O Pensamento Algébrico como Ponte entre o Saber Escolar e a Ação Extensionista em Matemática
Palavras-chave:
Pensamento algébrico, Ensino de Matemática., Extensão, Educação Básica, LudicidadeResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir os resultados de um projeto de extensão desenvolvido pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Rio Largo, realizado na Escola Municipal de Educação Básica Industrial Luigi Bauducco, localizada na cidade de Rio Largo (AL). A ação extensionista buscou promover o desenvolvimento do pensamento algébrico e lógico por meio de práticas inovadoras de ensino de Matemática na Educação Básica. O projeto contou com a participação de 60 estudantes do ensino fundamental, sendo 35 do sexo feminino e 25 do sexo masculino, durante oito meses de atividades. As ações foram organizadas em três etapas: palestras motivacionais, atividades lúdicas com resolução de problemas e uma gincana matemática. Os resultados evidenciaram que 75% dos estudantes se sentiram extremamente motivados para aprender Matemática, 80% consideraram os jogos e as atividades de resolução de problemas como estratégias facilitadoras da aprendizagem e 90% relataram que as palestras contribuíram para mudar sua percepção sobre a disciplina. As práticas lúdicas mostraram-se eficazes para aproximar conceitos abstratos da realidade do aluno, despertando curiosidade e engajamento. Constatou-se, ainda, que a gincana de Matemática fortaleceu o trabalho em equipe e o gosto pela disciplina. Conclui-se que ações extensionistas dessa natureza contribuem para superar metodologias tradicionais, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais significativo, dinâmico e prazeroso, além de estreitar o vínculo entre a escola pública e o Instituto Federal, reafirmando a extensão como elo entre o saber escolar e a transformação social.
DOI: 10.5281/zenodo.17419797
Referências
ALMEIDA, Paulo N. de. Educação lúdica: o sorriso da matemática. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
ALVES, E. M. S. A ludicidade e o ensino de matemática. 4. ed. Campinas: Papirus, 2007.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: mate-mática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
DE ANDRADE, Cíntia Cristiane et al. A gincana matemática: uma metodologia lúdica para o processo de ensino e aprendizagem no ensino médio. Monumenta-Revista Científica Multi-disciplinar, v. 6, n. 6, p. 30-37, 2023.
DE ANDRADE, Helloyne Roberta Eloi Moura; PONTES, Edel Alexandre Silva. Uma suges-tão metodológica no processo de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica: Método RICA (Raciocínio Lógico, Inteligência Matemática, Criatividade e Aprendiza-gem). Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 456-467, 2023.
DO NASCIMENTO, Arlyson Alves et al. Aprendizagem Matemática por Meio de Atividades Lúdicas: Experiências e Impactos em Sala de Aula. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 12, p. 141-155, 2025.
DOS SANTOS SILVA, Bruno Henrique Macêdo et al. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Bási-ca. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 246-254, 2022.
PONTES, Edel A. S. HIPERMAT – Hipertexto Matemático: uma ferramenta no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica. Psicologia & Saberes, v. 2, n. 2, 2013.
PONTES, E. A. S.; PONTES, E. G. S.; SILVA, R. C. G.; JUNIOR, V. Q. O saber e o fazer matemático: um dueto entre a teoria abstrata e a prática concreta de matemática. Psicologia & Saberes, v. 5, n. 6, p. 23-31, 2016.
PONTES, Edel A. S.; PONTES, Thiago A.; SILVA, Luciano M. da; MIRANDA, Janaina R. de; SANTOS, Janaine F. dos; AMORIM, Isabelle A. de. Raciocínio lógico-matemático no de-senvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração. Diversitas Journal, v. 2, n. 3, p. 469-476, 2017.
PONTES, Edel Alexandre Silva. O tempo lógico de Lacan na resolução de problemas matemá-ticos: uma proposta do pensar matematicamente em três momentos observáveis. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 5, p. 48586-48603, 2021.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Análise discursiva sobre problemas olímpicos de Mate-mática: 1o questão de cada prova da OBMEP nível 3, no período de 2013-2023. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 411-419, 2023.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Ludicidade dos Quadrados Mágicos como Estratégia para Superar Desafios no Ensino de Matemática. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Apren-dizagem , v. 467-478, 2024.
PUHL, Mário José; DRESCH, Óberson Isac. O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e o conhecimento. DI@LOGUS, v. 5, n. 1, p. 37-55, 2016.
SELBACH, Simone et al. Matemática e didática. Petrópolis: Vozes, 2010.
SERRAZINA, Lurdes. Reflexão, conhecimento e práticas lectivas em matemática num contex-to de reforma curricular no 1º ciclo. Quadrante, Lisboa: Associação de Professores de Mate-mática, p. 139-167, 1999.
SILVA, Veleida A. da. Por que e para que aprender a matemática? A relação da mate-mática dos alunos de séries iniciais. São Paulo: Cortez, 2009.