A Modelagem Matemática no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.18136053Palavras-chave:
Modelagem matemática, Aprendizagem, Ensino médioResumo
A modelagem matemática tem se consolidado como uma metodologia inovadora e eficaz no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio, ao aproximar os conteúdos matemáticos da realidade dos estudantes. Por meio dela, é possível transformar problemas do cotidiano em situações matematicamente analisáveis, promovendo a compreensão conceitual, o pensamento crítico e a autonomia intelectual. Este artigo tem como objetivo discutir o papel da modelagem matemática como estratégia pedagógica, destacando suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo dos alunos e para a construção de uma aprendizagem significativa. Além disso, aborda os desafios enfrentados pelos professores na implementação dessa prática, como a necessidade de formação continuada e a adequação curricular. Conclui-se que a modelagem matemática, quando bem aplicada, favorece a contextualização do conhecimento, estimula a criatividade e contribui para a formação de cidadãos mais reflexivos e capazes de interpretar o mundo de forma crítica.
Referências
ALMEIDA, L. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática e aprendizagem significativa: desafios e possibilidades no ensino médio. Revista Educação Matemática em Foco, v. 12, n. 2, p. 45–60, 2012.
AUSUBEL, D. P. Psicologia Educacional: um ponto de vista cognitivo. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: concepções e experiências de futuros professores. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2002.
BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino. São Paulo: Contexto, 2009.
BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: Information and Communication Technologies, Modeling, Visualization and Experimentation. New York: Springer, 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.
COSTA, Clayton Pereira; DA SILVA, Maria Simone Correia; SANTOS, Miqueias Santana. Modelagem Matemática e GeoGebra: uma possibilidade do ensino de Geometria para o ensino fundamental-anos finais. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 9, p. 111-121, 2024.
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 7. ed. Campinas: Papirus, 2020.
DO NASCIMENTO, Arlyson Alves et al. Uso da Modelagem Matemática no Ensino da Função Afim: Relato de Experiências com Alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 13, p. 117-128, 2025.
NOGUEIRA, C. R.; LIMA, J. M. Modelagem Matemática no Ensino Médio: reflexões sobre a prática docente e a aprendizagem significativa. Revista Brasileira de Educação Matemática, v. 33, n. 2, p. 102–118, 2023.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A prática docente do professor de matemática na educação, profissional e tecnológica por intermédio das novas tecnologias da educação matemática. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 3, n. 10, p. e3102039-e3102039, 2022.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Matemática e formação integral na Educação Profissional e Tecnológica: o papel do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Revista Alagoana de Ensino de Matemática, v. 1, p. 4-16, 2025.
SILVA, A. F.; REZENDE, V. P. Metodologias ativas e modelagem matemática: contribuições para o ensino-aprendizagem no contexto da BNCC. Educação e Prática Pedagógica, v. 5, n. 1, p. 87–99, 2022.
