A importância do Centro Multidisciplinar para o desenvolvimento integral dos alunos no contexto educacional

Autores

  • Marlene Tomaz Universidad Del Sol - UNADES

Palavras-chave:

Centro multidisciplinar, Desenvolvimento integral, Psicomotricidade, Interdisciplinaridade

Resumo

O artigo analisa a importância do centro multidisciplinar como instrumento fundamental para a promoção do desenvolvimento integral dos alunos no contexto educacional inclusivo. Destaca-se que a atuação articulada entre diferentes áreas, como pedagogia, psicomotricidade, psicologia, fonoaudiologia e serviço social,  amplia a compreensão sobre o estudante, favorecendo intervenções adequadas às suas dimensões cognitivas, afetivas, motoras e sociais. Ao reconhecer as singularidades e os ritmos próprios de cada aluno, o centro multidisciplinar fortalece práticas pedagógicas humanizadas e equitativas, alinhadas aos princípios da educação inclusiva. Evidencia-se que a cooperação entre profissionais possibilita a criação de estratégias pedagógicas mais efetivas, contribuindo para a superação de barreiras que dificultam a aprendizagem. A psicomotricidade é apresentada como campo essencial para o desenvolvimento biopsicomotor, ao integrar corpo, movimento, emoção e cognição. O trabalho interdisciplinar, ao articular teoria e prática, assume caráter preventivo, permitindo identificar precocemente dificuldades e promover intervenções contextualizadas. O estudo ressalta, ainda, a importância do vínculo entre escola, família e comunidade, apontando que a parceria entre esses atores fortalece a autonomia e a inclusão social dos alunos. Defende-se que o fortalecimento e a expansão dos centros multidisciplinares devem ser prioridade nas políticas educacionais, uma vez que esses espaços são fundamentais para a construção de ambientes escolares acolhedores, democráticos e comprometidos com a formação integral. Conclui-se que o centro multidisciplinar representa um pilar estratégico para uma educação verdadeiramente inclusiva, humanizadora e transformadora.

 

 

Biografia do Autor

Marlene Tomaz, Universidad Del Sol - UNADES

Mestranda Pós Grado Stricto Sensu em  Ciências da Educação, pela Universidade Del Sol - UNADES, Assunção / PY (2024),  possui pós-graduação Lato Sensu o em: Neuropsicopedagogia, pela Faculdade Instituto Brasil  de Ensino-IBRA (2021), Libras, pela Faculdade Instituto Brasil  de Ensino-IBRA (2021), Práticas de Letramento e Alfabetização, pela  Universidade Federal de São João del-Rei (2021), Educação Inclusiva,  pela Universidade Metropolitana de Santos (2015), Psicopedagogia, pela Universidade Metropolitana de Santos (2014), graduação em Letras - Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2022) e graduação em Pedagogia pela Fundação Comunitária Educacional e Cultural de João Monlevade (1994). 

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Publicado

2025-12-11

Como Citar

Tomaz, M. (2025). A importância do Centro Multidisciplinar para o desenvolvimento integral dos alunos no contexto educacional. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13, 409–420. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/508