Formação continuada e práticas pedagógicas
um estudo sobre sua relação com a qualidade do ensino
Palavras-chave:
Formação Continuada, Qualidade do Ensino, Desenvolvimento ProfissionalResumo
A formação continuada de professores constitui-se como um dos elementos centrais para a promoção de uma educação de qualidade em contextos de constantes transformações sociais, culturais e tecnológicas. O estudo evidencia que a capacitação permanente não deve ser entendida como um processo pontual, mas como prática contínua que possibilita ao docente atualizar conhecimentos, refletir criticamente sobre sua atuação e incorporar metodologias inovadoras ao cotidiano escolar. Nesse sentido, a pesquisa destaca a relevância da formação diante dos desafios educacionais impostos, especialmente em situações emergenciais como a pandemia da COVID-19, que exigiu adaptações metodológicas e domínio de recursos digitais. Observa-se, ainda, que os saberes docentes não se restringem ao aspecto técnico, mas envolvem dimensões éticas, relacionais e experienciais, construídas ao longo da trajetória profissional. Autores como Tardif (2000) e Gatti (1997) apontam que esses saberes são múltiplos, heterogêneos e articulam teoria e prática, possibilitando maior flexibilidade pedagógica. A análise evidencia que investir na formação continuada fortalece a identidade profissional, amplia as possibilidades de inovação, promove a inclusão e assegura melhores condições para o desenvolvimento integral dos alunos. Assim, reafirma-se a centralidade do professor como mediador do conhecimento e agente de transformação social, sendo imprescindível que políticas públicas e instituições escolares reconheçam a formação docente como prioridade estratégica para a consolidação de uma educação democrática, inclusiva e humanizada. Esta produção textual fez parte do processo avaliativo da disciplina Seminário Políticas Educaciónales Y Formación Docente Continua do curso de Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Del Sol - UNADES, ministrada pela Profa. Drª. Sandra Siqueira Santos.
DOI: 10.5281/zenodo.17345245
Referências
GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, v. 31, p. 1355-1379, 2010.
MANOEL, Yara; CARUSO, Sergio. A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO. Revista Políticas Públicas & Cidades, [S. l.], v. 14, n. 5, p. e2064, 2025. DOI: 10.23900/2359-1552v14n5-37-2025.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2015.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, v. 44, n. 3, p. e84910, 2019 - SciELO Brasil.
NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
SANTOS, Antonio Fernando. Os impactos da COVID-19 nos processos de ensino–aprendizagem: uma pesquisa resultante do período pandêmico dos anos letivos 2021/2022/2023 no Colégio Estadual 24 de outubro no município de Aracajú–SE. Tese (Doutorado). Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 9, 2024.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , n. 13, p. 05-24, 2000 .