Projeto de Educação em Tempo Integral: desafios de implementação na escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós/ Manaus – AM, Brasil, nos anos 2019, 2020 e 2021

Autores

  • Aldenor Soares dos Santos Secretaria Estadual de Educação do Estado do Amazonas
  • Marinalva de Sousa Barbosa Secretaria Estadual de Educação do Estado do Maranhão

Palavras-chave:

Projeto Tempo Integral, Educação em Tempo integral, Ensino Integral

Resumo

Esse estudo, possui como objetivo conhecer os possíveis desafios de implementação do projeto de tempo integral, na Escola Estadual de Tempo Integral Maria Rodrigues Tapajós, no município de Manaus-Amazonas/Brasil. A justificativa tem como base a crescente oferta de escolas em tempo integral no território brasileiro e no estado do Amazonas, podendo, assim, contribuir com análise crítica a respeito das políticas públicas focadas para o tempo integral. A metodologia adotada envolve uma abordagem qualitativa, com a adoção do estudo de caso. Foram utilizadas, para coleta de dados, questionário semiaberto e entrevista para os docentes, pedagogas, coordenadores de área e gestora. O material foi analisado à luz do referencial teórico elaborado por Moll (2010, 2022) Cavaliere (2010), Guará 2006, Arroyo (2012), entre outros que pesquisaram experiências de ampliação do tempo escolar em várias escolas brasileiras. A partir da análise compreendida, a pesquisa mostra que a escola enfrenta alguns desafios que influenciam diretamente em sua qualidade, tais como: as contrariedades nas dimensões formativas dos estudantes, os impasses na organização dos tempos e espaços da escola, e o papel da escola de tempo integral na percepção do corpo pedagógico.

 

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Publicado

2023-01-27

Como Citar

Santos, A. S. dos ., & Barbosa, M. de S. (2023). Projeto de Educação em Tempo Integral: desafios de implementação na escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós/ Manaus – AM, Brasil, nos anos 2019, 2020 e 2021. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 5, 37–50. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/69