O Fundeb e a melhoria da Educação em um contexto geral

Autores

  • Antônio Carlos Mota Ribeiro Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Dalgisa dos Santos de Souza Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Gilcelia da Silva Sanses Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Janilton Rabelo Mourão Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Maria Celita Brasil de Alcântara Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Vanda dos Santos Rodrigues Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Rosenilda Sandra Fernandes da Rocha Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

FUNDEB, Financiamento da educação, Desigualdades educacionais, Políticas públicas, Qualidade da educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) para a melhoria da educação no Brasil, considerando seus avanços, limites e desafios em um contexto geral. A discussão fundamenta-se em referenciais teóricos clássicos e contemporâneos da área da educação, como Saviani, Libâneo, Cury, Freire, Bourdieu, Arroyo, Gadotti, Gentili, Dourado, Oliveira, Gatti e Franco, que problematizam as relações entre financiamento, qualidade e equidade no ensino público. A análise é desenvolvida por meio de revisão bibliográfica, permitindo compreender o FUNDEB como política redistributiva voltada à diminuição das desigualdades educacionais entre estados e municípios. Identifica-se que o fundo ampliou a abrangência do antigo FUNDEF, incluindo novas etapas e modalidades, além de garantir percentual destinado à valorização dos profissionais da educação. Contudo, os estudos também evidenciam que, embora o FUNDEB represente um avanço significativo, sua eficácia depende de gestão adequada, participação social efetiva e políticas complementares que enfrentem desigualdades sociais e culturais que ultrapassam a dimensão financeira. Conclui-se que o FUNDEB constitui instrumento essencial para a universalização do direito à educação e para a consolidação de uma escola pública democrática, mas que necessita de contínuo aperfeiçoamento para cumprir plenamente seu papel transformador.

 

DOI: 10.5281/zenodo.17392155

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Publicado

2025-10-19

Como Citar

Ribeiro, A. C. M., Souza, D. dos S. de, Sanses, G. da S., Mourão, J. R., Alcântara, M. C. B. de, Rodrigues, V. dos S., & Rocha, R. S. F. da. (2025). O Fundeb e a melhoria da Educação em um contexto geral. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13, 143–150. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/470