O Fundeb na redução das desigualdades educacionais

Autores

  • Antônio Carlos Mota Ribeiro Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Gilcelia da Silva Sanses Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Janilton Rabelo Mourão Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Rosenilda Sandra Fernandes da Rocha Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Marly Progene da Silva Universidad San Lorenzo
  • Joana Magno de Sá Lopes Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Lourival da Silva Neves Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

FUNDEB, Financiamento da educação, Desigualdades educacionais, Políticas públicas

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o papel do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) na redução das desigualdades educacionais no Brasil. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, contemplando legislações, documentos oficiais e produções acadêmicas que discutem o financiamento da educação. Parte-se da hipótese de que o FUNDEB contribui para a diminuição das disparidades regionais e sociais, ainda que não seja suficiente para eliminá-las. O estudo demonstra que o fundo ampliou os avanços do Fundef, ao incorporar todas as etapas da educação básica, desde a educação infantil até o ensino médio, garantindo maior abrangência e equidade no repasse de recursos. Observa-se que sua função redistributiva, baseada na capacidade arrecadatória dos entes federativos e no número de matrículas, promove maior equilíbrio entre redes de ensino. Ressalta-se, ainda, a destinação mínima de 70% dos recursos à remuneração dos profissionais da educação, medida considerada essencial para a valorização docente. Apesar desses progressos, a análise evidencia que o FUNDEB não soluciona isoladamente as desigualdades estruturais da educação brasileira, sendo necessário articulá-lo a políticas de gestão, infraestrutura e formação de professores. Conclui-se que o fundo representa um marco no financiamento da educação pública e constitui instrumento indispensável para a promoção da equidade.

 

DOI: 10.5281/zenodo.17392379

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Publicado

2025-09-09

Como Citar

Ribeiro, A. C. M., Sanses, G. da S., Mourão, J. R., Rocha, R. S. F. da, Silva, M. P. da, Sá Lopes, J. M. de, & Neves, L. . da S. (2025). O Fundeb na redução das desigualdades educacionais. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 559–569. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/471