Eixo interação e brincadeiras para a Educação Infantil
o olhar do RCNEI
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17807349Palavras-chave:
Educação Infantil, Brincadeiras, Interações, RCNEI, LudicidadeResumo
O presente artigo tem como objetivo revisar criticamente a literatura e os documentos normativos que tratam do eixo interações e brincadeiras na Educação Infantil, com ênfase no olhar proposto pelo RCNEI. Trata-se de uma revisão de literatura de caráter exploratório e qualitativo, realizada em bases nacionais e internacionais, além de documentos oficiais do MEC e relatórios da UNICEF, considerando o período entre 2010 e 2024. Os resultados indicam que há consenso na literatura quanto à centralidade da ludicidade para o desenvolvimento integral das crianças, convergindo com os documentos oficiais que asseguram o brincar como direito pedagógico. Contudo, verificou-se descompasso entre teoria e prática, marcado por desafios relacionados à formação docente, infraestrutura e integração com tecnologias digitais. Conclui-se que a efetivação dos princípios legais ainda demanda investimentos em políticas públicas e práticas pedagógicas intencionais que garantam à criança o pleno direito de brincar e interagir.
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