Do barbante ao espaço virtual

um trilhar possível da literatura de cordel nos ambientes digitais

Autores

  • Ademir Souza Oliveira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia –UFRB
  • Franciane Rocha Universidade Federal do Recôncavo da Bahia –UFRB

Palavras-chave:

Educação, Literatura de Cordel, Espaços digitais

Resumo

Neste artigo investigou-se as possibilidades e potencialidades da Literatura de Cordel nos espaços digitais, tendo como tema - Do barbante ao espaço virtual: um trilhar possível da literatura de cordel nos ambientes digitais. Como corpus, tivemos uma breve análise oriunda da visão dos discentes do Colégio Estadual Heraclides Martins de Andrade (CEHMA) sobre os seus respectivos contatos com a Literatura de Cordel. A proposta inicial desta pesquisa visou investigar como os espaços digitais influenciam as características canônicas da literatura de cordel em nosso atual contexto. Bem como, refletir sobre a Literatura de Cordel nos espaços on-line; verificar se os nossos adolescentes leem Literatura de Cordel e identificar em qual suporte as pessoas têm mais se utilizado para ler os livretos de cordel. Destarte, buscou-se responder se o uso dos aparatos tecnológicos e digitais potencializam o acesso e disseminação da Literatura de Cordel preservando suas características?  Neste sentido, a Literatura de Cordel mediada pelos ambientes virtuais pode contribuir positivamente tanto à riqueza, quanto à expressividade da nossa cultura, para o atual e futuros contextos. Como metodologia respaldou-se na pesquisa qualitativa com foco colaborativo, onde foram aplicados questionários aos discentes e docentes da Instituição. Teve-se como locus da pesquisa o CEHMA, em Tucano/BA. A referida metodologia foi utilizada a fim de compreender, refletir, analisar, verificar e identificar aspectos mediante a literatura de cordel nos espaços digitais. A pesquisa conclui-se apontando a pertinência do uso, hoje essencial, dos meios digitais para a fomentação da Literatura de Cordel na contemporaneidade.

 

DOI: 10.5281/zenodo.17288774

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Publicado

2025-10-07

Como Citar

Oliveira, A. S., & Rocha, F. (2025). Do barbante ao espaço virtual: um trilhar possível da literatura de cordel nos ambientes digitais. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13, 67–76. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/462