Desafios e possibilidades do uso das tecnologias digitais na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.18033810Palavras-chave:
Tecnologia Digital, Educação Básica, Tecnologias AssistivasResumo
A presente investigação intitulada “Desafios e possibilidades do uso das tecnologias digitais na educação básica” tem por objetivo geral discorrer sobre o uso das tecnologias digitais no âmbito da sala de aula. Tal temática se justifica após o uso fortemente arraigado de entes voltados à tecnologia digital, principalmente no período pós-pandemia devido à necessidade latente que permeava as escolas causada pelo distanciamento exigido pelas regras sanitárias de saúde. Neste sentido, é relevante destacar que dentre os tópicos abordados, discorrer-se-á sobre o uso das tecnologias digitais na educação, como também sobre a ampliação do uso das tecnologias digitais no contexto escolar, mas também discutir-se-á acerca das tecnologias assistivas como recursos para a inclusão no ambiente escolar. Ainda nesta pesquisa serão discutidos os percursos metodológicos e os resultados encontrados. Em tempo, vale destacar que esta investigação é de cunho qualitativo, de caráter bibliográfico e apresenta como referencial teórico estudos de Almeida e Dalben (2021), Araújo (2021), Cordeiro (2021), Fachinetti e Carneiro(2017), Silva e Ferreira (2016), dentre outros. Como resultados obtidos, por meio dos estudos observados, percebeu-se a importância do uso das tecnologias digitais na educação para incentivar no aluno o protagonismo estudantil, bem como para auxiliar os alunos que necessitam de atendimento educacional especializado.
Referências
ALMEIDA, L. C.; DALBEN, A. (re)organizar o trabalho pedagógico em tempo de Covid-19: no limiar do (im)possível. Revista Educação e Sociedade. Campinas. v. 41. n. 02. p. 01-20. 2020.
ARAUJO, S. P. de; VIEIRA, V. D.; KLEM, S. C. dos S.; KRESCIGLOVA, S. B. Tecnologia na educação: contexto histórico, papel e diversidade. In: IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD. UEL, 2017.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
CORDEIRO, K. M. de A. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. 2020.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 2007.
D’AMBRÓSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. v.1, n.2, 1989.
FACHINETTI, T. A.; CARNEIRO, R. U. C. A tecnologia assistiva como facilitadora no processo de inclusão: das políticas públicas a literatura. Revista de Política e Gestão Educacional. Araraquara, v.21, n.3, p. 1588-1597, dez., 2017.
FERREIRA, Jordão Tavares; DOS SANTOS, Claudiene. O uso da tecnologia digital em sala de aula: reflexos no ensino de Matemática. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 13, p. 261-271, 2025.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Matemática e formação integral na Educação Profissional e Tecnológica: o papel do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Revista Alagoana de Ensino de Matemática, v. 1, p. 4-16, 2025.
SILVA, E. P.; FERREIRA, J. de Sá. A. Tecnologia assistiva na educação inclusiva. 2016.