Im(pressões) de Maria: Formulações sobre a não representação no atendimento clínico

Autores

  • Michelle Calheiros Lima Universidade Maurício de Nassau
  • José Francisco Santos Barbosa Júnior Universidade Maurício de Nassau

Palavras-chave:

Metapsicologia freudiana, Não representação, Angústia, Clínica escola

Resumo

O texto é um produto acadêmico, reiteradamente discutidos em supervisão, ao longo do estágio específico da graduação em psicologia. Nossas formulações versam sobre a metapsicologia freudiana, justamente no período chamado pré-psicanalítico, da criação teórica propriamente dita. Dessa forma, a não representação, constituiu para nós o potencial heurístico para condução clínica, bordejando como a angústia desempenha, ora uma dimensão não representacional de energia livre, ora, mobilização para defesa. Resultado de um minucioso trabalho de leitura, prática e escrita, que ampliou, aprofundou e renovou o binômio ensino/aprendizagem em vias de finalização acadêmica. Trata-se de um estudo de caso, intitulado; as im(pressões) de Maria, através do atendimento realizado e finalizado no período de estágio do serviço da clínica escola.

 

Biografia do Autor

Michelle Calheiros Lima, Universidade Maurício de Nassau

Doutoranda em Psicologia clínica na Universidade Católica de Pernambuco, na linha de psicopatologia fundamental e psicanálise. Mestre em Psicologia Clínica - UNICAP (2016). Formação em Psicoterapia de criança e adolescente pelo centro de pesquisa em psicanálise e linguagem de Recife/ CPPL (2013). Pós-Graduação em psicologia jurídica - FAL (2006). Graduação em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió / CESMAC (2006). Professora de graduação UNINASSAU (2019), professora do curso de pós-graduação FACINEPE (2017). Atua como Psicóloga clínica, principalmente nos seguintes temas: Psicopatologia fundamental e psicanálise.

José Francisco Santos Barbosa Júnior, Universidade Maurício de Nassau

Acadêmico de Psicologia da Universidade Maurício de Nassau/AL, possui pós-graduação MBA em Gestão de Recursos Humanos, pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER; Graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Penedo. Atualmente ocupa a função de Gerente da Regional de Vendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, bem como orientador de estágio supervisionado do curso de administração e do Programa Jovem Aprendiz, com vasta experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, Vendas e Gestão de Processos.

Referências

Campos, E. B. V. Limites da representação na metapsicologia freudiana. São Paulo: Editora da universidade de São Paulo, 2014.

Dal Molin, E. C. O terceiro tempo do trauma: Feud, Ferenczi e o desenho de um conceito. São Paulo: Perspectiva – Fapesp, 2016.

Freire, P. Educação libertadora. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

Freud, S. Projeto para uma psicologia in: Edição Standard Brasileira das obras completas de Sigmund Freud, Vol. 1. Rio de Janeiro, 1977.

Freud, S. Lembranças encobridoras. In: Volume III das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. pp. 284-304. Tradução de Jayme Salomão, 1996.

Freud, S. Interpretação dos sonhos. Tradução: Paulo César de Souza. Obras completas, Vol. 4. São Paulo: Companhia das letras, 2019.

Freud, S. Inibições, sintoma e angústia. Edições Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. XX, pp. 93 – 201. Rio de Janeiro: Imago, 1969.

Freud, S. Conferências introdutórias à psicanálise. Tradução: Paulo César de Souza. Obras completas, Vol. 4. São Paulo: Companhia das letras, 2014.

Downloads

Publicado

2023-01-26

Como Citar

Lima, M. C. ., & Barbosa Júnior, J. F. S. . (2023). Im(pressões) de Maria: Formulações sobre a não representação no atendimento clínico. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 5, 3–13. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/71