Reflexões que remodelam

transformando as abordagens da gestão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17873245

Palavras-chave:

Políticas Públicas Educacionais, Gestão Escolar, Gestão Democrática, Gestor Escolar

Resumo

O presente texto analisa a relação intrínseca entre as políticas públicas educacionais e a gestão escolar no Brasil. O estudo demonstrou que, embora as políticas forneçam o arcabouço legal para a educação, é a gestão que as materializa na prática, atuando como um fator decisivo para a qualidade do ensino. O artigo discute o desafio da gestão democrática e participativa, que, apesar de ser um preceito legal, enfrenta obstáculos práticos como a carência de formação profissional, a escassez de recursos e o baixo engajamento da comunidade. Contudo, evidenciou-se um "efeito gestão", no qual a atuação do gestor, ao articular a comunidade e as políticas, contribui diretamente para a melhoria dos resultados educacionais e o cumprimento da função social da escola

Biografia do Autor

Marco Antonio Araujo Silvany, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Pós-graduando em Gestão Escolar pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). Professor do DCV (Departamento de Ciências da Vida) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Bahia, Brasil

Joelma Sousa Freire Pinheiro, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Formação Docente – (Faculdade SESI) Coordenadora Pedagógica, Prefeitura de São Paulo – Secretaria Municipal de Educação. São Paulo, Brasil.

Luciano Gama Souza, Departamento de Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Administrador.  Departamento de Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Bahia, Brasil

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Publicado

2025-12-09

Como Citar

Silvany, M. A. A., Pinheiro, J. S. F., & Souza, L. G. (2025). Reflexões que remodelam: transformando as abordagens da gestão escolar. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13, 392–408. https://doi.org/10.5281/zenodo.17873245