Condição de vida dos alunos do ensino médio das escolas públicas estaduais de Macapá
Lucimar Del Castillo, Sebastiana Lenir de Almeida e Tiradentes, desde sua própria perspectiva
Palavras-chave:
Aluno, Ensino Médio, Condição social, Econômica, CulturalResumo
Este artigo trata a problemática a condição de vida dos alunos do ensino médio de três escolas públicas do município de Macapá com objetivo geral determinar a condição de vida dos alunos do ensino médio das escolas da rede pública estadual de ensino do município de Macapá e objetivos específicos: Identificar as condições sociais dos alunos do ensino médio da rede pública de ensino das escolas estaduais do município de Macapá; identificar as condições econômicas dos alunos das escolas públicas estaduais do município de Macapá; identificar as condições culturais dos alunos do ensino médio das escolas públicas estaduais de Macapá. A pesquisa tem enfoque quantitativo de nível de profundidade descritiva, desenho não experimental, com questionário dicotômico fechado, cujos resultados foram valorados em uma escala de dois níveis com opções de respostas: 1 Sim, 2 não, com nível de confiança 95 % e de erro 5 %. A Pesquisa tem por base uma referência bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa aconteceu nas escolas estaduais Lucimar del Castillo, Sebastiana Lenir de Almeida e escola Tiradentes, localizadas no município de Macapá, capital do estado do Amapá. A população é formada por 1005 alunos, teve como amostra 286 alunos do ensino médio matriculados nas referidas escolas públicas. Os resultados, obtidos, 71% dos alunos possuem boas condições sociais. No que se refere as condições econômicas 72% dos pesquisados afirmam ter boas condições, pois recebem de 3 a 5 salários-mínimos mensalmente. No que tange à condição cultural 79% dos estudantes disseram que a sociedade da qual fazem parte não compreende tão pouco aceita as diferenças relacionadas à diversidade ou se sentiram excluídos devido suas características de diversidade cultural. A partir das análises feitas no estudo, conclui-se que a educação é o fator gerador de esperança para alunos de Macapá que acreditam na educação como caminho a ser trilhado para mudar ou melhorar a sua condição de vida, social, econômica e suas condições culturais.
Referências
ARAÚJO, Jurandir de Almeida. Educação e Desigualdade: A conjuntura atual do ensino público no Brasil. Revista Direitos Humanos e Democracia. Editora Unijuí, v. 2, n. 3, p. 125-157, jan./jun., 2014.
BARROS, José Márcio (Org.). Diversidade cultural: da proteção à promoção. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
BRASIL, Lei Nº 13.005 de 2014. Plano Nacional da Educação- PNE. Brasília: Ministério da educação.
BRASIL Código Tributário Nacional. 2. ed. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2012.
BRASIL Constituição Federal do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília: Distrito Federal, 2015.
CAMARGO, Orson. "Cultura"; Brasil Escola. 2019.
CERQUEIRA, Francisco Wagner. Diversidade Cultural no Brasil.
CERTEAU, Michel. A Cultura no Plural. 5 ed. São Paulo: Papirus. 2008.
CONEDO, Daniele Pereira. Cultura, democracia e participação social: um estudo da II Conferência Estadual de Cultura da Bahia. 2008. 190 f.
CRESPO, Antônio Pedro Albernaz; GUROVITZ, Elaine. A pobreza como um fenômeno multidimensional. RAE-eletrônica, v.1, n.2, p.1-12, jul/dez. 2002.
FURTADO, Maria Rita. Uma discussão acerca do conceito de crença. 2011. 62 f. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2011.
GARCIA, Adir Valdemar; HILLESHEIM, Jaime. Pobreza e desigualdades educacionais: uma análise com base nos Planos Nacionais de Educação e nos Planos Plurianuais Federais. Educar em Revista, Curitiba, Edição Especial, n. 2, p. 131-147, set. 2017.
IAMAMOTO, Marilda Villela. O Brasil das desigualdades: “questão social”, trabalho e relações sociais. Revista SER social, Brasília, v.15, n. 33, p.261-384, jul./dez., 2013.
IBGE. Indicadores sociais: passado, presente e futuro. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.
IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Indicadores Educacionais. .
INEP. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília: Distrito Federal, 2015.
INSTITUTO BRASILEIRO DE COACHING. Crenças e valores pessoais. 2019.
BRASIL. Instituto Trata Brasil. Principais Estatísticas 2014.
PENA, Rodolfo F. Alves. Composição étnica do Brasil. 2019. .
PERO, Valéria; SZERMAN, Dimitri. Mobilidade inter-geracional de renda no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico. v. 38, n. 1, p.1-35, 2008.
RAMOS, Jefferson Evandro Machado. Etnia. 2019. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/o_que_e/etnia.htm. Acesso em: 5 dez. 2019.
SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura? São Paulo: Brasiliense, 2006. - (Coleção primeiros passos; 110).
SANTOS, Walberto Silva dos; GUERRA, Valeschka Martins; COELHO, Jorge Artur Peçanha de Miranda; GOUVEIA, Valdiney Veloso; SOUZA, Luana Elayne Cunha de. A Influência dos Valores Humanos no Compromisso Religioso. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa., v. 28 n. 3, pp. 285-292, jul-set., 2012.
SILVA, Algéria Varela. Vulnerabilidade social e suas consequências: o contexto educacional da juventude na região metropolitana de Natal. In. 13° Encontro de Ciências Sociais do norte nordeste. UFAL MACEIÓ, 2007.
UNESCO. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. 2001.
UNESCO. Unesco framework for cultural statistics - FCS. Montreal: Unesco Institute for Statistics - UIS, 2009. 100 p.