O ensino de física para cursos de engenharia

uma revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17808001

Palavras-chave:

Ensino de Física, Engenharia, Metodologias de Ensino, Aprendizagem Significativa

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre o ensino de Física em cursos de Engenharia, considerando publicações nacionais entre 2010 e 2024. A investigação teve como objetivo identificar metodologias de ensino aplicadas à disciplina, buscando compreender de que forma contribuem para a formação crítica, autônoma e significativa dos estudantes. Após a busca sistemática na base Web of Science, cinco estudos foram selecionados e analisados. Os resultados evidenciam a utilização de estratégias diversificadas, tais como problemas geradores de discussões, atividades experimentais, modelagem matemática, abordagens contextualizadas e múltiplas formas de avaliação. Essas práticas demonstraram potencial para superar modelos tradicionais baseados na memorização e na repetição mecânica, promovendo maior engajamento, aprendizagem conceitual e desenvolvimento de competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Conclui-se que o fortalecimento de metodologias inovadoras no ensino de Física é fundamental para alinhar a formação do engenheiro às demandas contemporâneas de uma educação superior crítica, reflexiva e socialmente comprometida.

Biografia do Autor

Roemir Peres Machado Moreira, Centro Universitário Faema - UNIFAEMA, Brasil

Doutor em Física. Professor do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário FAEMA, UNIFAEMA. Rondônia, Brasil. 

Weslei Gonçalves Borges, Centro Universitário Faema - UNIFAEMA, Brasil

Mestre em Saúde e Educação. Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário FAEMA, UNIFAEMA 

Dhione Marcos da Silva, Centro Universitário Faema - UNIFAEMA, Brasil

Especialista em Engenharia Segurança do Trabalho. Professor do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário FAEMA, UNIFAEMA.

Fábio Prado de Almeida, Centro Universitário Faema - UNIFAEMA, Brasil

Mestre em Ensino de Física. Professor do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário FAEMA, UNIFAEMA .

Referências

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Publicado

2025-12-03

Como Citar

Machado Moreira, R. P., Borges, W. G., Silva, D. M. da, & Almeida, F. P. de. (2025). O ensino de física para cursos de engenharia: uma revisão integrativa da literatura. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13, 360–368. https://doi.org/10.5281/zenodo.17808001