Uma revisão sistemática das produções científicas publicadas no Brasil (2021 a 2025) que tratam dos jogos matemáticos a serem trabalhados nos anos finais do ensino fundamental
Palavras-chave:
Revisão sistemática, Jogos Educativos, Ensino de Matemática, Anos finais do ensino fundamentalResumo
O presente trabalho apresenta o resultado de uma revisão sistemática, realizada com um recorte temporal dos últimos 5 anos, a saber: 2021 a 2025. Tal exame busca esquadrinhar trabalhos acadêmicos voltados para os jogos matemáticos que têm indicação de aplicação em turmas dos anos finais do ensino fundamental. Sob esta ótica, a presente investigação se mostra como pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa e tem por objetivo geral investigar trabalhos acadêmicos escritos no Brasil nos últimos 5 anos que retratem a importância do jogo educativo no processo de aprendizagem de matemática do aluno matriculado nos anos finais do ensino fundamental. Pretende-se, assim, examinar as pesquisas com o recorte temporal supracitado a fim de verificar os pontos facilitadores e os entraves encontrados pelos pesquisadores no processo de aplicação do jogo educativo nas aulas de matemática das séries contempladas na pesquisa. Como resultados obtidos, foi possível perceber que todas as 21 pesquisas aqui relatadas indicaram os jogos para serem aplicados nas aulas de matemática, seja por questões socioemocionais, sejam por questões didáticas.
DOI: 10.5281/zenodo.17407455
Referências
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BEZERRA, H. S. N. O uso de material lúdico e tangram na aprendizagem de conceitos da matemática: experiência na docência em escola pública na cidade de natal/RN. Revista Cadernos de Educação Básica. v.6, n.3, 2021.
BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de Matemática. 4. ed. São Paulo: IME-USP; 2002.
COSTA, L. M. da; HOLANDA, M. de S. Utilização dos jogos matemáticos na sala de aula: contribuições no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes em uma escola da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco – Brasil 2023. Revista Tópicos, v. 3, n. 26, 2025.
DOS SANTOS SILVA, Bruno Henrique Macêdo et al. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 246-254, 2022.
FREITAS, M. E. S. B. Manifestações do papel do jogo na organização do ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental. [Dissertação]. Criciúma: Universidade do Extremo Sul Catarinense, 2022.
GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 2000.
HUIZINGA, J. Homo ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Editora Perspectiva. 1996.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Ludicidade dos Quadrados Mágicos como Estratégia para Superar Desafios no Ensino de Matemática. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 8, p. 467-478, 2024.
PONTES, Edel Guilherme Silva et al. Recomendações Teóricas de um Jogo Matemático Desenvolvido a Partir do Conceito Intuitivo de um Terno Pitagórico. Diversitas Journal, v. 5, n. 4, p. 3169-3179, 2020.
SANTOS, Edlainy Aparecida Souza; DOS SANTOS, Claudiene. A influência dos jogos matemáticos no aprendizado de jovens e adultos no Brasil. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 12, p. 276-285, 2025.