As contribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a alfabetização de crianças com o Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI)

Autores

  • Erica Fernanda Bastos Avelino Universidad Autónoma de Asunción – UAA

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17807571

Palavras-chave:

Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, Atendimento Educacional Especializado, Alfabetização

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as contribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na promoção de uma alfabetização efetiva para crianças com o Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI), ou Deficiência Intelectual (DI). A urgência de garantir a equidade e o pleno desenvolvimento desses alunos justifica esta investigação. Com base em uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, a análise revelou que o professor do AEE é o ator central e indispensável para a elaboração e implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI). O PEI permite o planejamento de estratégias e adaptações específicas que asseguram um processo de alfabetização verdadeiramente inclusivo. Conclui-se que o professor do AEE atua como “maestro” no processo de adaptações, sendo imprescindível para a construção de um campo de conhecimento robusto que promova a inclusão e a equidade educacional.

 

Biografia do Autor

Erica Fernanda Bastos Avelino, Universidad Autónoma de Asunción – UAA

Doutoranda e Mestra em Ciências da   Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Atendimento Educacional Especializado(AEE), Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar, Especializanda em Neuropsicomotridade, Braillista, Professora  no Município de Santa Inês, Psicopedagoga na equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação e Cultura  (SEMEC) em Pindaré-mirim, Maranhão, Brasil. 

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Publicado

2025-12-03

Como Citar

Avelino, E. F. B. (2025). As contribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a alfabetização de crianças com o Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13, 348–359. https://doi.org/10.5281/zenodo.17807571