Desenvolvimento cognitivo na educação infantil mediado pelos eixos interações e brincadeiras
Palavras-chave:
Educação Infantil, Desenvolvimento cognitivo, Interações, Brincadeiras, BNCCResumo
O presente artigo discute o desenvolvimento cognitivo na Educação Infantil, tendo como base os eixos estruturantes interações e brincadeiras definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa caracteriza-se como revisão de literatura de caráter narrativo, contemplando produções científicas e documentos normativos. Os resultados apontam que o desenvolvimento cognitivo das crianças é favorecido quando mediado por práticas pedagógicas que valorizam a ludicidade e a interação social, permitindo aprendizagens significativas. Evidenciou-se ainda que tais práticas contribuem para a formação integral, articulando cognição, afetividade e cultura. Conclui-se que a Educação Infantil deve reconhecer a brincadeira e as interações não apenas como momentos de socialização, mas como estratégias pedagógicas fundamentais para a construção do conhecimento e para o exercício dos direitos de aprendizagem garantidos por lei.
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