes, influencia a eficácia da gestão e o desenvolvimento profissional docente? Os objetivos concentram-se em discutir a constituição histórica da função no Brasil, a base legal que a sustenta (CF/1988, LDB nº 9.394/1996, PNE nº 13.005/2014 e diretrizes do CNE) e a integração entre coordenação e formação continuada no âmbito do Projeto Político-Pedagógico (PPP). A metodologia adotada compreende revisão bibliográfica e análise documental, com abordagem qualitativa e análise temática, fundamentada em autores de referência, como Libâneo, Nóvoa, Lück, Paro, Gatti e Tardif. Os resultados evidenciam que o coordenador pedagógico atua como líder formativo e mediador de processos coletivos, dinamizando o PPP por meio de diagnóstico, planejamento, acompanhamento e avaliação das práticas escolares. Verifica-se, ainda, que a formação continuada situada no contexto de trabalho favorece a reflexão docente e a inovação metodológica. Contudo, sua efetividade depende de condições institucionais, como tempo, carreira, autonomia e cultura colaborativa, que impedem a burocratização da função. Conclui-se que coordenação pedagógica e formação continuada são dimensões indissociáveis e constituem estratégia essencial para assegurar qualidade, equidade e democratização da escola pública.
DOI: 10.5281/zenodo.17136419
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 jun 2014. Ministério da Educação/Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/Sase): Brasília, DF., 2014.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília, 1996.
FERREIRA, L. S.; STURMER, A. B. A gestão democrática nas escolas públicas de Santa Catarina. Educação: Revista do Centro de Educação UFSM, Vol 35, Iss 1, p. 155-168, 2010.
GARCIA, Elizandra et al. O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA PROMOÇÃO DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS. Educação & Inovação, 2025.
GATTI, Bernardete A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, p. 51-67, 2013.
GUTERRES, Alan Maciel; DOS SANTOS, Eliane Aparecida Galvão. O papel do coordenador pedagógico e a repercussão no processo de gestão escolar. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. e312101623859-e312101623859, 2021.
LIBÂNEO, José Carlos et al. Organização e gestão da escola. Teoria e prática, v. 5, 2004.
LÜCK, Heloísa. Planejamento em orientação educacional. Vozes, 2009.
NÓVOA, António et al. Flows of educational knowledge. The space-time of Portuguese speaking countries. 2002.
PARO, V. H. Estrutura e direção colegiada. In____. Crítica da Estrutura da Escola. São Paulo: Cortez, 2011, p. 31-78.
PARO, V. H. O princípio da gestão escolar democrática no contexto da LDB. In: PARO, V. H. Escritos sobre educação. São Paulo; Xamã, 2001, p.53-62.
PENA, Aldilene Cordeiro et al. Gestão democrática na educação: a importância da participação da comunidade escolar. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 12, p. 350-358, 2025.
SANDER, B. Gestão educacional: concepções em disputa. Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 69-80, jan./jun. 2009.
SOUZA, A. R de. Os caminhos da produção científica sobre gestão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 22, n.1, p. 13-39, jan./jun. 2006. ago. 2025.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VIEIRA, S. L.; VIDAL, E. M. Gestão democrática da escola no Brasil: desafios à implementação de um novo modelo. Revista Iberoamericana de educación, v. 67, p. 19-38, 2015.