O Pensamento Algébrico como Ponte entre o Saber Escolar e a Ação Extensionista em Matemática

Autores

  • Adriely Almeida Rodrigues Instituto Federal de Alagoas
  • Emilly Gabriely Tavares de Mello Instituto Federal de Alagoas
  • João Vitor Rocha de Lima Instituto Federal de Alagoas
  • Ana Luísa de Assis Gomes Instituto Federal de Alagoas
  • Luiz Vinicius Lopes Medeiros Instituto Federal de Alagoas
  • Gabriel dos Santos Oliveira Instituto Federal de Alagoas
  • Iran Santana Batista Filho Instituto Federal de Alagoas
  • Maria Karoline Sarmento Lins Instituto Federal de Alagoas
  • Edel Alexandre Silva Pontes Instituto Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Pensamento algébrico, Ensino  de Matemática., Extensão, Educação Básica, Ludicidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir os resultados de um projeto de extensão desenvolvido pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Rio Largo, realizado na Escola Municipal de Educação Básica Industrial Luigi Bauducco, localizada na cidade de Rio Largo (AL). A ação extensionista buscou promover o desenvolvimento do pensamento algébrico e lógico por meio de práticas inovadoras de ensino de Matemática na Educação Básica. O projeto contou com a participação de 60 estudantes do ensino fundamental, sendo 35 do sexo feminino e 25 do sexo masculino, durante oito meses de atividades. As ações foram organizadas em três etapas: palestras motivacionais, atividades lúdicas com resolução de problemas e uma gincana matemática. Os resultados evidenciaram que 75% dos estudantes se sentiram extremamente motivados para aprender Matemática, 80% consideraram os jogos e as atividades de resolução de problemas como estratégias facilitadoras da aprendizagem e 90% relataram que as palestras contribuíram para mudar sua percepção sobre a disciplina. As práticas lúdicas mostraram-se eficazes para aproximar conceitos abstratos da realidade do aluno, despertando curiosidade e engajamento. Constatou-se, ainda, que a gincana de Matemática fortaleceu o trabalho em equipe e o gosto pela disciplina. Conclui-se que ações extensionistas dessa natureza contribuem para superar metodologias tradicionais, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais significativo, dinâmico e prazeroso, além de estreitar o vínculo entre a escola pública e o Instituto Federal, reafirmando a extensão como elo entre o saber escolar e a transformação social.

 

DOI: 10.5281/zenodo.17419797

Biografia do Autor

Adriely Almeida Rodrigues, Instituto Federal de Alagoas

Estudante do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Informática do Instituto Federal de Alagoas, Campus Rio Largo. Membro do Grupo de Pesquisa GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória). 

Emilly Gabriely Tavares de Mello, Instituto Federal de Alagoas

Estudante do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Informática do Instituto Federal de Alagoas, Campus Rio Largo. Membro do Grupo de Pesquisa GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória). 

João Vitor Rocha de Lima, Instituto Federal de Alagoas

Estudante do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Informática do Instituto Federal de Alagoas, Campus Rio Largo. Membro do Grupo de Pesquisa GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória). 

Ana Luísa de Assis Gomes, Instituto Federal de Alagoas

Estudante do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Informática do Instituto Federal de Alagoas, Campus Rio Largo. Membro do Grupo de Pesquisa GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória). 

Luiz Vinicius Lopes Medeiros, Instituto Federal de Alagoas

Estudante do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Informática do Instituto Federal de Alagoas, Campus Rio Largo. Membro do Grupo de Pesquisa GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória). 

Gabriel dos Santos Oliveira, Instituto Federal de Alagoas

(Estudante do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Informática do Instituto Federal de Alagoas, Campus Rio Largo. Membro do Grupo de Pesquisa GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória). 

Iran Santana Batista Filho, Instituto Federal de Alagoas

Estudante do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Informática do Instituto Federal de Alagoas, Campus Rio Largo. Membro do Grupo de Pesquisa GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória). 

Maria Karoline Sarmento Lins, Instituto Federal de Alagoas

Estudante do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Informática do Instituto Federal de Alagoas, Campus Rio Largo. Membro do Grupo de Pesquisa GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória). 

Edel Alexandre Silva Pontes , Instituto Federal de Alagoas

Pesquisador. Professor Titular do Instituto Federal de Alagoas. Líder do Grupo de Pesquisa GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória). 

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Publicado

2025-10-22

Como Citar

Rodrigues, A. A., Mello, E. G. T. de, Lima, J. V. R. de, Gomes, A. L. de A., Medeiros, L. V. L., Oliveira, G. dos S., … Pontes , E. A. S. (2025). O Pensamento Algébrico como Ponte entre o Saber Escolar e a Ação Extensionista em Matemática. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13, 227–235. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/475