Reflexões que remodelam
transformando as abordagens da gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17873245Palavras-chave:
Políticas Públicas Educacionais, Gestão Escolar, Gestão Democrática, Gestor EscolarResumo
O presente texto analisa a relação intrínseca entre as políticas públicas educacionais e a gestão escolar no Brasil. O estudo demonstrou que, embora as políticas forneçam o arcabouço legal para a educação, é a gestão que as materializa na prática, atuando como um fator decisivo para a qualidade do ensino. O artigo discute o desafio da gestão democrática e participativa, que, apesar de ser um preceito legal, enfrenta obstáculos práticos como a carência de formação profissional, a escassez de recursos e o baixo engajamento da comunidade. Contudo, evidenciou-se um "efeito gestão", no qual a atuação do gestor, ao articular a comunidade e as políticas, contribui diretamente para a melhoria dos resultados educacionais e o cumprimento da função social da escola
Referências
ALVES, Sandra Maria Campos; BARBOSA, Mara Renata Barros. Gestão escolar democrática: dimensão diretiva aos processos educacionais significativos. Research, Society and Development, v. 9, n. 4, p. e139942985-e139942985, 2020.
BOFF, Daiane Scopel; ZULIANELO, Iriane. Desafios na gestão escolar: narrativas de diretores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, p. 2163-2177, 2021.
CAROLINO, S. G; SANTOS, J. L. M. dos. Políticas públicas educacionais e a gestão escolar no Brasil. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022.
CARVALHÊDO, Josania Lima Portela. Gestão da escola básica pública e BNCC: quais as implicações? Revista Exitus, v. 10, 2020.
COSTA, Elias Oliveira. Gestão escolar democrática e a construção da escola. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 4, p. 634-649, 2021.
FERNANDES, José Munhoz; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. A gestão democrática da escola pública brasileira: Uma breve análise do Prêmio Gestão Escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 2972-2986, 2022.
HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos CEDES, v. 21, n. 55, p. 30–41, 2001.
JÚNIOR, Adenilson Souza Cunha; CASTRO, Liliane Borba. Gestão democrática da escola: autonomia compartilhada pela participação social. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), v. 2, n. 1, p. 221-239, 2021.
LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
MACHADO, Eulália Nazaré Cardoso; FALSARELLA, Ana Maria. Nova gestão pública, educação e gestão escolar. Revista on line de Política e Gestão Educacional, p. 372-389, 2020.
MOTA, Paula Alexandra Trindade et al. Democratização da gestão escolar: mecanismos de participação na escola. Research, Society and Development, v. 10, n. 12, p. e374101220297-e374101220297, 2021.
MOURA, Elton Oliveira de; BISPO, Marcelo de Souza. Compreendendo a prática da gestão escolar pela perspectiva da sociomaterialidade. Organizações & Sociedade, v. 28, p. 135-163, 2021.
NICHELE, Patricia Tavares; DA SILVA MELLO, Maria Aparecida. Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Democrático-Participativa e a Função Social da Escola. Revista Saberes Pedagógicos, v. 4, n. 3, p. 323-343, 2020.
OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de et al. Gestão escolar: um olhar sobre a formação inicial dos diretores das escolas públicas brasileiras. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 36, n. 2, p. 473-495, 2020.
PARO, Vitor Henrique. Diretor Escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015.
PENA, Aldilene Cordeiro et al. Gestão democrática na educação: a importância da participação da comunidade escolar. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 12, p. 350-358, 2025.
PINTO, Jacyguara Costa et al. A Integração da Gestão Escolar nas Diferentes Modalidades de Ensino: Desafios e Estratégias para uma Educação Inclusiva e de Qualidade. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 9, p. 440-449, 2024.
PRADO, Edna Cristina do. O papel das políticas públicas na formação de gestores escolares. Material didático do Curso de Especialização em Gestão Escolar (UAB/CAPES/UFSCar). São Carlos: 2025.
SILVA, André Luis da; VIEIRA, Almir Martins; DOS SANTOS CLARO, José Alberto Carvalho. Gestão escolar e competências gerenciais: um estudo em instituição pública de ensino. Debates em Educação, v. 13, p. 512-533, 2021.
ZUCATTO, Luis Carlos et al. Políticas públicas para a educação básica: uma revisão sistemática de literatura. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 16, n. 47, p. 199-220, 2023.