A Educação Ambiental como Metodologia Ativa nas Escolas de Ensino Fundamental

Um Estudo de Caso na Escola Estadual José de Anchieta, Macapá, Amapá

Autores

  • Evanda Machado de Oliveira Figueira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Educação ambiental, Metodologias Ativas, Interdisciplinaridade

Resumo

O objetivo geral consistiu-se em analisar a eficácia da Educação Ambiental como metodologia ativa na formação de alunos críticos e engajados com questões socioambientais na Escola Estadual José de Anchieta, Macapá, Amapá. A presente pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e de campo, de natureza descritiva e com abordagem qualitativa, sendo entrevistados quatro professores. Os resultados abordam a Educação Ambiental no ensino fundamental, analisam a sua aplicação como metodologia ativa; e, descrevem lacunas e perspectivas sobre o desenvolvimento de competências socioambientais em um contexto escolar específico. E, concluiu-se que a Educação Ambiental, quando associada às metodologias ativas, representa um caminho promissor para a formação de cidadãos críticos, conscientes e engajados com a sustentabilidade. A superação dos desafios identificados depende de esforços conjuntos entre gestores, professores e comunidade escolar, visando transformar a escola em um espaço de reflexão, ação e compromisso socioambiental. Dessa forma, a pesquisa contribui para reforçar a importância de práticas pedagógicas inovadoras como instrumentos de transformação social e ambiental.

 

DOI: 10.5281/zenodo.17390554

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Publicado

2025-10-19

Como Citar

Figueira, E. M. de O. (2025). A Educação Ambiental como Metodologia Ativa nas Escolas de Ensino Fundamental: Um Estudo de Caso na Escola Estadual José de Anchieta, Macapá, Amapá. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13, 129–142. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/469