Epistemologia e Educação Física

fundamentos científicos para o combate ao sedentarismo e a promoção da formação integral

Autores

  • José Roberto Alves Araújo Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Anderson Rogério de Albuquerque Pontes Pinto Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Luiz Henrique de Gouveia Lemos Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Helane Carine de Araújo Oliveira Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Palavras-chave:

Epistemologia, Educação Física, Formação Integral, Qualidade de Vida, Sedentarismo

Resumo

Este artigo discute a importância da epistemologia para o ensino da disciplina Educação Física, enfatizando sua relevância como ciência do conhecimento capaz de fundamentar práticas pedagógicas críticas e transformadoras. O estudo destaca que, historicamente, a Educação Física foi marcada pelo empirismo, mas passou a adquirir consistência teórica a partir do final da década de 1970, incorporando referenciais científicos em suas metodologias. Analisa-se como a epistemologia contribui para superar paradigmas conservadores, articular teoria e prática e ampliar a compreensão da motricidade humana como campo de conhecimento. Além disso, ressalta-se o papel da disciplina no combate ao sedentarismo entre adolescentes, na prevenção de doenças crônicas e na promoção de hábitos de vida saudáveis, relacionando corporeidade, saúde e cultura. Conclui-se que a epistemologia é fundamental para consolidar a Educação Física como área científica, garantindo a formação integral do sujeito e favorecendo a construção de uma sociedade mais crítica, justa e inclusiva.

 

DOI: 10.5281/zenodo.17137231

Referências

AIKENHEAD, Glen S. Science education for everyday life: Evidence-based practice. Teachers College Press, 2006.

ANTÚNEZ COCA, José et al. Consideraciones epistémicas para la formación profesional pedagógica de los tecnólogos de la salud. Medisan, v. 22, n. 7, p. 655-668, 2018.

ARIAS MONGE, Mónica; NAVARRO CAMACHO, Marianela. Epistemología, Ciencia y Educación Científica: premisas, cuestionamientos y reflexiones para pensar la cultura científica. Rev. Actual. Investig. Educ, p. 774-794, 2017.

AZERËDO RÍOS, Terezinha. Comprender y enseñar por una docencia de la mejor calidad. Barcelona: Grao, 2003.

DÍAZ, Margarita Campillo; CARRERAS, Juan Sáez; DEL CERRO VELÁZQUEZ, Francisco. El estudio de la práctica y la formación de los profesionales: un reto a las universidades. Revista de Educación a Distancia (RED), n. 6DU, 2012.

CATALÁN, Jorge. Hacia la formulación de una teoría general de las teorías subjetivas. Psicoperspectivas, v. 15, n. 1, p. 53-65, 2016.

CELEIRO-CARBONELL, Ana Felicia; MACEO-CASTILLO, Luis Manuel; ROMERO-DÁVILA, Wilson. Los saberes emergentes desde la perspectiva del aprendizaje ético: reto a la formación del docente. Maestro y Sociedad, v. 15, n. 4, p. 559-568, 2018.

COLOM, Antoni J.; RODRIGUES, Jussara Haubert. A (des) construção do conhecimento pedagógico: novas perspectivas para a educação. In: A (des) construção do conhecimento pedagógico: novas perspectivas para a educação. 2004. p. 190-190.

CUENCA R. Dinámica curricular de la formación laboral del profesional [tesis doctoral]. Santiago de Cuba: Universidad de Oriente; 2011.

DAGNINO, R. A tecnologia social e seus desafios. In: Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014, pp. 19-34.

DÍAZ Genis, A. y Camejo, M. Epistemología y educación: articulaciones y convergencias. Universidad de la República. https://elibro.net/es/ereader/cireutic/79728p.198, 2015.

DI MARCO, M. R. En busca del origen del conocimiento: El dilema de la realidad.

Praxis. Vol. 11, pp.150 – 162, 2015.

DOS SANTOS, Josimar Barbosa; PONTES, Edel Alexandre Silva; MORAES, Eduardo Cardoso. Ginástica laboral: as contribuições da teoria freiriana e da concepção construtivista de Antoni Zabala. Diversitas Journal, v. 7, n. 3, p. 1-16, 2022.

FAINHOLC, Beatriz. La formación científico-tecnológica digital en educación superior. RUSC. Universities and Knowledge Society Journal, v. 7, n. 2, p. 5, 2010.

FELDMAN, D. Didáctica General. Buenos Aires: Ministerio de Educación de la Nación; 2011 [citado 22/11/2014] [em linha].

FLICK, Uwe. Desafios para a investigação qualitativa como um esforço global: Introdução à edição especial. Qualitative Inquiry , v. 20, n. 9, p. 1059-1063, 2014.

GERGEN, Kenneth J. Psicologia social como construção social: A visão emergente. A mensagem da psicologia social: Perspectivas sobre a mente na sociedade , p. 113-128, 1996.

GÓMEZ REDONDO, Susana; COCA, Juan R. Bases epistemológicas y ontológicas de una didáctica integradora. Teoría de la Educación: Revista Interuniversitaria: 30, 1, 2018, p. 241-258, 2018.

GONZÁVEZ, V. Hacia una reconstrucción de la razón pedagógica. Salamanca, pp. 19-42, 2010.

GROEBEN, Norbert et al. Dialogue-hermeneutic method and the" research program subjective theories. In: Forum Qualitative Sozialforschung/Forum: Qualitative Social Research. 2000.

MARTINAZZO, Celso José; BARBOSA, Manuel Gonçalves. A educação escolar em um mundo complexo e multicultural. 2016.

MORA, José Ferrater. Diccionario de filosofía. Edições Loyola, 1994.

MORALES, S. ¿Qué es la epistemología y para qué le sirve al científico? pp. 187-194. 2020.

MORIN, Edgar. La noción de sujeto. Nuevos paradigmas, cultura y subjetividad, v. 1, p. 67-91, 1994.

PEREZ, José Roberto Rus. Por que pesquisar implementação de políticas educacionais atualmente?. Educação & Sociedade, v. 31, p. 1179-1193, 2010.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 24, p. 15-22, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.

POZO MUNICIO, Juan Ignacio. Adquisición de conocimiento. 2009.

PRETEL, Veronikha Teresa Gomero. Pensamiento complejo: un desafío para el educador y las familias de hoy. Educación, v. 25, n. 1, p. 115-121, 2019.

SÁNCHEZ, Juan Escámez. Las aportaciones de la teoría a la educación. Revista española de pedagogía, p. 217-235, 2007.

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Araújo, J. R. A., Pinto, A. R. de A. P., Lemos, L. H. de G., & Oliveira, H. C. de A. (2025). Epistemologia e Educação Física: fundamentos científicos para o combate ao sedentarismo e a promoção da formação integral. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 10, 329 – 340. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/452