Um olhar pedagógico sobre a Aprendizagem Significativa de David Ausubel

Autores

  • João Fernando Costa Júnior Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC https://orcid.org/0000-0001-7908-3328
  • Presleyson Plínio de Lima Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais
  • Cláudio Firmino Arcanjo Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY
  • Fabrícia Fátima de Sousa Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY
  • Márcia Maria de Oliveira Santos Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY
  • Mário Leme Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY
  • Neirivaldo Caetano Gomes Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Ausubel, Ensino, Educação, Cognição

Resumo

A teoria da aprendizagem significativa define que os alunos aprendem melhor quando novos conceitos são relacionados com conceitos já conhecidos. A importância do contexto e do significado na aprendizagem, sugerindo que os professores devem usar estratégias que ajudem os alunos a estabelecer conexões entre o novo conteúdo e o que eles já sabem. A teoria de Ausubel também enfatiza a importância da motivação e do interesse dos alunos na aprendizagem. Em resumo, a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel destaca a importância das relações entre conceitos, do contexto e do significado na aprendizagem e sugere estratégias para que os professores possam ajudar os alunos a estabelecer essas conexões e isso implica que os professores devem projetar atividades e estratégias que ajudem os alunos a estabelecer essas conexões.

Biografia do Autor

João Fernando Costa Júnior, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Ciências da Educação, Especialista em Informática em Educação, Gestão de EAD, Educação à Distância 4.0 e Docência no Ensino Superior e Técnico. Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Administração. Atua como professor universitário e técnico, consultor em software livre, padrões abertos e tecnologias livres [treinamentos, cursos, migrações e soluções] e consultor educacional na área de EAD e Projetos de Pesquisa. Idealizador e responsável pela Rede Espírito Livre [Revista Espírito Livre, TV Espírito Livre e Fórum Espírito Livre]. Membro da ISOC – Internet Society e ASL – Associação Software Livre.

Presleyson Plínio de Lima, Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais

 Doutorando e Mestre em Sistemas da Informação e Gestão do Conhecimento, Pós-Graduado em MBA Gerenciamento de Projetos, Pós-Graduado em MBA Gestão Comercial, Pós-Graduado em Risco e Compliance, Graduado em Sistemas de Informação e técnico em processamento de dados. Atualmente Sócio-Diretor de Marketing e Comunicação da Prolinx, Diretor da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais,  Diretor Financeiro do ISACA capítulo Belo Horizonte, Vice-Presidente da ANPPD® - Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados de Minas Gerais, Palestrante e Professor do ensino superior. 

Cláudio Firmino Arcanjo, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Ciências da Educação, Especialista em Instrumentação Para o Ensino de Matemática, Especialização em Docência e Tutoria em Ensino a Distância. Licenciado em Matemática. Professor do Ensino Fundamental e Médio.

Fabrícia Fátima de Sousa, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Doutoranda em Ciências da Educação, Mestre em Educação e Linguagem, Especialista em Alfabetização e Letramento, Ciências Naturais para professores do ensino fundamental, Gestão Escolar e Educação de Jovens e Adultos. Licenciada em Normal Superior e em Pedagogia. Professora Municipal de Belo Horizonte.

Márcia Maria de Oliveira Santos, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Doutoranda em Ciências da Educação, Mestre em Ciências da Educação, Especialista em Gramática e suas Reflexões, Especialista em Inspeção Escolar, Licenciada em Letras / Língua Portuguesa. Professora de Língua Portuguesa e Redação - Colégio Tiradentes de Minas Gerais e Rede Municipal de Contagem - Minas Gerais.  

Mário Leme, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Mestrando em Ciências da Educação, Especialista em Direito Tributário, Finanças e Controladoria. Bacharel em Contabilidade. 

Neirivaldo Caetano Gomes, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Doutorando em Ciências da Educação. Mestre em Ciências da Natureza e Saúde. Professor da rede SEDU, E.E.E.F.M. Fioravante Calimam. 

Referências

AUSUBEL, D. P.Adquisición y retención del conocimiento: una perspectiva cognitiva. Buenos Aires: Paidós, 2002.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. New York, Holt, Rinehart, and Winston Inc., 1968.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive view. Second Edition. New York. USA: Ed. Holt, Rinehart and Winston, 1978.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro:Interamericana, 1980.

COSTA JÚNIOR, João Fernando et al. As Metodologias Ativas no processo de Ensino/Aprendizagem e a autonomia docente: um breve estudo sob a ótica de John Dewey. In: SILVEIRA, Resiane Paula de (org.). Traços e Reflexões: Educação e Ensino - Volume 5. Formiga: Editora Uniesmero, 2022. p.43-63. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.7490522. Acesso em: 18 jan. 2023.

DA SILVA OLIVEIRA, Izomar. Currículo Oculto na Promoção do Conhecimento e Escolar: Vidas, Vivências e Realidades. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 184-193, 2022.

DEWEY, J. Experiência e educação. 3. ed. São Paulo: Summus, 1979.

LEÓN, E.; PÉREZ, C. La inferencia de relaciones implicadas en la interpretación de textos escritos en inglés. Encuentro Educacional, v. 20, n. 1, 11. 2013.

MASINI, E. F. S.; MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria de aprendizagem de David Ausubel. São Paulo: Centauro Editora. 2ª edição, 2006.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília. 1999.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e texto complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2011.

MOREIRA, M. A. Física de Partículas: uma abordagem conceitual e epistemológica. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2011.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. In: ________ A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. – 2. Ed. Ampl.- [Reimpr.]. – São Paulo: E.P.U. 2017.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora. 1987

Downloads

Publicado

2023-01-28

Como Citar

Costa Júnior, J. F., Lima, P. P. de ., Arcanjo, C. F. ., Sousa, F. F. de ., Santos, M. M. de O. ., Leme, M. ., & Gomes, N. C. . (2023). Um olhar pedagógico sobre a Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 5, 51–68. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/70