Um olhar pedagógico sobre a Aprendizagem Significativa de David Ausubel
Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, Ausubel, Ensino, Educação, CogniçãoResumo
A teoria da aprendizagem significativa define que os alunos aprendem melhor quando novos conceitos são relacionados com conceitos já conhecidos. A importância do contexto e do significado na aprendizagem, sugerindo que os professores devem usar estratégias que ajudem os alunos a estabelecer conexões entre o novo conteúdo e o que eles já sabem. A teoria de Ausubel também enfatiza a importância da motivação e do interesse dos alunos na aprendizagem. Em resumo, a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel destaca a importância das relações entre conceitos, do contexto e do significado na aprendizagem e sugere estratégias para que os professores possam ajudar os alunos a estabelecer essas conexões e isso implica que os professores devem projetar atividades e estratégias que ajudem os alunos a estabelecer essas conexões.
Referências
AUSUBEL, D. P.Adquisición y retención del conocimiento: una perspectiva cognitiva. Buenos Aires: Paidós, 2002.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.
AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. New York, Holt, Rinehart, and Winston Inc., 1968.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive view. Second Edition. New York. USA: Ed. Holt, Rinehart and Winston, 1978.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro:Interamericana, 1980.
COSTA JÚNIOR, João Fernando et al. As Metodologias Ativas no processo de Ensino/Aprendizagem e a autonomia docente: um breve estudo sob a ótica de John Dewey. In: SILVEIRA, Resiane Paula de (org.). Traços e Reflexões: Educação e Ensino - Volume 5. Formiga: Editora Uniesmero, 2022. p.43-63. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.7490522. Acesso em: 18 jan. 2023.
DA SILVA OLIVEIRA, Izomar. Currículo Oculto na Promoção do Conhecimento e Escolar: Vidas, Vivências e Realidades. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 184-193, 2022.
DEWEY, J. Experiência e educação. 3. ed. São Paulo: Summus, 1979.
LEÓN, E.; PÉREZ, C. La inferencia de relaciones implicadas en la interpretación de textos escritos en inglés. Encuentro Educacional, v. 20, n. 1, 11. 2013.
MASINI, E. F. S.; MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria de aprendizagem de David Ausubel. São Paulo: Centauro Editora. 2ª edição, 2006.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília. 1999.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e texto complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2011.
MOREIRA, M. A. Física de Partículas: uma abordagem conceitual e epistemológica. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2011.
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. In: ________ A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. – 2. Ed. Ampl.- [Reimpr.]. – São Paulo: E.P.U. 2017.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora. 1987